Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/12/2017 às 05h44min - Atualizada em 10/12/2017 às 05h44min

Mandioca é superalimento que rende ótimos pratos

Fonte de nutrientes, a raiz é isenta de glúten e reforça a saúde

LARA PIRES | FOLHAPRESS

A mandioca é uma raiz e foi condecorada como o alimento do século 21 pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. Ela é considerada um superalimento por seus carboidratos complexos e por seu baixo índice glicêmico. E mais: não tem glúten, proteína estudada por ter ação inflamatória no organismo.

Por possuir vitamina A, que atua na produção de colágeno e que tem efeito antioxidante, esse alimento reduz as chances de doenças crônico-degenerativas. As vitaminas do complexo B, também presentes, são essenciais à saúde neurológica e ao metabolismo da glicose. "A deficiência delas está relacionada a inúmeras doenças, como depressão, labirintite e alergias", explica a nutricionista Julianna Martins.

Outros minerais presentes na mandioca também são benéficos, como explica a profissional: "O cálcio é fundamental para os ossos, para a coagulação sanguínea e para a secreção de hormônios. Já o magnésio é um poderoso relaxante muscular cuja ausência é até relacionada ao câncer". O zinco é antioxidante, aumenta a atividade de vitamina D e atua no sistema imunológico e no restabelecimento da pele em caso de ferimentos.

Mesmo assim, o consumo dessa raiz deve ser moderado, já que 100 g dela possui cerca de 150 calorias. Amanda Joanni Maffei, especializada em nutrição esportiva, afirma que o alimento é indicado a quem pratica atividade física, já que ajuda na formação de energia e de massa magra no corpo.

Para quem está de dieta, a recomendação é seguir orientação médica para o cardápio. "Quem está contando calorias deve excluir a mandioca, já quem opta por carboidratos complexos e visa otimizar nutrientes pode comê-la sem medo, pois é muito saudável", diz Julianna. Confira opções de receitas saborosas nesta página.

 

RECEITAS

Rocambole de mandioca com carne-seca

- Ingredientes

300 g de carne-seca cozida e desfiada

1 copo de requeijão

1 kg de mandioca descascada

2 envelopes de tempero em pó sabor tomate

2 col. (sopa) de manteiga

Manteiga para untar

Clara de ovo (para empanar)

Farinha de rosca (para empanar)

* Assadeira grande (30 cmx41 cm)

* Papel-filme

- Modo de preparo

Em um recipiente, misture a carne-seca com o requeijão. Reserve. Em uma panela, cozinhe as mandiocas até ficarem macias. Escorra a água e passe-as, ainda quentes, por um espremedor de batatas. Misture essa massa como tempero em pó e abra-a sobre o papel-filme, em formato de um retângulo. Espalhe sobre ela o recheio reservado e enrole como um rocambole. Retire o papel-filme e coloque a receita na assadeira já untada com manteiga. Espalhe pedaços de manteiga por cima do rocambole e leve-o ao forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até ficar dourado.

 

Bolinho de mandioca recheado

- Ingredientes

Recheio

1 xíc. (chá) de proteína texturizada de soja (ou carne moída)

1½ xíc. (chá) de caldo de legumes quente

1 col. (sopa) de azeite de oliva

1 dente de alho amassado

1 cebola pequena picada

2 col. (sopa) de extrato de tomate

1 col. (chá) de sal

1 col. (sopa) de salsinha picada

Massa

750 g de mandioca cozida e amassada

1 col. (sopa) de manteiga sem sal

½ col. (chá) de sal

Pimenta-do-reino a gosto

Finalização

Clara de ovo

Farinha de rosca

Óleo de soja

- Modo de preparo

Recheio: em uma tigela, misture a proteína de soja (ou a carne) com o caldo de legumes quente. Reserve por dez minutos para hidratar a proteína. Escorra o líquido e aperte com espremedor de batata para que ele saia completamente, deixando-a bem seca. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e doure o alho e a cebola levemente. Refogue a proteína de soja (ou a carne), o extrato de tomate, o sal e a salsinha por dois minutos. Reserve até esfriar.

Massa: em uma tigela, misture a mandioca amassada, a manteiga, o sal e a pimenta até ficar homogêneo. Divida a massa em 25 porções. Abra cada porção na palma da mão e coloque nelas uma colher (chá) do recheio reservado. Modele em formato de bolinhos. Empane as unidades com a clara e a farinha de rosca. Em uma panela pequena, aqueça o óleo em fogo alto e frite de 2 a 4 bolinhos por vez.

Dica: para obter uma fritura mais sequinha, escorra os bolinhos em papel-toalha assim que retirá-los da panela.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90