Composto por 95% de água, o pepino é um vegetal versátil: pode ser consumido em saladas, conservas, sucos desintoxicantes e drinques. Por sua composição, ele age como hidratante natural e diurético, estimulando os rins a funcionarem, limpando o organismo.
"O pepino contém muitas vitaminas, como a biotina, que é excelente para a saúde do cabelo, para a pele e para as unhas", explica Letícia Fontes, nutróloga da Clínica MEI - Medicina Integrativa. Entre as vitaminas, estão presentes a C, que previne o envelhecimento precoce, e a K, que melhora a circulação sanguínea, evitando a formação de coágulos em excesso. "Rico em fibras, o pepino auxilia ainda no bom funcionamento do intestino", completa Letícia.
Ela aponta outros benefícios que o alimento traz: "Ele tem magnésio, mineral que melhora a circulação sanguínea e também as funções cerebrais, como memória, sono e cognição".
O consumo do pepino ajuda também na prevenção do câncer, pois previne o envelhecimento das células. "O pepino tem compostos antioxidantes", diz a nutróloga.
E é um alimento excelente para quem está de dieta. É o que explica o nutricionista Alan Tiago Scaglione, da Estima Nutrição. "Cada 100 gramas de pepino têm só 16 calorias, o que o torna um alimento termogênico, ou seja: o organismo acaba gastando mais calorias na digestão dele do que na alimentação", explica Scaglione.
A quantidade recomendada de pepino é de três unidades por semana. O nutricionista recomenda dar preferência ao pepino in natura, em vez de consumi-lo em conserva, na forma de picles. "Toda conserva leva muito vinagre e sódio, e o sódio pode causar retenção de líquido e problemas cardiovasculares", explica Scaglione. "Quem é hipertenso deve evitar ingerir muito sódio", finaliza. Confira a seguir duas receitas como alimento.
RECEITAS
Vinagrete oriental
- Ingredientes
2 pepinos comuns
25 ml de óleo de gergelim
25 ml de azeite de oliva
100 ml de água
4 col. (sopa) de vinagre de arroz
1 manga
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Gergelim preto a gosto
1 col. (sobremesa) de gengibre ralado ou em lâminas
- Modo de preparo
Corte o pepino em lascas e pique a manga em cubinhos. Reserve a manga e junte todos os outros ingredientes em uma vasilha. Leve para a geladeira para apurar o sabor por, no mínimo, uma hora. Pouco antes de servir, junte a manga.
Dicas: é possível trocar o sal pelo shoyu; neste caso, use o gergelim branco
Crédito: chef Danielle Johnnei, da Danielle Johnnei Eventos
Brado Gintonic
- Ingredientes
1 dose de gim
3 fatias finas de pepino
1 fatia de limão siciliano
1 rodela de laranja desidratada
1 copo de água tônica
- Modo de preparo
Passe o gelo na taça para gelar e escorra. Depois, aromatize a borda da taça com a rodela de limão siciliano e deixe-o dentro da taça. Então, acrescente o pepino, o gelo e o gim. Mexa bem para que o pepino incorpore à mistura. Feito isso, acrescente a laranja desidratada e complete com água tônica.
Dicas: podem ser adicionadas especiarias como alecrim, zimbro e anis-estrelado
Crédito: chef Pedro Vita, do Brado Restaurante