Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/10/2020 às 09h20min - Atualizada em 26/10/2020 às 09h20min

Cia Cultural EMCANTAR lança livro sobre a cultura do brincar

"Pedagogia do Encantamento" será lançado no dia 29 de outubro e vendido no site da companhia

DA REDAÇÃO
Livro estava sendo preparado desde o ano passado e será lançado em evento online este mês | Foto: Divulgação
Criar palavras e usá-las como brinquedo. Entender que a arte está em cada um como potência e criatividade. Durante a pandemia, muitos dilemas têm sido colocados. Entre eles, as práticas educativas a partir do brincar. Pensando no divertimento, a Cia Cultural EMCANTAR lança no dia 29 de outubro o livro “Pedagogia do Encantamento”, que aponta caminhos pelos quais crianças, jovens e adultos podem revelar e desenvolver suas ações de forma protagonista e democrática.

A obra estava sendo preparada desde o ano passado e será lançada por meio de um evento online, às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube do EMCANTAR. Já no dia 30, o fundador da companhia cultural, Marco Querubim, fará um bate-papo com educadores, às 12h, pelo perfil do EMCANTAR no Instagram.

O livro é dividido em duas partes: “Pressupostos” e “Metodologias”. São cerca de 150 páginas com textos, poesias, ilustrações e imagens que caminham pela trajetória de mais de duas décadas da Cia Cultural. O prefácio é do escritor Pedro Bandeira: “Cada um deles me transmitia confiança e esperança. Esperança numa forma nova de fazer arte-educação, de unir todas as artes numa só, de oferecer a crianças e jovens uma alternativa de harmonia, de beleza, de convivência sadia, muito além dos conhecimentos científicos que a escola lhes proporcionava”, escreve o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil.

Cada exemplar terá o valor de R$ 30 e será vendido diretamente pelo site emcantar.org.

25 ANOS NÃO SÃO 25 DIAS
O livro apresenta as tecnologias educacionais desenvolvidas pelo EMCANTAR a partir de diferentes experiências multidisciplinares e multimídias vivenciadas ao longo de quase 25 anos desde a sua fundação, em 1996. Trata-se da sistematização de duas metodologias que permitem diversas possibilidades de replicação para que a capacidade do “emcantamento“ impulsione a vontade e o fluxo do processo pedagógico no desenvolvimento de cada pessoa.

Nascido em Araguari, o EMCANTAR se desenvolveu também em Uberlândia. Assim, pavimentou no Triângulo Mineiro uma trajetória com seis discos, três DVDs, oito espetáculos, um filme, além de diversos livros, experimentos audiovisuais e milhares de oficinas. Já passaram por São Paulo, Brasília, Goiás, Belo Horizonte e muitas outras cidades do Brasil, além de terem feito uma visita recente a Washington D.C., nos Estados Unidos.

Todo este movimento pedagógico foi construído coletivamente entre os integrantes – muitos deles começaram crianças e atualmente são gestores da própria Companhia– partindo do princípio fundamental da “cultura de roda”. Do exercício cotidiano das atividades em círculo, o EMCANTAR moldou a sua linguagem estética, artística e política, que se desdobra em musicais teatrais e kits multimídias que se destacam pelo arrojo na forma e no conteúdo.


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90