Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/12/2023 às 15h00min - Atualizada em 15/12/2023 às 15h00min

Nova subestação de energia elétrica é inaugurada em Uberlândia

Cemig aponta que equipamento instalado no bairro Shopping Park vai disponibilizar mais energia à população, amenizando os apagões na cidade

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A instalação "Uberlândia 8" integra o sistema elétrico já existente na cidade | Foto: Cemig/Divulgação

Foi inaugurada nesta sexta-feira (15) a nova subestação de energia elétrica da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), em Uberlândia. O novo equipamento, denominado de “Uberlândia 8” e instalado no bairro Shopping Park, visa disponibilizar mais energia à população e resolver os problemas de apagões que afetam a região Sul e outros pontos da cidade. 

 

O anúncio da inauguração foi feito pela Companhia na última segunda-feira (11), durante audiência pública que discutiu as constantes quedas de energia registradas nos últimos meses no município. Na ocasião, a Cemig justificou que os apagões são causados, na maioria das vezes, por condições climáticas e reconheceu a necessidade de melhorar o fornecimento do recurso na cidade.

 

Além da subestação, foram construídos trechos de linhas de distribuição para interligar a nova instalação ao sistema elétrico por meio da subestação Uberlândia 6, localizada no bairro Vigilato Pereira, e a subestação Miranda.

 

“Com a entrega, o fornecimento de energia na cidade ganha mais qualidade e proporciona condições de maior geração de emprego e renda, com o fomento do comércio e indústria. A nova subestação disponibiliza energia suficiente para atender 50 mil residências, ampliando em 15% a oferta de energia em Uberlândia”, destacou o diretor de distribuição da Cemig, Marney Tadeu Antunes.

 

A Companhia explica que a nova unidade integra o sistema elétrico já existente, beneficiando os habitantes do município. Atualmente, a área urbana do município é suprida pelas subestações Uberlândia 1 (Jardim Patrícia), Uberlândia 2 (Industrial), Uberlândia 6 (Vigilato Pereira), Uberlândia 7 (Dom Almir/BR-452) e Uberlândia 9 (Canaã).

 

A Cemig informou ainda que o investimento de R$ 1,35 bilhão na região do Triângulo Mineiro está em andamento, e dentre as obras previstas, está a construção de mais 18 subestações, sendo duas delas em Uberlândia. Além disso, a expectativa é criar 513 km de linhas de distribuição e digitalização e modernização de 27 subestações existentes. 

 

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na última segunda-feira (11), o Ministério Público Estadual (MPE) realizou uma audiência pública para discutir as constantes quedas de energia registradas na cidade. O órgão apresentou as questões apontadas na ação civil pública contra a Cemig, protocolada em outubro deste ano. O documento contém diversos relatos de apagões em vários bairros, como Jardim Califórnia, Tubalina, Karaíba e Shopping Park, causando perdas materiais em residências e até mesmo em um hospital particular da cidade.

 

Na audiência, o MPE também informou que pretende elaborar um relatório técnico sobre a distribuição de energia elétrica em Uberlândia. “Iremos encontrar uma autoridade científica que possa fazer esse material e, com ele, nós tomaremos mais providências”, disse o promotor de Justiça Fernando Martins.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90