Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/10/2024 às 18h05min - Atualizada em 22/10/2024 às 18h05min

Estudantes de escolas estaduais apresentam espetáculo de dança em Uberlândia

Exibição acontece nesta quarta-feira (23) no Teatro Municipal; entrada é gratuita

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
12 alunos fazem parte do espetáculo de dança, que acontece em parceria com o Provisório Corpo Grupo de Dança I Foto: Divulgação

Desde junho deste ano, 12 estudantes das escolas estaduais Parque São Jorge e João Rezende estão se preparando para a apresentação do espetáculo "Dispositivo Coreográfico". O resultado será apresentado nesta quarta-feira (23), às 19h, no Teatro Municipal. A ação é resultado de uma residência promovida pelo "Provisório Corpo Grupo de Dança", de Uberlândia. A entrada é gratuita, sendo que os ingressos devem ser retirados pelo site Sympla.

Esta será a primeira vez  que os estudantes estarão no palco do teatro apresentando-se para o público em conjunto com o grupo. A ação faz parte do objetivo de democratizar o acesso à dança contemporânea. Ao longo dos últimos anos, ocorreram diversas oficinas de curta duração, com o compartilhamento da coreografia básica do principal espetáculo do grupo, o "Dispositivo Coreográfico".

A proposta de criar uma residência com maior duração surgiu em 2023, com a criação de um núcleo pedagógico do grupo. Segundo Vanessa Garcia, produtora do Provisório Corpo, essa apresentação é uma forma de reforçar que a dança contemporânea é acessível a todas as pessoas. "Queremos que este momento seja especial para os estudantes e, também, para o público. Foram quatro meses de muito aprendizado e ensaios para que este momento pudesse acontecer", disse.

O Provisório Corpo é um grupo de dança fundado em 2017. Suas ações se iniciaram como um projeto de extensão vinculado ao Curso de Graduação em Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), envolvendo a participação de comunidades internas e externas à instituição. Em sua trajetória artística, criou e produziu os trabalhos "Dispositivo Coreográfico", a obra audiovisual "Videodronedança: Dispositivo Coreográfico" e o "Livro-Dispositivo". Hoje, configura-se como um grupo profissional de dança, tendo a criação e circulação de seus trabalhos como foco. O grupo investe em pesquisas coreográficas que implicam colaboração, reflexão filosófica e afirmação das diversidades, buscando ativar modos éticos e estéticos de viver juntos em coletivo.

O ESPETÁCULO
Insistindo na repetição de uma sequência de movimentos e deslocamentos, este trabalho de dança contemporânea desdobra complexidades do simples em uma estrutura coreográfica, ao mesmo tempo, comprometida com as regras do dispositivo e aberta a suas desestruturações e possibilidades relacionais. A investigação processual partiu de estudos do conceito filosófico de dispositivo, em Michel Foucault e Giorgio Agamben, refletindo sobre modos disciplinares de conformação de sujeitos, contrapostos a modos de individuação, capazes de torná-los agentes de ações e mudanças em si e no meio em que vivem.

SERVIÇO
O QUE: Espetáculo de dança "Dispositivo Coreográfico"
QUEM: Estudantes das escolas estaduais Parque São Jorge e João Rezende, com o Provisório Corpo Grupo de Dança
QUANDO: quarta-feira (23), às 19h
ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070 - Tibery)
CLASSIFICAÇÃO: livre
ACESSIBILIDADE: audiodescrição
ENTRADA GRATUITA: ingressos devem ser retirados antecipadamente no site Sympla


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Documentário apresenta história de artistas de Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90