Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/10/2024 às 18h00min - Atualizada em 18/10/2024 às 18h00min

Show de pagode, festival gastronômico e feira de brechós: veja como se divertir no fim de semana em Uberlândia

Cidade ainda conta com apresentação teatral, mostra de cinema e exposição cultural no sábado (19) e domingo (20)

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Só Pra Contrariar se apresenta na Arena Sabiazinho neste sábado (19) I Foto: Divulgação

Uberlândia terá um fim de semana agitado no cenário cultural. No sábado (19) e domingo (20), a cidade conta com show da banda "Só Pra Contrariar", festival gastronômico com entrada gratuita e feira de brechós. Tem ainda comemoração especial do 84º aniversário da Biblioteca Municipal, apresentação teatral e mostra de cinema. Confira abaixo.
 

SÓ PRA CONTRARIAR
O fim de semana em Uberlândia promete ser inesquecível para os fãs de pagode. Neste sábado (19), o Só Pra Contrariar (SPC) retorna à cidade onde tudo começou, com a turnê "SPC Acústico 2 – O Último Encontro", que será realizada na Arena Sabiazinho. O show marca o reencontro da formação original do grupo após uma década, oferecendo aos fãs a chance de reviver os maiores sucessos que marcaram os anos 90 e 2000. Os últimos ingressos estão à venda pelo site Central dos Eventos.

A apresentação é uma das últimas oportunidades de ver Alexandre Pires, Fernando Pires, Hamilton Faria, Juliano Pires, Luís Fernando, Sérgio Sales e Alexandre Popó juntos no palco, em um espetáculo que promete emocionar o público. Músicas como “Essa Tal Liberdade”, “Depois do Prazer”, “Que Se Chama Amor” e “Sai da Minha Aba” farão parte do repertório, transportando os espectadores a uma verdadeira viagem no tempo.

Com uma superprodução de som e luz, além de surpresas ao longo da noite, o show deste sábado é uma celebração do legado de um dos maiores grupos de pagode do Brasil. Desde sua criação em Uberlândia, em 1989, o Só Pra Contrariar conquistou o Brasil com seu pagode swingado e elegante, repleto de charme e temáticas românticas. Com Alexandre Pires como cantor principal, o grupo Só Pra Contrariar despontou no início da década de 1990 e se tornou um dos nomes mais populares e importantes do no país. O álbum Só pra Contrariar (1997), vendeu mais de 3 milhões de cópias e se tornou o quarto disco mais vendido da história da música brasileira.

Com o passar do tempo, o grupo refinou sua imagem e suas interpretações, tornando-se um fenômeno nacional. Em 2002, Alexandre Pires deixou o grupo para seguir carreira solo, mas o pagode seguiu forte com a banda. O irmão Fernando Pires retornou aos vocais, mantendo sempre uma intensa agenda de apresentações. A turnê “SPC Acústico 2 – O Último Encontro” não só celebra esse legado, mas também oferece uma despedida digna para Alexandre Pires, que marcou época à frente do grupo.

SERVIÇO
O QUE: Show da banda Só Pra Contrariar
QUANDO: sábado (19), às 21h
ONDE: 
Arena Sabiazinho – Av. Anselmo Alves dos Santos, 3351 - Tibery
INGRESSOS: à venda no site Central dos Eventos, com valores a partir de R$ 200 (últimos ingressos)

SABORES DO CERRADO

Nos dias 19 e 20 de outubro, o estacionamento do Uberlândia Shopping se transformará em um grande ponto de encontro cultural e gastronômico durante o Festival Sabores do Cerrado. Com uma estrutura totalmente coberta de 2.500 metros quadrados, o evento trará o melhor dos sabores e da música do Cerrado mineiro, destacando a cultura local e regional em um ambiente acolhedor e cuidadosamente preparado para receber o público.

O festival, que integra o Plano Cozinha Mineira do Programa Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia Mineira (PEGM), celebrará a rica culinária do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Pontal. Restaurantes de Uberlândia e cidades da região estarão presentes, oferecendo pratos que refletem a diversidade e as conveniências do Cerrado. Além disso, os visitantes poderão desfrutar de vinhos selecionados e produtos artesanais oferecidos por pequenos produtores indicados pela Emater/Regional Uberlândia. Degustações, oficinas e workshops também farão parte da programação, destacando o que há de melhor na gastronomia local.

