Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/03/2020 às 13h15min - Atualizada em 17/03/2020 às 14h46min

Prefeitura confirma primeiro caso de coronavírus em Uberlândia

Paciente se trata de um homem atendido na rede privada e que está em quarentena domiciliar, aguardando contraprova

DA REDAÇÃO
O primeiro caso de coronavírus foi confirmado no início da tarde desta terça-feira (17) em Uberlândia. O paciente trata-se de um homem de 39 anos de idade que foi atendido pela rede privada da cidade, segundo o Município.

Nesta segunda-feira (16), o Diário recebeu informações do teste positivo no paciente do sexo masculino. No entanto, o laboratório particular Sabin e a Prefeitura de Uberlândia não haviam confirmado o resultado à reportagem.


A confirmação foi divulgada ao vivo pela TV Paranaíba em entrevista com representantes do Município após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e, posteriormente, informada em comunicado oficial pela Secrataria Municipal de Saúde (SMS). O homem tem histórico de viagem pela Argentina e Uruguai. Ele está em quarentena domiciliar. 

Um exame de contraprova ainda será realizado. O primeiro exame foi confirmado por um laboratório de Uberlândia, credenciado pelo Ministério da Saúde. O paciente já passou pela coleta de amostras que serão encaminhadas para Belo Horizonte.​
"Ele não foi internado, está bem, em casa. Não é idoso e não está em nenhum grupo de risco, então deverá evoluir favoravelmente. Estamos administrando o caso com tranquilidade até o momento. O Ministério de Saúde está validando o resultado do laboratório de Uberlândia devido à demanda superior ao que o laboratório de Belo Horizonte suporta. Sobre a contraprova, coletamos o material e remetemos para o laboratório de Belo Horizonte", disse o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.

São 36 casos suspeitos da enfermidade em Uberlândia, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), divulgado no fim da tarde desta terça-feira (17). A confirmação do primeiro caso também foi divulgada no levantamento.  Já na contagem do Município, o número de notificações era superior a 40 até ontem, sendo oito casos descartados. Nesta manhã, também foi confirmada a primeira morte no Brasil em decorrência do novo coronavírus. O paciente era um homem de 62 anos e morreu em São Paulo. 

Em outras cidades do Triângulo Mineiro também há casos em investigação. Em Uberaba são 10 casos, oito em Araguari, três em Patos de Minas e dois em Araxá. Patrocínio tem uma notificação suspeita e outra já foi confirmada para a contaminação do vírus.

 

CASO ZUP
Um primeiro teste, realizado na rede privada, também havia atestado positivo para o coronavírus em outro paciente de Uberlândia. Conforme apurado pelo Diário, o caso foi de um colaborador da startup Zup. O assunto ganhou repercussão nas redes sociais e a empresa tomou medidas para resguardar a saúde dos demais colaboradores. 

Durante a noite desta segunda, no entanto, a empresa emitiu novo comunicado informando que o exame de contraprova deu negativo para o vírus e o paciente foi diagnosticado com uma síndrome viral.


Aulas municipais são supensas
Segundo o prefeito Odelmo Leão, a recomendação dos ministérios públicos Estadual e Federal foi acatada parcialmente. As aulas na rede municipal ficam suspensas a partir desta quarta-feira (18), porém com horários alternativos para que as crianças que dependem da merenda possam se alimentar na escola. Os horários ficarão disponíveis para os alunos que quiserem lanchar das 10h30 às 12h30.

Ao menos outras 15 medidas restritivas, incluindo reforço da higienização no transporte público, também foram deliberadas durante a reunião nesta manhã e divulgadas em comunicado oficial pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 














 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90