29/10/2017 às 05h08min - Atualizada em 29/10/2017 às 05h08min

Berinjela é alimento pró saúde do coração

Vitaminas e fibras a tornam uma aliada na prevenção de doenças

BIANCA BORGES | FOLHAPRESS
Espaguete ganha versão mais saudável com molho de berinjela, carne e legumes / Foto: Divulgação

 

Com riquíssimo valor nutricional, a berinjela é um alimento que oferece diferentes formas de consumo. É possível servi-la como ingrediente de pratos diversos, seja grelhada, refogada, recheada ou até misturada em sucos. Os benefícios à saúde incluem o auxílio no funcionamento intestinal, além de outros relacionados às vitaminas A (essencial para a saúde da visão), C (importante para evitar diversas doenças, pois atua como antioxidante) e as do tipo B1 e B2.

Entre seus componentes, destaque para fibras e compostos antioxidantes, que fazem a utilização da berinjela ser muito comum no tratamento e na prevenção do colesterol alto. "Na sua casca, encontramos a antocianina, um potente antioxidante e anti-inflamatório. Isso significa que a berinjela beneficia a saúde cardiovascular e ajuda a prevenir doenças cardíacas", diz a nutricionista Deborah Lestingi.

A forma de consumo do fruto também influencia no seu valor nutricional. É importante evitar consumir a berinjela frita, à parmegiana ou em preparações com grande quantidade de queijos e molhos, que tornam o alimento mais gorduroso e menos nutritivo. A berinjela fica bem em preparações que vão ao forno, refogadas ou cozidas, com pouca água. Para reduzir o sabor amargo, é indicado deixá-la de molho em vinagre ou suco do limão.

Ao escolher o fruto no mercado, note se há pequenos furos em sua superfície, o que pode indicar a presença de larvas. A casca deve estar bem roxa e brilhante, sem manchas. O caule deve ser verde, indicando que o alimento é fresco. Confira receitas!

 

Espaguete ao molho de berinjela com carne

Ingredientes

1 embalagem de espaguete com ovos nº 8

1 berinjela média em cubos

3 dentes de alho picados

1/2 kg de coxão mole ou alcatra em cubos

1 cenoura média em cubos

1 talo de salsão em cubos

2 col. (sopa) de manteiga ou margarina

5 col. (sopa) de azeite

1 cebola picada

1 xíc. (chá) de água

12 tomates maduros, sem pele nem sementes, picados

Sal, orégano e salsinha picada a gosto

 

Modo de preparo

Berinjela com carne: em uma frigideira pequena, aqueça a manteiga ou margarina e refogue a berinjela. Acerte o sal e tempere com orégano. Numa panela média, aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola. Junte a carne e refogue até dourar. Acrescente os tomates, a cenoura, o salsão, a xícara de água e deixe cozinhar, até os legumes ficarem macios. Acerte o sal, tempere com salsinha, junte a berinjela refogada, mexa delicadamente e reserve;

Macarrão: em uma panela grande, ferva 5 litros de água com sal e cozinhe a massa. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique al dente, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa, acomode num refratário grande, acrescente o molho de berinjela com carne e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes. Sirva a seguir.

 

Risoto de berinjela

Ingredientes

1 berinjela grande (300g)

1 col. (chá) de sal

1/2 col. (sopa) de vinagre

1/2 col. (sopa) de azeite

2 tabletes de tempero preparado sabor

caldo de carne

1 col. (sopa) de manteiga

1 cebola picada

2 xíc. (chá) de arroz lavado e escorrido

1 vidro demolho de tomate

3 col. (sopa) de salsa picada

3 col. (sopa) de queijo parmesão ralado

 

Modo de preparo

Corte as berinjelas em cubos pequenos e mergulhe-os em um recipiente com água, sal e o vinagre por dez minutos. Escorra, enxágue e enxugue-os bem. Em uma frigideira de bordas altas, aqueça o azeite e refogue os cubinhos de berinjela. Deixe escorrer o excesso de azeite em papel absorvente e reserve. Em uma panela, ferva 1 litro de água, dissolva os tabletes de tempero e reserve em fogo baixo, fervendo. Em outra panela, de fundo largo, aqueça a manteiga e refogue a cebola. Junte o arroz e refogue até ficar brilhante. Acrescente o molho de tomate e mexa bem. Depois de alguns minutos, coloque uma concha do tempero dissolvido que foi reservado. Mantenha o fogo baixo. Mexa continuamente, juntando mais caldo à medida que ele for sendo absorvido. Quando o arroz estiver cozido, mas não muito seco, junte a berinjela reservada e misture bem. Adicione a salsa e o queijo ralado. Misture e sirva.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »