Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/03/2020 às 17h41min - Atualizada em 17/03/2020 às 18h46min

Comitê anuncia pacote de medidas para prevenir a Covid-19 em Uberlândia

Além de suspensão das aulas por 60 dias, há restrições em atendimentos na rede de saúde e orientações ao comércio

CAROLINE ALEIXO
Reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 aconteceu na manhã desta terça-feira (17) na Prefeitura de Uberlândia | Foto: PMU/Divulgação
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 definiu, em reunião na Prefeitura de Uberlândia, 16 ações para prevenção ao novo coronavírus, que já teve o primeiro teste positivo confirmado na cidade nesta terça-feira (17). As medidas englobam desde a suspensão de aulas pelo prazo de 60 dias até a restrição em atendimentos de saúde, tomando como base a recomendação feita pelos ministérios públicos Estadual e Federal

Segundo as informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as aulas estão suspensas na rede pública municipal de ensino e Organizações Sociais (OSs) parceiras do Município por até 60 dias, com atendimento para refeições das 10h30 às 12h30, a ser feito de forma escalonada a fim de evitar aglomerações.

Também estão restritas as visitas e acompanhamento aos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensivas (UTIs), enfermarias ou apartamentos, sendo que cada paciente poderá receber apenas um visitante familiar próximo por dia, desde que este não esteja no grupo de risco, com exceção dos casos com acompanhamento obrigatório por lei.

Foi recomendado ainda o adiamento imediato de cirurgias eletivas na rede pública e particular de saúde, salvo aquelas indicadas para tratamento oncológico ou cardiovascular, bem como as de urgência e emergência, dando prioridade aos pacientes que já se encontram internados com essa finalidade. 

 

As coletas para os exames de diagnóstico da Covid-19 na rede pública e privada de saúde serão direcionadas aos pacientes internados e devidamente notificados à Vigilância Epidemiológica (Vigep) ou àqueles oriundos de localidades com surto e que se enquadrem, portanto, no grupo de provável contaminação, desde que sejam encaminhados aos laboratórios particulares com pedido médico e notificação à Vigep. 

A orientação do Comitê é que a população só procure atendimento hospitalar em caso de apresentar simultaneamente sintomas de febre, tosse e dificuldade respiratória (falta de ar), enquadramento no grupo de risco (idosos acima de 60 anos ou aqueles que já possuam comorbidades) ou vínculo epidemiológico.

Confira as demais medidas que devem ser adotadas pela população uberlandense e que 
poderão ser revisadas posteriormente pelo Comitê de Enfrentamento:
 
  • Suspensão das atividades em escolas, colégios, faculdades e centros universitários particulares de Uberlândia, pelo prazo de até 60 dias, a contar do dia 18/03/2020; excetuando-se desta recomendação as atividades relativas aos estudantes da área de saúde.
     
  • O mesmo prazo para suspensão de atividades deverá ser cumprido pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), de forma escalonada e paulatinamente, também com exceção das atividades relacionadas aos cursos de saúde, estágios e residência médica. 
     
  • Recomendou-se ainda a imediata suspensão de atividades em teatros, museus, bibliotecas públicas e outros estabelecimentos que recebam público em recintos fechados, tais como cinemas, casas de espetáculos e boates, por até 60 dias, além do adiamento de shows e de quaisquer eventos a serem realizados com público superior a 100 pessoas. 
     
  • Restrição de visitas em centros de atividades de idosos e Instituições de Longa Permanência, assim consideradas também as organizações sociais (OS), as casas de repouso e similares. 
     
  • Os estabelecimentos de alimentação devem funcionar adotando o espaço mínimo de um metro entre as mesas de refeição.
     
  • As empresas, indústrias e comércio em geral devem estabelecer, sempre que possível, o home office e turnos diferenciados de trabalho, com a finalidade de reduzir o fluxo de pessoas no transporte público municipal nos horários de pico e as aglomerações na entrada dos turnos. 
     
  • A Ubertrans - entidade representante das empresas de ônibus- deverá promover a higienização dos veículos do transporte público municipal com álcool 70% a cada parada técnica e disponibilize pontos fixos de higienização por álcool em gel em todos os veículos e terminais para utilização dos passageiros. 
     
  • Às concessionárias do transporte coletivo devem determinar a circulação dos veículos com todas as janelas abertas, sempre que possível.
     