E para embalar esta viagem gastronômica, uma programação musical vibrante promete manter o público animado durante todo o festival. No sábado, 19 de outubro, a programação começa cedo, às 12h, com o set da talentosa DJ Isadora, que preparará o público para o show do grupo Samba do Oripim e Cícera + Convidados às 13h. Uma mistura de samba tradicional e moderno certamente encantará os presentes. Às 16h, é hora de dançar ao som de Funk-se, trazendo uma mistura de ritmos populares, e às 18h, o encerramento musical do dia fica por conta do contagiante DJ Philipim, conhecido por sua capacidade de levantar o astral do público com suas batidas.

No domingo, 20 de outubro, último dia do festival, as atividades começam novamente ao meio-dia com o set do DJ Merece Uma Agulha. Às 13h, a cantora Leila Abrahão sobe ao palco, encantando o público com sua voz marcante. O som vibrante do DJ Merece Uma Agulha retorna às 15h, acompanhado pelo show da banda Os Patto às 16h, que traz uma mistura de rock e músicas autorais. A final do festival será igualmente espetacular, com a energia contagiante do DJ Lary Marques às 18h, e o encerramento especial com Douglas Alessi às 20h, cuja apresentação promete uma mistura de MPB e músicas populares que não deixarão ninguém parado.

SERVIÇO
O QUE: 
Festival Sabores do Cerrado
QUANDO: 19 e 20 de outubro, das 12h às 22h
ONDE: Estacionamento do Uberlândia Shopping

CASA ABERTA
Acontece neste sábado (19) a 6ª edição da Mostra de Cinema Casa Aberta, um evento para a difusão de produções independentes que é realizado pela companhia mineira Trupe de Truões desde 2017. Neste ano, a curadoria do projeto se dedicou a selecionar 25 filmes em que os diretores, realizadores ou a maioria da equipe são pessoas negras. O objetivo da mostra é potencializar o cinema negro, em vista de que há uma disparidade e ausência de diversidade dentre as produções cinematográficas, seja nas funções de liderança ou nas telas.

A programação irá ocorrer durante os dois próximos finais de semana de outubro no Ponto dos Truões (Av. Ana Godoy de Sousa, 381 - Santa Mônica) e o acesso às sessões é gratuito. Neste sábado, às 19h30, o destaque é a exibição de um dos episódios da série “Entre Linhas”, que conta a história de artistas de Uberlândia. O episódio acompanha a trajetória do Mestre Fabinho, o primeiro homem negro a fundar uma academia de dança na cidade. No domingo (20), a partir das 16h30, a programação continua com exibições de filmes para diferentes públicos, incluindo jovens e crianças.

De acordo com uma pesquisa do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, entre 1970 e 2016, em apenas 11% dos filmes brasileiros lançados comercialmente, os elencos principais eram compostos por pessoas negras. Esse cenário está mudando, mas ainda precisa de incentivo. Cineastas negros estão cada vez mais ocupando espaços criativos, trazendo suas visões e histórias para o centro das atenções. De acordo com o coordenador artístico e curador da mostra, Ronan Vaz, “esse movimento não apenas empodera os artistas negros, mas também inspira novas gerações a se verem refletidas nas narrativas audiovisuais. É nesse sentido, de questionar o monopólio branco e colaborar para mudar a forma como as narrativas e personagens negras são predominantemente concebidas, que a 6ª edição da Mostra se apresenta”.

Outro destaque da programação acontece no segundo final de semana da mostra. No dia 26 de outubro, às 20h, a mostra recebe o diretor Daniel Fagundes, da Caramuja Produções (SP), e Dona Edite, do Sarau Cooperifa (SP), para a exibição do filme “O Olhar de Edite”. O documentário acompanha a atuação da mestra da literatura periférica e da cultura popular Dona Edite, que é deficiente visual mas vê o mundo pelos olhos da poesia. A sessão será acompanhada de um bate-papo presencial na sede da Trupe de Truões.

