Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/12/2022 às 10h00min - Atualizada em 30/12/2022 às 10h00min

Câmara de Uberlândia terá dois novos vereadores em 2023; veja quem são

Vagas foram deixadas por Cristiano Caporezzo (PL) e Dandara (PT), que serão empossados na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A partir de fevereiro, a Câmara Municipal de Uberlândia terá dois novos vereadores. Com a saída de Dandara (PT) e Cristiano Caporezzo (PL), que assumem seus respectivos mandatos na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa de Minas, as cadeiras do legislativo municipal passam a ser ocupadas pelos suplentes Dr. Igino Marcos (PT) e Gilberto Rezende (Patriota).
 
De acordo com a Câmara, a posse dos novos parlamentares ocorre no dia 2 de fevereiro, às 9h, durante a sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2023. 
Os futuros vereadores estão em lados opostos. Igino deve manter o posicionamento de oposição ao governo, enquanto Gilberto deve ser mais um aliado da base governista.
 
O advogado Igino Marcos, 50 anos, conquistou 2.853 votos nas eleições de 2020, sendo o primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores. Ele assume cadeira que será deixada por Dandara (PT), eleita deputada federal com 86.034 mil votos. Igino formou-se em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia em 1999.
 
"Mesmo sendo oposição, pretendo dialogar permanentemente com o governo, pois as demandas têm relação direta com o município. Vou levar a realidade de 25% da cidade, que é irregular, precisa de asfalto, esgoto, documentação, fazer uma análise permanente com a equipe do orçamento do Município, que é de R$ 4,5 bilhões, e apontar de onde o dinheiro pode vir para fazer as obras necessárias”, adiantou Igino.
 
O futuro vereador destacou suas bandeiras serão o combate à fome e defesa da moradia, que inclui a regularização fundiária e a articulação com o Governo Federal para viabilizar programas, como o Minha Casa Minha Vida. “O meu gabinete será um espaço para que as famílias possam fazer o cadastro habitacional para mostrar a demanda e, como temos articulação com as cozinhas comunitárias da cidade, ajudar a diminuir a fome na nossa cidade”, destacou.
 
O outro parlamentar é Gilberto Rezende, de 55 anos. Rezende é presidente da Associação de Moradores do Luizote de Freitas. Nas eleições de 2020 teve 1.468 votos e ficou com a segunda suplência na chapa do partido Patriota, atrás da ex-vereadora Drika Protetora, que morreu de covid em março de 2021.  
 
O primeiro suplente da legenda era Cristiano Caporezzo, que assumiu a vaga deixada por Drika e agora deixa o Legislativo Municipal para tomar posse na Assembleia Legislativa. Caporezzo, que migrou para o Partido Liberal, foi eleito ao novo cargo em outubro, com 52.168 mil votos.  
 
A reportagem tentou contato com Gilberto Rezende para comentar sobre as expectativas ao assumir o cargo na Câmara Municipal. Até o fechamento desta edição não houve retorno.
 
NOVA MESA DIRETORA
Em dezembro, a Câmara Municipal empossou a nova Mesa Diretora, que administrará o Legislativo no biênio 2023/2024. Assumem a partir de janeiro: Zezinho Mendonça (PP) como presidente, Sérgio do Bom Preço (PP), Neemias Miqueias (PSD) e Thaís Andrade (PV) como primeiro, segundo e terceiro vices, respectivamente, além de Eduardo Moraes (PSC), 1º secretário e ordenador de despesas, e Liza Prado (Patriota) como 2ª secretária.

                          



*Matéria atualizada em 01/01/2023 para correção de informações.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90