Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/10/2017 às 01h15min - Atualizada em 15/10/2017 às 01h15min

Inhame é opção saudável e versátil para receitas

Ele pode ser usado para substituir a batata e ainda ajuda a controlar a pressão

BIANCA BORGES | FOLHAPRESS
O tubérculo confere textura ideal na receita de creme de inhame com músculo / Foto: Divulgação

 

Fonte de carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais importantes, como ferro e potássio, o inhame é um alimento versátil que pode ser introduzido na dieta de diferentes formas, possibilitando maneiras variadas de consumo.

O tubérculo se destaca dos demais por possuir compostos hormonais que são benéficos, principalmente, para a saúde da mulher. "Ele possui um fito-hormônio chamado diosgenino, usado na indústria farmacêutica como matéria-prima na produção de esteroides sexuais. No organismo, a diosgenina pode ser convertida nos hormônios progesterona, aldosterona, cortisol e estrogênio", diz Iara Cecília Pasqua, coordenadora do serviço de nutrição da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Por isso, explica, o consumo desse alimento é indicado para atenuar os sintomas da menopausa.

O inhame é um alimento que pode ser consumido cru, ralado e em saladas. Pode também ser assado ou cozido, de preferência, no vapor. Não é recomendável fritá-lo, pois, além da perda nutricional, nesse processo ocorre o acréscimo de gordura.

O vegetal ainda pode servir de ingrediente a vitaminas e sucos, além de pizzas, tortas e bolos. Em qualquer receita que leve batata, como purês e massas, ele pode substituí-la. "Nas receitas infantis, é batida com frutas, conferindo à mistura uma textura similar à do iogurte. Por isso, costuma ser utilizada nas dietas de restrição de lactose, para intolerantes e alérgicos a esse item", orienta a nutricionista Bianca Naves, do Conselho Regional de Nutricionistas.

A profissional destaca também que o inhame é rico em carboidratos complexos, de baixo índice glicêmico, e uma ótima fonte de energia para o organismo. Por ser rico em potássio, ele pode ser consumido com regularidade nas dietas para controle de hipertensão arterial. Confira nesta página duas receitas com o inhame.

 

RECEITAS

Creme de inhame com músculo e pinhão

Ingredientes

400 g de músculo cortados em cubos
2 inhames cortados em cubos
1 xíc. (chá) de pinhão cozido e descascado
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 col. (sopa) de azeite
1 col. (chá) de suco de gengibre
Salsa picada a gosto
Sal e pimenta-do-reino branca a gosto

Modo de preparo

- Caldo de carne

Em uma panela de pressão, coloque metade da cebola, metade do alho, toda a carne e uma pitada de sal. Refogue tudo em parte do azeite. Acrescente água e tampe a panela. Quando começar a apitar, deixe por mais 20 minutos, em fogo baixo. Retire do fogo. Reserve a carne e passe o caldo em uma peneira (deverá ter cerca de um litro de caldo, ao final).

- Carne

Em outra panela, aqueça o restante do azeite. Refogue o inhame com a outra metade da cebola e do alho. Acerte o sal. Acrescente o caldo de carne e cozinhe aos poucos, até o inhame ficar bem macio. Retire do fogo, aguarde esfriar e bata no liquidificador. Volte o creme para a panela, acrescente os pedaços de músculo reservados, o pinhão, o suco de gengibre e a pimenta-do-reino branca. Cozinhe por alguns minutos, para misturar os sabores. Acrescente a salsa picada por cima e sirva quente.

 

Tapioca de inhame

Ingredientes

5 inhames crus e descascados
1 col. (sopa) de alecrim
1 col. (sopa) de orégano
1 colher (sopa) de azeite
Sal marinho a gosto

Modo de preparo

Rale o inhame e tempere-o com o sal e as ervas. Espalhe em uma frigideira levemente untada com azeite. Tampe a frigideira e mantenha-a em fogo médio. Vire a massa de inhame a cada dez minutos, até que ambos os lados fiquem secos.

Dica: para rechear a tapioca, você pode fazer pastas com ingredientes como a lentilha cozida.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90