Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/06/2021 às 08h00min - Atualizada em 08/06/2021 às 08h00min

Uberlândia recebe 7ª edição da Mostra Nacional de Teatro

Evento abre espaço para artistas de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Distrito Federal

NILSON BRAZ
Apresentações de cenas curtas, performances, escola de teatro e espetáculos serão transmitidos pelo YouTube | Divulgação
Acontece até 16 de junho, a 7ª edição da Mostra Nacional de Teatro de Uberlândia. Após 11 anos sem a realização do evento, o evento volta adaptado ao meio digital, já que ainda existem restrições de segurança para prevenção da covid-19. A programação conta com cenas curtas, performances, escola de teatro e espetáculos, tudo transmitido pelo YouTube, além de uma oficina de teatro gratuita com um renomado dramaturgo brasileiro.
 
A equipe de organização da mostra explica que o evento vai ser um espaço de intercâmbio de ideias, além de ser uma forma de valorizar os trabalhos selecionados para o evento. Os participantes receberão uma contribuição financeira, que foi pensada como mais uma forma de auxílio nesse momento de pandemia.
 
“Nós fomos os primeiros a parar porque trabalhamos com a presença. Envolve todos os sentidos. Então por causa disso, a gente teve a paralisação e provavelmente seremos os últimos a voltar. Por isso o trabalho é fundamental. Vivemos em um mundo que a gente precisa de dinheiro para sobrevivência”, afirmou o vice-presidente da Associação de Teatro de Uberlândia (ATU), Eduardo Gasperin.
 
O projeto é custeado pela lei federal de incentivo Aldir Blanc, que seleciona propostas de atividades artísticas e culturais. A 7ª edição contou com uma equipe de curadores que fizeram a seleção dos artistas que se apresentarão durante o evento. Todos eles se inscreveram por meio de edital para participar da seleção. Para os organizadores, a realização da mostra de forma online acabou se tornando uma forma de tornar o evento ainda mais abrangente e acessível.
 
PROGRAMAÇÃO
 
A programação vai contar com produções de Uberlândia, Belo Horizonte, Juiz de Fora, além de participantes das cidades como São Paulo, São José dos Campos e Campinas, no estado de São Paulo, Curitiba, no Paraná, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Brasília e Salvador, capital da Bahia. Serão três cenas curtas, três performances, uma escola de teatro e nove espetáculos.
 
"Nós temos programação para todos os públicos, do infantil, adulto. A curadoria prezou pela qualidade das propostas artísticas apresentadas, com liberdade para que os artistas propusessem a plataforma online que melhor acolhesse o espetáculo”, disse o vice-presidente da ATU.
 
OFICINA
 
Ainda dentro da programação do evento, será oferecida a oficina de ‘Processos criativos em dramaturgia’ que deve acontecer nos dias 14, 15 e 16 de junho, das 19h às 22h, e será transmitida pela plataforma Zoom. Poderão se inscrever as pessoas que forem membros associados da ATU com filiação em dia e que morem em Uberlândia. Os interessados em se filiar, podem entrar em contato com a ATU pelas redes sociais. As inscrições para a oficina estarão abertas até o dia 8 de junho e são gratuitas.
 
O convidado que vai ministrar a oficina é o dramaturgo e encenador, Marcio Abreu, que propõe dispositivos de leitura e escrita a partir de um conjunto de referências em linguagens plurais e das dramaturgias de suas criações mais recentes. 
 
Marcio Abreu é natural do Rio de Janeiro e tem passagem pela Escola Internacional de Teatro da América Latina e do Caribe. É formado em direito pela Universidade Federal do Paraná e se tornou dramaturgo, diretor e ator antes de fundar a companhia brasileira de teatro, sediada em Curitiba. Foi orientador do núcleo de encenação do Sesi-Paraná e do de dramaturgia do Sesi-São Paulo. Recebeu inúmeras indicações e prêmios por suas criações (Shell, Bravo, APCA, Questão de Crítica, APTR, Cesgranrio). Entre seus muitos trabalhos estão parcerias com Renata Sorrah, Andreão Beltrão e Camila Pitanga.
 
SERVIÇO:
7ª edição da Mostra Nacional de Teatro de Uberlândia
Quando: até 16 de junho
Onde: transmissões pelo Youtube Associação de Teatro de Uberlândia
Mais informações: Instagram @atu.udi e facebook Associação de Teatro de Uberlândia



VEJA TAMBÉM

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90