Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/10/2024 às 09h00min - Atualizada em 25/10/2024 às 09h00min

Uberlândia recebe encontro nacional de multicolecionismo

Evento gratuito acontece nos dias 25 e 26 de outubro, das 9h às 18h

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Evento conta com a exposição de cédulas antigas, antiquários, moedas, miniaturas e itens de telecartofilia I Foto: Divulgação

Nos dias 25 e 26 de outubro, Uberlândia será a sede do IV Encontro Nacional de Multicolecionismo. O evento é gratuito e acontece no Nobile Suítes, das 9h às 18h. A iniciativa é voltada para as pessoas que se interessam no colecionismo de selos e moedas, além de miniaturas e itens numismáticos, filatélicos e de telecartofilia.

Idealizado pelo Clube Filatélico e Numismático de Uberlândia (CNFU), o encontro nacional de multicolecionismo vai contar com 25 expositores de diferentes lugares do país. Em conversa com a reportagem, o presidente do CNFU, Francisco Salles, afirmou que o evento terá colecionadores de Ribeirão Preto (SP), Tatuí (SP), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Anápolis (GO), Goiânia (GO), Patos de Minas (MG), Araguari (MG) e também de Uberlândia.

Além de ser destinado a colecionadores e entusiastas por descobertas e objetos antigos ou raros, o IV Encontro Nacional de Multicolecionismo também é uma oportunidade para conhecer mais da história do país. De acordo com Francisco Salles, a região do Triângulo Mineiro é uma potência no mercado de colecionismo e antiquários, algo que pode ser visto em edições do Mercado de Pulgas, realizado pela Prefeitura de Uberlândia, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

"Nós percebemos que poderíamos ter eventos como este todos os meses. O que se vê é que são muitas pessoas interessadas no colecionismo, e não estou falando apenas de cédulas e moedas, mas de antiquários e livros. O público em geral é interessado. Uberlândia é um centro comercial de turismo de negócios. O que nós vemos são pessoas de fora e de dentro da cidade que têm muito interesse no colecionismo. Isso é uma boa oportunidade de estudar um pouco a história do país. Esperamos uma boa visitação, como aconteceu nos anos anteriores", disse.

Além de miniaturas, Salles afirmou que o encontro também conta com itens interessantes. As mais famosas costumam ser as cédulas, sendo sucesso até mesmo entre as crianças que estão estudando um pouco a história do país. Conforme relatado pelo presidente do CNFU, é possível ver notas do real, cruzeiro, cruzeiro novo, e até mesmo notas de outros países.


ENTENDA    
Filatelistas são pessoas dedicadas aos estudos e ao colecionismo de selos postais e materiais relacionados. O termo vem do gregophilos (referente ao amor fraterno) e atéleia (livre de encargo ou imposto). Além de muita história, os selos podem ser valiosos. Um dos selos mais caros do mundo foi vendido por mais de 29 milhões de reais em um leilão na cidade de Nova Iorque.
           
Já os numismatas são pessoas que colecionam e pesquisam moedas e medalhas. O termo também é originado do grego νόμισμα- nomisma, repassado também ao latim numisma (moeda). Desde o império romano os aristocratas alimenavam o fascínio em colecionar moedas.

SERVIÇO
O QUE:
 IV Encontro Nacional de Multicolecionismo de Uberlândia
QUANDO: sexta (25) e sábado (26)
HORÁRIO: das 9h às 18h
ONDE: Nóbile Suítes (Av. Rondon Pacheco, 3.500 - Santa Maria)
ENTRADA FRANCA



Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

• Documentário apresenta história de artistas em Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90