Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/10/2023 às 12h15min - Atualizada em 30/10/2023 às 12h15min

Temporal provoca enchente na Rondon Pacheco e mais estragos em Uberlândia

Com duração de aproximadamente 6 horas, volume de chuva foi de 85,9 mm com rajadas de vento de até 36 km/h

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A forte chuva que atingiu Uberlândia neste domingo (29) provocou estragos e alagamentos em diversos pontos da cidade. Durante o temporal, que durou aproximadamente 6 horas, uma enchente se formou Av. Rondon Pacheco (veja vídeos mais abaixo).
 
O Corpo de Bombeiros informou que recebeu relatos de pessoas presas dentro de veículos na enxurrada ao longo da Rondon e precisou mobilizar equipes para o local. Apesar disso, não houve relatos de pessoas feridas ou ilhadas, segundo os Bombeiros.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
A Defesa Civil informou que foram registrados pequenos estragos nas vias, com lama, terra, resíduos e entulhos trazidos pela enxurrada. Outros incidentes incluíram um incêndio em rede elétrica, quedas de muros e árvores em várias partes da cidade.

VEJA VÍDEO:

Reprodução/Redes sociais
 
Com duração de aproximadamente 6 horas, a chuva acumulou um volume até 85,9 mm em alguns pontos de Uberlândia, com rajadas de vento de até 36,04 km/h, conforme registros das estações automáticas do projeto ClimaUDI, conduzido pela Prefeitura de Uberlândia por meio da Secretaria Municipal de Segurança Integrada. Não houve registro de feridos.
 
Foram registrados alagamentos nas avenidas Rondon Pacheco, Francisco Galassi e Brasil (próximo ao viaduto da rodovia BR-365); na rotatória do 17º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPMMG) e no encontro da Rua Benjamin Alves Santos com avenida Vereador Carlito Cordeiro, no bairro Lagoinha.
 
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) informou que, por conta do temporal, houve uma interrupção no fornecimento de energia afetando o bombeamento de vários Centros de Reservação de água que abastecem os bairros da região sul, oeste e centro de Uberlândia. A interrupção resultou em níveis comprometidos nos reservatórios e a possibilidade de ocorrer baixa pressão ou falta d'água nas áreas afetadas.


Reprodução/Redes sociais
 
CLIMATOLOGISTA EXPLICA
De acordo com o climatologista Ruibran dos Reis, o calor, aliado à alta umidade e a aproximação de uma frente fria influenciaram o temporal. Segundo o especialista, a previsão para esta semana é de temperaturas elevadas e tempo parcialmente nublado, podendo ocorrer novas chuvas.
 
Veja explicação abaixo:

Divulgação


LIMPEZA
Nesta segunda (30), a Prefeitura empenhou equipes para limpeza e desobstrução de vias pós-temporal. Segundo o Município, as ações foram iniciadas ainda na noite de domingo (29). As principais ações estão concentradas no trecho entre a avenida Anselmo Alves dos Santos e BR-050. Entre as ações realizadas estão limpeza das estruturas de drenagem, reconstituição das erosões e medidas preventivas para conter águas.
 
A pasta de Serviços Urbanos segue com os serviços de limpeza de vias e áreas públicas, fazendo levantamento dos pontos mais críticos e priorizando também as solicitações e reclamações, que podem ser encaminhadas por meio do Serviço de Informação Municipal (SIM), pelo 3239-2800. A pasta de Meio Ambiente e Sustentabilidade foi acionada para remoção de galho próximo a UAI Tibery.
 
Já a equipe de manutenção e esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), está atuando na limpeza das passagens dos córregos Lagoinha e Mogi. A autarquia também atua na rua Haia, e deslocou caminhões pipa e equipamentos para limpeza no encontro da Avenida Anselmo Alves dos Santos com BR-050.


VEJA TAMBÉM:
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90