Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/10/2020 às 09h18min - Atualizada em 13/10/2020 às 09h18min

Filme produzido em Uberlândia concorre a prêmio na Mostra Internacional de Cinema

Longa-metragem Valentina retrata história de jovem transexual; filme também foi levado para outros países como Estados Unidos

DA REDAÇÃO
Quase todo o elenco e equipe do filme foram compostos por membros da comunidade LGBTQI+ | Foto: Divulgação
O filme Valentina, produzido e gravado na cidade de Uberlândia, foi selecionado para a Competição de Novos Diretores da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O longa estreará no Brasil em formato virtual durante a programação do evento que acontece de 22 de outubro a 4 de novembro. 
 
A produção conta a história de Valentina, uma jovem trans que se muda para o interior de Minas Gerais com a mãe, Márcia, para um recomeço. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu nome social. No entanto, a menina e a mãe começam a enfrentar dilemas quando a escola pública local começa a exigir, de forma injusta, a assinatura do pai ausente para realizar a matrícula.

Para o diretor do filme, Cássio Pereira dos Santos, Valentina é um reflexo esperançoso e inspirador das dificuldades da vida real enfrentadas por uma jovem que busca abraçar quem ela é. “Nós tivemos essa ideia a partir de artigos sobre o tema de transexuais. Muitos adolescentes não conseguem ficar nas escolas e isso complica muito o futuro da vida de todos eles. É um tema que precisa muito ser discutido”, disse.
 
Quase todo o elenco e equipe do filme foram compostos por membros da comunidade LGBTQI+. O longa foi produzido de forma independente pela Campo Cerrado Produções, com o apoio da Secretaria do Audiovisual e do edital de Longas de Baixo Orçamento 2016 (SAV/Ancine), em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual.

Assista ao trailer do filme clicando aqui

ESTREIA MUNDIAL
O longa-metragem de Cássio Pereira dos Santos teve sua estreia mundial na versão online do Outfest Los Angeles, onde Thiessa Woinbackk, que interpreta Valentina, recebeu o Grande Prêmio de Melhor Interpretação. 
 
O filme terá sua primeira exibição em salas de cinema nesta terça (13), em competição no prestigiado Festival de Cinema de Varsóvia, na Polônia. Também será exibido no Festival Cine Latino em Minneapolis Saint Paul (EUA), no dia 16 outubro. Em novembro, segue para seu primeiro festival no Canadá, seleção ainda a ser divulgada.


VEJA TAMBÉM:


 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90