Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/10/2024 às 08h00min - Atualizada em 20/10/2024 às 08h00min

MUnA está com três novas exposições abertas para visitação em Uberlândia

"PAISAGENS E(M) CLARICE", "Onde Voltarão a Crescer as Margaridas?" e "Caravana Entre Rios" exploram a relação entre paisagens, memórias e experiências coletivas na arte contemporânea

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Visitação é gratuita e acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos finais de semana das 13h às 17h I Foto: Divulgação/MUnA

O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) está com três exposições artísticas em exibição durante o mês de outubro. A visitação às obras é gratuita e acontece de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos finais de semana das 13h às 17h. O museu fica na rua Coronel Manoel Alves, número 309, no bairro Fundinho.

As três exibições são "PAISAGENS E(M) CLARICE", "Caravana Entre Rios" e "Onde Voltarão a Crescer as Margaridas". As exposições ligam pesquisas nas áreas de História, Teoria, Crítica e Museologia da Arte e Educação e Arte em Museus. Os trabalhos ficam em cartaz até dia 1º de dezembro. Veja abaixo mais detalhes sobre cada uma delas.

PAISAGENS E(M) CLARICE
Assinados pela artista Elke Coelho, os trabalhos propõem uma reflexão sobre o conceito de paisagem no campo expandido. Ela recria o texto "Água Viva", de Clarice Lispector, com precisão, transcrevendo-o lentamente, letra por letra. A instalação conecta a literatura da escritora às pinturas e caligrafias de Coelho, onde o texto forma uma linha do horizonte que percorre o espaço expositivo, lembrando-nos que a literatura também constrói horizontes possíveis.

ONDE VOLTARÃO A CRESCER AS MARGARIDAS?
A artista chilena Fernanda Luz Avendaño explora a interação entre a natureza e a arquitetura urbana, abordando temas como perda, melancolia e resiliência. A exposição, que se concentra em parques, jardins e cemitérios, convida à introspecção, onde as margaridas emergem como símbolos de esperança. Avendaño, ao trazer suas vivências de imigrante, entrelaça paisagens pessoais e referências do cotidiano em suas obras.

CARAVANA ENTRE RIOS
Com curadoria de Yolanda Cipriano, reúne um coletivo de artistas de Ribeirão Preto, incluindo Carlos Evangelista, Felipe Campos Peres, Geciane Porto, Heloisa Frossard, Paula Chateaubriand e Weimar. O nome faz alusão à antiga denominação da cidade e simboliza a diversidade de vozes artísticas e gerações. Os artistas exploram paisagens por meio de diferentes técnicas, como desenhos, pinturas, esculturas e instalações, destacando a relevância da coletividade e do intercâmbio no cenário artístico independente. O grupo busca, por meio da itinerância, promover a representatividade da arte ribeirão-pretana e refletir sobre os caminhos futuros.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

• Uberlândia recebe show de ilusionismo em novembro; ingressos estão à venda


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90