  • Já as academias e aos centros esportivos também deverão promover ações visando evitar a aglomeração de usuários, bem como realizar a limpeza regular com álcool 70% de todos os aparelhos e equipamentos a serem manipulados pelo público, com a recomendação a suspender o acesso a pessoas maiores de 60 anos, uma vez inseridas no grupo de risco de contaminação. Aos idosos, a recomendação é praticar atividades físicas em ambientes abertos, evitando locais fechados.
     
  • À Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do 36º BIMec, que estabeleça o cronograma de Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza para os dias 23 de março a 16 de abril para idosos e profissionais da área da saúde, com escalonamento e em ampla variedade de locais (postos de saúde, praças, CEAI’s, etc.), e dê ampla divulgação do cronograma adotado. 
     
Provas são adiadas
As provas do processo seletivo do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Uberlândia para contratação temporária de cinco engenheiros civis, marcadas para serem aplicadas no próximo domingo (22), foram adiadas para o dia 3 de maio. O adiamento atende às orientações do Comitê. As provas serão aplicadas das 8h às 12h, com previsão de abertura dos portões às 7h30. O resultado do processo seletivo será divulgado no Diário Oficial do Município. 

CINEMAS
Paralelamente às medidas anunciadas pela Prefeitura de Uberlândia, estabelecimentos comerciais e atendimentos no setor de serviços já estão fazendo alteração nas rotinas ante à pandemia mundial. Os cinemas da cidade, por exemplo, já reduziram o volume das sessões e alteraram o horário de funcionamento.

A rede Cinemark informou que iniciará as sessões a partir das 15h e encerrará às  19h, a partir da próxima quinta-feira (19). Até amanhã, as sessões iniciam às 16h e o cinema fechará à 0h. A Cinépolis disse que haverá redução de 50% das sessões a partir de quinta-feira, fora as medidas preventivas que já estão sendo adotadas como ampliação dos pontos de álcool em gel.

SHOPPINGS
Os dois principais shoppings da cidade terão horário de funcionamento reduzido a partir de amanhã. Os centros comerciais ficarão abertos de segunda a sábado de 12h a 20h. No caso do Center Shopping, aos domingos e feriados, as lojas funcionarão das 14h às 20h e o horário mantido para restaurantes e praças de alimentação. Além disso, estão sendo implementadas ações para prevenção. 

O Uberlândia Shopping disse que está implementando comunicação especial para clientes e lojistas. Cartazes e adesivos destacam as orientações do Ministério da Saúde para a população e a administração também intensificou a rotina de limpeza e higienização dos espaços e reforçou os pontos de uso de álcool em gel nas praças de alimentação e próximo aos banheiros. O empreendimento disse ainda que segue acompanhando as diretrizes dos órgãos competentes.

No Center Shopping foram instalados mais de 30 pontos com dispensers de álcool em gel nos principais corredores e feito o reforço na higienização. Cartazes e folhetos explicativos também estão sendo disponibilizados com orientação aos clientes para prevenção e combate ao novo coronavírus. Também foram suspensos os eventos que tenham aglomeração. A administração informou ainda que fez a desativação dos bebedouros e troca das biqueiras no qual o uso será exclusivo apenas com garrafas de água. 
SINE 
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) suspendeu o atendimento presencial como medida temporária de prevenção ao contágio da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo agente coronavírus (Covid-19). Neste período, a população poderá verificar as vagas e postar pelo site empregabrasil.mte.gov.br. Em caso de dúvidas entre em contato pelos telefones (34) 99218-6198/98413-0489. 

CÂMARA MUNICIPAL
A Câmara de Uberlândia também publicou no final da tarde de hoje (17) uma série de medidas após instauração de uma comissão especial para acompanhar a situação no Legislativo. Entre elas está o cancelamento das sessões solenes, audiências públicas, visitas e exposições pelo prazo de 30 dias. 

O vereador que apresentar sintomas de infecção pelo novo coronavírus poderá se ausentar das reuniões mediante simples comunicação verbal ao 2º Secretário, sendo consideradas tais ausências como justificáveis. A Câmara também recomendou o regime de trabalho em home office aos servidores que se enquadrarem no grupo de risco. As demais ações podem ser acompanhadas no jornal oficial O Legislativo pelo site da Câmara Municipal









 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90