Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/06/2021 às 10h00min - Atualizada em 09/06/2021 às 10h00min

Teatros fechados: ator cria monólogo para se apresentar na internet

Apresentações acontecerão em quatro sessões, pelo YouTube, nos dias 9 e 11 de junho

DA REDAÇÃO
O figurino é composto de um simples terno e componentes típicos de um boxeador | Divulgação

Os desafios da pandemia de Covid-19 continuam para os artistas, que se apegaram na criatividade para permanecerem ativos e fomentando a arte e a cultura. Um exemplo é o ator Imanol Tolaretxipi. Ele criou o monólogo “Hombre Hueco (Homem Oco) uma poética derrota” para ser apresentado na internet. O lançamento acontecerá nesta quarta-feira (9) com duas sessões, uma às 15h e outra às 19h, e outras duas sessões na sexta-feira (11), nos mesmo horários, no cana do YouTube do ator.

 

Imanol faz parte do Grupontapé de teatro de Uberlândia e está há mais de 20 anos na estrada. Homem Oco surge com a proposta teatral para mostrar a beleza poética que pode existir na derrota e que isso pode ser belo tanto estética quanto intimamente. Segundo o ator, o conteúdo do monólogo explora aspectos familiares, alguns bons, outros trágicos. “A maior parte deles registrados na intimidade do meu núcleo familiar, mas que poderia ter acontecido e acontece em qualquer família”, destaca. 

 

O cenário e figurino fazem referência ao mundo do boxe. Imanol Tolaretxipi explica que a incursão no esporte, facilitada pelo Grupontapé, inspirou a criação de Homem Oco. “A ideia foi tomando forma, quando apresentei a proposta à poetisa Basca Eli Tolaretxipi, que se dispôs a colocar o texto no lugar exato e criar a ideia. O fato de ela ser membro da família contribuiu bastante para a concretização do trabalho, pois permitiu uma compreensão íntima da mensagem do texto”, comenta Imanol.

 

A apresentação foi gravada na Escola Livre do Grupontapé, em Uberlândia. O figurino é composto de um simples terno e componentes típicos de um boxeador. O monólogo será apresentado em duas sessões durante os dois dias, e, após as apresentações, será retirado do ar.

VEJA TAMBÉM

Banda uberlandense de heavy metal lança seu primeiro single 
Uberlândia recebe 7ª edição da Mostra Nacional de Teatro
Restaurantes se preparam para o Dia dos Namorados


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90