PROGRAMAÇÃO


Sábado (19/10, às 19h30)
Filme convidado: “Entre Linhas: Mestre Fabinho”, com a presença do diretor Alessandro Terras Altas e Mestre Fabinho. 
Classificação indicativa: livre.
Acessibilidade em Libras e LSE

Domingo (20/10, às 16h30)

Programação infantojuvenil - MOSCA visita a Casa Aberta
Filmes: “O jeito Yuri de curtir a vida”, “Salu e o cavalo marinho”, “Meu nome é Maalum”, “Mytikah – O livro dos Heróis – Dandara e Zumbi dos Palmares” e “Rua Dinorá”.
Classificação indicativa: livre.

ANIVERSÁRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

A Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira comemora, neste sábado (19), o 84º aniversário com um evento gratuito e aberto para todas as idades. O Espaço Mestre Corisco, do Centro Municipal de Cultura, vai receber os visitantes, das 9h às 13h, com atividades para entreter toda a família, com direito a pula-pula e área para colorir para a criançada, além de convidados, como o Tio Wallace, que será o animador, Silvana Pavarine, que fará a contação de histórias, do mágico ilusionista Luiz Alberto e do Sílvio Brincante, que encarnará o palhaço.

De 21 a 31 de outubro, também em comemoração aos 84 anos, o saguão da Biblioteca Pública Municipal contará com outras atrações, dentre elas, uma exposição de fotos retratando parte da história do importante equipamento público com ilustrações antigas e atuais. Haverá, ainda, um painel comemorativo de onde os visitantes poderão tirar fotos para postar nas redes sociais. Já no dia 31 de outubro, Dia Nacional da Poesia, a Biblioteca Municipal irá distribuir textos impressos de poetas nacionais e sortear 20 livros de poesia entre os visitantes por meio de números que serão entregues.

Confira, abaixo, a programação dos 84 anos da Biblioteca Pública Municipal para este sábado (19).
• 9h – Abertura e boas-vindas ao público

• 10h/11h – Contação de Histórias, com Silvana Pavarine
• 11h15/12h – Atividades do palhaço, com Sílvio Brincante
• 12h/12h30 – Animação, com Tio Wallace
• 12h30/13h – Apresentações mágicas, com Luiz Alberto (mágico ilusionista)

FEIRA DE BRECHÓS
A Uniube abre suas portas no sábado (19) para a primeira edição da Feira “Moda Circular”, em Uberlândia. O encontro será das 10h às 19h e contará com nove expositores de brechós, além de outros segmentos como artesanato, cosméticos naturais, semijoias, pratas e alimentação.

Em um espaço climatizado e uma localização privilegiada, no Centro da cidade, o evento é aberto ao público, tem estacionamento gratuito e oferece a oportunidade para as pessoas garimparem peças de qualidade devido à curadoria impecável de cada expositor. Organizada pelas empreendedoras Carolina Portilho, Deliane Silvério e Fernanda Paranhos, a “Moda Circular” surgiu com o intuito de promover o mercado de segunda mão e para atender a demanda crescente de pessoas interessadas no consumo consciente.

A Uniube fica na Avenida Afonso Pena, 1177, bem próximo do Terminal Central. Ao todo, 15 expositores participam dessa primeira edição. São eles "A Doida do Brechó", "Brechó Achados da Josi", "Brechó Beleza", "Brechó das Joias", "Brechó Dona Fia", "Dê Brechó Moda Circular", "Inclusive Brechó" e "Vestidas de Brechó".

EXPOSIÇÕES
O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) exibe três novas exposições artísticas durante o mês de outubro. Ligado a pesquisas nas áreas de História, Teoria, Crítica e Museologia da Arte, Educação e Arte em Museus, o MUnA é vinculado ao Instituto de Artes (Iarte/UFU) e fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos finais de semana, das 13 às 17 horas. As mostras ficam em cartaz até o dia 1º de dezembro. Veja abaixo mais informações sobre as obras.

"PAISAGENS E(M) CLARICE": assinados pela artista Elke Coelho, os trabalhos propõem uma reflexão sobre o conceito de paisagem no campo expandido. Ela recria o texto “Água Viva”, de Clarice Lispector, com precisão, transcrevendo-o lentamente, letra por letra. A instalação conecta a literatura da escritora às pinturas e caligrafias de Coelho, onde o texto forma uma linha do horizonte que percorre o espaço expositivo, lembrando-nos que a literatura também constrói horizontes possíveis.

