Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/10/2020 às 08h00min - Atualizada em 28/10/2020 às 08h00min

Abertas as inscrições para projetos literário e audiovisual

“Dedo de Verso” e “CineOLHAR” são destinados a pessoas entre 8 e 16 anos

DA REDAÇÃO
Textos criados no Dedo de Verso são cantados e recitados em disco | Foto: Divulgação

O projeto “Dedo de Verso” está com vagas abertas para qualquer criança ou jovem entre 8 e 16 anos que tenha interesse em brincar com as palavras. A iniciativa busca desenvolver práticas de criação poética, instigando o exercício com a voz e a palavra para criar poemas e canções que farão parte de um álbum que será lançado nas plataformas digitais.

De acordo com o educador do programa, Rafael Michalichem, o projeto se trata de um estímulo na perspectiva da literatura como linguagem artística universal que pode ser exercida por todos. “O projeto aborda a performance literária, na qual o poema ganha voz e vida, ao não se reduzir ao espaço de papel”, explicou.

Os inscritos no projeto terão oficinas semanais regulares, acesso a vídeos complementares e workshops com escritores e arte-educadores. A partir destas experiências, produzirão coletivamente poemas e canções para o álbum Dedo de Verso, que será disponibilizado gratuitamente nas principais plataformas digitais de música.

Para se inscrever no projeto, basta ter interesse, ter entre 8 e 16 anos e disponibilidade para participar das oficinas em algum dos horários oferecidos:
 

  • Quarta - 8h30 às 9h30

  • Quarta - 10h às 11h

  • Quarta - 13h30 às 14h30

  • Quarta - 15h às 16h

  • Quinta - 15h às 16h

 
As inscrições estão sendo feitas pelo telefone do Programa Transforma (34) 3216-6146 ou pelo e-mail [email protected].

O Dedo de Verso é um projeto com direção artística do músico e escritor Enzo Banzo, realizado em parceria com o Programa Transforma, patrocínio do Instituto Algar e incentivo da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG.
 
AUDIOVISUAL


CineOLHAR trabalha noções de montagem, edição, enquadramento e fotografia | Foto: Divulgação
 
Outro projeto que está com inscrições abertas é o “CineOLHAR”, que oferece oficinas com a temática da linguagem audiovisual, com o objetivo de promover a inclusão social e cultural por meio da vivência da arte através de novas mídias, incentivando o desenvolvimento criativo de crianças e adolescentes.

Durante as atividades do projeto, os participantes terão acesso exclusivo e gratuito às oficinas semanais regulares de audiovisual online, além de acesso a workshops sobre gêneros do audiovisual com profissionais da área. A iniciativa também potencializa a difusão cultural, por meio da divulgação dos resultados no canal do CineOLHAR no YouTube.

Segundo a responsável pelo projeto, Aline Miguel, os participantes, de forma teórica, técnica e vivencial, serão imersos nas noções de planos, enquadramentos, movimentos de câmera, fotografia, montagem e edição, que possibilitarão ferramentas para retratar o cotidiano e a comunidade na qual estão inseridos, em um novo olhar sobre o ordinário e o extraordinário da vida.

“É uma oportunidade de empoderamento para crianças e adolescentes por meio da vivência artística coletiva, incorporando uma linguagem atrativa e contemporânea para além de um olhar banalizado, transformando esta nova percepção em criações audiovisuais a serem difundidas no mundo”, disse.

Para se inscrever, basta ter entre 8 e 16 anos e disponibilidade para participar semanalmente em algum dos seguintes horários:
 

  • Quarta - 16h30 às 17h30

  • Sexta - 10h às 11h

  • Sexta - 16h30 às 17h30

 
As inscrições podem ser feitas pelo telefone do Programa Transforma (34) 3216-6146 ou pelo e-mail [email protected].



VEJA TAMBÉM:


Cia Cultural EMCANTAR lança livro sobre a cultura do brincar

Festa do Congado é realizada sem tradicionais celebrações em Uberlândia
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90