Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/03/2020 às 10h35min - Atualizada em 23/03/2020 às 10h35min

Feiras livres são suspensas por tempo indeterminado em Uberlândia

Medida começa a valer a partir desta terça-feira (24); comércios locais fecham nesta segunda (23)

DA REDAÇÃO

Seguindo as recomendações das instituições de saúde, o Sindicato dos Feirantes anunciou neste domingo (22) a suspensão das feiras livres por tempo indeterminado em Uberlândia. A medida, que busca frear o avanço do novo coronavírus e evitar aglomerações de pessoas na cidade, começa a valer a partir desta terça-feira (24) em todo o município.

Além da suspensão das feiras, Uberlândia também terá serviços e comércios afetados frente à Covid-19. A cidade registrou a primeira morte suspeita da enfermidade neste domingo (22). A informação constava no boletim divulgado pela Prefeitura nas redes sociais do Município. O boletim, não entanto, não trouxe nenhuma informação sobre o paciente.

O último boletim divulgado informou o número de 193 casos em investigação em Uberlândia e 14 internados, sendo um deles residente do município de Monte Alegre de Minas. Os casos confirmados da Covid-19 seguem em três e os descartados subiram para 27.

SERVIÇOS AFETADOS
Na última sexta-feira (20), o prefeito Odelmo Leão decretou situação de emergência em Uberlândia e anunciou um novo pacote de medidas que aumentam as restrições para isolamento e prevenção ao novo coronavírus. Entre as principais determinações está o fechamento do comércio local para atendimento presencial, pelo prazo de 30 dias, começando nesta segunda (23). Com isso, os estabelecimentos comerciais deverão manter fechados os acessos ao público com exceção de farmácias, supermercados, lojas de conveniência, panificadoras, postos de combustíveis, distribuidora de gás e outros serviços essenciais.

Os estabelecimentos que descumprirem o decreto e as recomendações dos órgãos públicos poderão sofrer sanções penais e administrativas. A população pode relatar casos de descumprimento do decreto, a partir de hoje, via Patrulha Ambiental e no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) nos telefones abaixo.

Patrulha Ambiental: + 55 (34) 3235-3117
PM (Copom): + 55 (34) 3230-5466

PREFEITURA
A partir desta segunda (22), o atendimento presencial na Prefeitura também estará suspenso temporariamente. No período, a população poderá continuar utilizando todos os serviços municipais disponíveis nas plataformas online do Município, como o “Zap da Prefeitura” (34 99774-0616), redes sociais e o Portal da Prefeitura.
 
PARQUES
A Prefeitura também anunciou o fechamento de todos os parques municipais por tempo indeterminado, incluindo o Parque do Sabiá, que fechou as portas nesta segunda. A medida tomada segue as recomendações restritivas para enfrentamento e prevenção do novo coronavírus na cidade.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Todas as instituições de ensino da cidade tiveram suas atividades paralisadas por tempo indeterminado. A medida começou a valer após a recomendação do Ministério Público pela suspensão das aulas em escolas, colégios, faculdades e centros universitários de Uberlândia.

FÓRUM
O Fórum de Uberlândia anunciou na última semana a suspensão de audiências presenciais e sessões de júri. Além disso, a comarca também suspendeu os atendimentos pessoais, já que as petições deverão ser apresentadas no setor de protocolo, sem necessidade de comparecimento em secretaria e ou gabinete do juiz.

CULTURA
Também foi recomendado à Prefeitura de Uberlândia que feche imediatamente espaços como teatros, museus, biblioteca pública pelo mesmo prazo, devendo adotar ainda medidas para a restrição de visitas em Centros de Atividades de Idosos e Instituições de Longa Permanência para idosos. Os estabelecimentos particulares que explorem atividades teatrais, de cinema, casas de espetáculos, shows, boates e academias foram orientados a também fechar por um mês.















 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90