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19/12/2023 às 09h05min - Atualizada em 19/12/2023 às 09h05min

Reclamações contra a Cemig em Uberlândia cresceram mais de 100% em 2023

Denúncias foram feitas por consumidores à Aneel; CPI e Ministério Público investigam falhas no fornecimento de energia na cidade

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Cemig inaugurou nova subestação na última semana no bairro Shopping Park | Foto: Divulgação/Cemig

O volume de reclamações registradas por consumidores de Uberlândia contra a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) disparou em 2023 e acumula um aumento de 146% em relação ao ano anterior. De acordo com os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foram 133 queixas feitas neste ano, mais do que o dobro do número de denúncias contabilizadas em 2022 (54).

 

Ainda segundo a Aneel, dezembro, impactado pelas fortes chuvas, foi o mês com a maior incidência de reclamações em 2023, com 39 computadas até o dia 14. Em contraste com este número, o pico do ano passado foi de apenas 8 queixas no mês setembro. 

 

Os dados indicam ainda o montante das queixas contabilizadas somente nos meses de agosto e dezembro de 2023 (59) já foi suficiente para ultrapassar o registro total de 54 queixas acumuladas em todo o ano de 2022 (confira o detalhamento completo no fim da matéria).

 

CPI VAI INVESTIGAR FALHAS

O alto número de reclamações levou a Câmara Municipal de Uberlândia a instituir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as constantes quedas de energia elétrica registradas na cidade.

 

O primeiro encontro que marca a instauração da comissão ocorrerá nesta terça (19), às 9h na Câmara. Farão parte da comissão os vereadores Antônio Augusto Queijinho (Cidadania), Liza Prado (PRD), Dudu (Solidariedade), Odair José (Avante) e Leandro Neves (PSDB). Com a publicação, os cinco membros têm 90 dias para conclusão dos trabalhos.

 

Os problemas envolvendo as queixas contra a Cemig vieram à tona no início de outubro, após o Ministério Público Estadual (MPE) multar a companhia em R$ 1,2 milhão por conta de falhas no fornecimento de energia elétrica no condomínio Morada do Sol, na Zona Oeste de Uberlândia. A companhia foi alvo de um processo movido pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, após interrupções contínuas na rede elétrica do residencial, relatadas pelos moradores entre 2017 e 2018. As queixas foram alvo de uma ação civil pública movida pelo MPE contra a Cemig. 

 

Conforme consta na ação, um condomínio residencial no Tubalina registra oscilações de energia desde o mês de fevereiro. A síndica do local denunciou o fato ao MPE e relatou que o problema tem causado prejuízos significativos tanto aos moradores quanto às áreas comuns do condomínio, como queima de equipamentos e pane elétrica no elevador.

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Moradores dos bairros Karaíba e Shopping Park também denunciaram problemas comuns: constantes apagões de energia. Em um dos relatos, uma moradora contou que a energia havia caído por volta de 18h e voltado apenas 22h. A queda acabou causando danos na geladeira dela.

 

No mesmo mês, o Diário trouxe uma matéria com relatos de consumidores que afirmam que os apagões têm sido registrados desde o início do ano. As queixas incluem ainda a demora no reabastecimento e as perdas materiais causadas pelos cortes de eletricidade.

 

Em novembro, o MP realizou uma audiência pública com o objetivo de discutir os problemas registrados pelos consumidores. No documento foram apontados diversos relatos de quedas constantes de energia e instabilidade em vários bairros como Jardim Califórnia, Tubalina, Karaíba e Shopping Park. Após a reunião, o Ministério Público Estadual informou que irá elaborar um relatório técnico sobre a distribuição de energia elétrica na cidade

 

As falhas no fornecimento de energia se repetiram no início de dezembro. Moradores de diversos bairros da cidade ficaram sem energia após um apagão nas regiões do Mansour, Roosevelt, Luizote de Freitas, Tocantins, Jardim Patrícia, Tubalina, Martins e Osvaldo Resende.

 

 

O QUE DIZ A CEMIG

A Cemig informou, por meio de nota, que promove ações focadas na melhoria da qualidade do fornecimento de energia em Uberlândia, como a construção de uma nova subestação na cidade, entregue na última sexta-feira (15). 

 

“A subestação Uberlândia 8 vai disponibilizar energia suficiente para atender 50 mil residências, ampliando em 15% a oferta de energia no município; e dar mais segurança operativa ao sistema elétrico regional”, explica a companhia.

 

De acordo com a Cemig, mais duas subestações serão construídas na cidade, previstas para serem entregues até 2027.

 

NÚMERO DE RECLAMAÇÕES CONTRA A CEMIG EM UBERLÂNDIA:

 

MÊS 

2022

2023

Janeiro 

7

6

Fevereiro 

2

3

Março

4

4

Abril

6

3

Maio

6

3

Junho

2

7

Julho

2

6

Agosto

1

20

Setembro

8

9

Outubro

3

16

Novembro

6

7

Dezembro

7

39 (até o dia 14)

TOTAL:

54

133



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