Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/10/2020 às 08h00min - Atualizada em 15/10/2020 às 08h00min

MUnA realiza exposição virtual na próxima semana

“Corpo Ausente”, de Cristina Elias, estará disponível no site do museu entre 19 e 23 de outubro

DA REDAÇÃO
Programação envolve vídeo-performances, bate-papo e oficina | Foto: Morteza Nazeri

Na próxima semana, entre os dias 19 e 23 de outubro, o Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) realizará a exposição virtual “Corpo Ausente”, da artista Cristina Elias. A mostra contará com a exibição de quatro vídeo-performances, uma performance ao vivo, um bate-papo e uma oficina-desafio.

Durante o período da exposição, um vídeo-performance será postado diariamente no site oficial do museu. Cada postagem ficará disponível ao longo do dia e será substituída ao fim de 24 horas. A primeira vídeo-performance será “Performance Infinita”, com oito minutos de duração.

Já a segunda, que será postada no dia 20, é “Pele”, com duração de 20 minutos. Nesta produção, Cristina Elias questiona a pele enquanto película, que simultaneamente separa e conecta o corpo e o meio, moldando o conceito de “eu”. No dia 21, será a vez de “Objetos da vida cotidiana”, uma animação de 20 minutos na qual o corpo da artista gira imitando os ponteiros de um relógio. Dessa maneira, cada hora do dia representa um sentimento e ela brinca com a palavra, o idioma e o tempo.

No dia 22, será postada a quarta e última vídeo-performance, “Toda Mulher”, de oito minutos. Problematizando temas como gênero, identidade e sociedade, a artista brinca com os opostos, confrontando, por exemplo, os conceitos de corpo individual e corpo coletivo. No vídeo, o corpo de Cristina busca o próprio texto e a própria forma de operar, desvencilhando-se das expectativas sociais e culturais que a rodeiam.

Na programação do dia 23, será a vez da performance ao vivo, intitulada “Caixa de Música”. A atração acontece às 10h30 e será transmitida no YouTube do museu. Com duração de 15 minutos, a performance será realizada pela primeira vez em ambiente digital. Depois dela, haverá um bate-papo com a artista.

Na apresentação, Cristina escreve um diário em tempo real com carvão em uma tela de pintura de grande dimensão. Assim, ela explora duas camadas de expressão: a mulher que oferece ao observador a sua exposição objetivada dentro de uma caixa e a criação de um espaço íntimo, seguro e protegido.

OFICINA
Ainda no dia 23, às 15h, acontecerá a oficina-desafio “Percepção e(m) ação”. Com duração de duas horas, ela é indicada para estudantes de artes visuais, dança, teatro, performance, arquitetura, design e outras áreas em que as relações entre corpo, espaço e ambiente são determinantes no surgimento dos processos criativos.

O MUnA ofertará 10 vagas para a oficina, que acontecerá na plataforma “Microsoft Teams”. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível nas redes sociais do museu.

Na oficina, Cristina abordará o processo criativo a partir de uma forma de percepção sinestésica do espaço e do outro, no qual a visão é ampliada pelo seu alinhamento com outros sentidos. Desta maneira, descontrói-se a forma habitual de olhar para reconstruir a visão na ação, no movimento e na sua própria fragmentação.

A oficina será dividida em duas partes. Em ambas, os participantes farão exercícios de corpo e mente de percepção de paisagens visuais para experimentar essa forma de ver em um fazer artístico próprio. Na primeira parte, a artista orientará uma prática de corpo e mente comum. Na segunda, haverá uma sessão criativa e de experimentação no universo individual e imaginativo de cada participante.

SERVIÇO
O QUE: Exposição Virtual “Corpo Ausente”
QUEM: Cristina Elias
QUANDO: De 19 a 23 de outubro
ONDE: www.muna.ufu.br


VEJA TAMBÉM:

Filme produzido em Uberlândia concorre a prêmio na Mostra Internacional de Cinema


Miguel Cabral lança sua primeira música autoral

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90