"Onde Voltarão a Crescer as Margaridas?": a artista chilena Fernanda Luz Avendaño explora a interação entre a natureza e a arquitetura urbana, abordando temas como perda, melancolia e resiliência. A exposição, que se concentra em parques, jardins e cemitérios, convida à introspecção, onde as margaridas emergem como símbolos de esperança. Avendaño, ao trazer suas vivências de imigrante, entrelaça paisagens pessoais e referências do cotidiano em suas obras.

"Caravana Entre Rios": com curadoria de Yolanda Cipriano, reúne um coletivo de artistas de Ribeirão Preto — Carlos Evangelista, Felipe Campos Peres, Geciane Porto, Heloisa Frossard, Paula Chateaubriand e Weimar. O nome faz alusão à antiga denominação da cidade e simboliza a diversidade de vozes artísticas e gerações. Os artistas exploram paisagens por meio de diferentes técnicas, como desenhos, pinturas, esculturas e instalações, destacando a relevância da coletividade e do intercâmbio no cenário artístico independente. O grupo busca, por meio da itinerância, promover a representatividade da arte ribeirão-pretana e refletir sobre os caminhos futuros.

MEU AMIGO PEDRO

O Ateliê de Montagem Teatral apresenta, neste sábado (19), o espetáculo "Meu Amigo Pedro". A apresentação acontece no Cineteatro Nininha Rocha às 19h, com ingressos à venda com valores a partir de R$ 20.

O espetáculo traz à cena um recorte sobre o universo das músicas do cantor e compositor Raul Seixas. A música “Meu Amigo Pedro” conduz o processo e é a principal referência inspiradora para a criação da dramaturgia original. A peça conta a história de Pedro, um trabalhador de uma certa repartição da década de 70/80, trazendo suas angústias, cansaços e frustrações em um mundo cada vez mais caótico e capitalista.

"Meu Amigo Pedro" é um espetáculo teatral criado no Ateliê de Montagem Teatral da Escola de Teatro Ernane Fernandez. Nesse espaço alunos e alunas têm contato com um processo de criação de espetáculo teatral coletivo que vai desde a escolha do tema da peça e criação do texto; o pensar e elaboração de cenário e figurinos até o compartilhamento do trabalho com o público através das apresentações.

SERVIÇO
O QUE:
Peça "Meu Amigo Pedro"
QUANDO: sábado (19), às 19h
ONDE: Cineteatro Nininha Rocha
CLASSIFICAÇÃO: 12 anos
DURAÇÃO: 70 minutos
INGRESSOS: à venda no Sympla, com valores a partir de R$ 20


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

 


BARES E PUBS 

LONDON PUB
Endereço:  Avenida Floriano Peixoto, 39 Centro, Uberlândia

Sábado (19/10)
Show: Renato Quase Russo
Horário: a partir das 22h


QUINTAL
Endereço: Rua Jangadeiro, 101 - Tubalina

Sábado (19/10)
Shows: Mari Simões e Aqui, Oh!

Domingo (20/10)
Shows: Encontros casuais com Mattos, Lourdes Maria e Leco

GATO PRETO
Endereço: Av. Afrânio Rodrigues da Cunha, 581 - Tabajaras

Sábado (19/10)
Show: Mad Houdini

DBOCHE PUB

Endereço: Av. Araguari, 9 - Bairro Martins

Sábado (19/10)
Shows: Vitória Etra, Quinteto do Samba e DJ Philipim

Domingo (20/10)
Shows: Fabinho & Banda, Naldo Pereira e Aníbia Siqueira


LIBERTAS
Endereço: Rua Helvécio Schiavinato, 35 - Vigilato Pereira

Sábado (19/10)
Shows: Leila Abrahão, Pé de Samba e Edson Denizard Trio

Domingo (20/10)
Evento: Oktoberfest
Shows: Samba Flor

GARAGE
Endereço: Rua Goiás, 253 - Centro

Sábado (19/10)
Evento: Deixa Rolar
Shows: DJ Pedro Theodoro, DJ Akyra Bellatrix

Domingo (20/10)
Evento: Caldeirão de Talentos 
Show: Ylana Houston
 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90