Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/11/2017 às 05h06min - Atualizada em 12/11/2017 às 05h06min

O alimento da beleza e aliado do emagrecimento

Pepino diminui a retenção de líquidos e traz a sensação de saciedade

LARA PIRES | FOLHAPRESS

Composto por 95% de água, o pepino é um vegetal versátil: pode ser consumido em saladas, conservas, sucos desintoxicantes e drinques. Por sua composição, ele age como hidratante natural e diurético, estimulando os rins a funcionarem, limpando o organismo.

"O pepino contém muitas vitaminas, como a biotina, que é excelente para a saúde do cabelo, para a pele e para as unhas", explica Letícia Fontes, nutróloga da Clínica MEI - Medicina Integrativa. Entre as vitaminas, estão presentes a C, que previne o envelhecimento precoce, e a K, que melhora a circulação sanguínea, evitando a formação de coágulos em excesso. "Rico em fibras, o pepino auxilia ainda no bom funcionamento do intestino", completa Letícia.

Ela aponta outros benefícios que o alimento traz: "Ele tem magnésio, mineral que melhora a circulação sanguínea e também as funções cerebrais, como memória, sono e cognição".

O consumo do pepino ajuda também na prevenção do câncer, pois previne o envelhecimento das células. "O pepino tem compostos antioxidantes", diz a nutróloga.

E é um alimento excelente para quem está de dieta. É o que explica o nutricionista Alan Tiago Scaglione, da Estima Nutrição. "Cada 100 gramas de pepino têm só 16 calorias, o que o torna um alimento termogênico, ou seja: o organismo acaba gastando mais calorias na digestão dele do que na alimentação", explica Scaglione.

A quantidade recomendada de pepino é de três unidades por semana. O nutricionista recomenda dar preferência ao pepino in natura, em vez de consumi-lo em conserva, na forma de picles. "Toda conserva leva muito vinagre e sódio, e o sódio pode causar retenção de líquido e problemas cardiovasculares", explica Scaglione. "Quem é hipertenso deve evitar ingerir muito sódio", finaliza. Confira a seguir duas receitas como alimento.

 

RECEITAS

Vinagrete oriental

- Ingredientes

2 pepinos comuns

25 ml de óleo de gergelim

25 ml de azeite de oliva

100 ml de água

4 col. (sopa) de vinagre de arroz

1 manga

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Gergelim preto a gosto

1 col. (sobremesa) de gengibre ralado ou em lâminas

- Modo de preparo

Corte o pepino em lascas e pique a manga em cubinhos. Reserve a manga e junte todos os outros ingredientes em uma vasilha. Leve para a geladeira para apurar o sabor por, no mínimo, uma hora. Pouco antes de servir, junte a manga.

Dicas: é possível trocar o sal pelo shoyu; neste caso, use o gergelim branco

Crédito: chef Danielle Johnnei, da Danielle Johnnei Eventos

 

Brado Gintonic

- Ingredientes

1 dose de gim

3 fatias finas de pepino

1 fatia de limão siciliano

1 rodela de laranja desidratada

1 copo de água tônica

- Modo de preparo

Passe o gelo na taça para gelar e escorra. Depois, aromatize a borda da taça com a rodela de limão siciliano e deixe-o dentro da taça. Então, acrescente o pepino, o gelo e o gim. Mexa bem para que o pepino incorpore à mistura. Feito isso, acrescente a laranja desidratada e complete com água tônica.

Dicas: podem ser adicionadas especiarias como alecrim, zimbro e anis-estrelado

Crédito: chef Pedro Vita, do Brado Restaurante

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90