15/10/2019 às 08h11min - Atualizada em 15/10/2019 às 08h11min

Brasileiro de Karatê em Uberlândia tem saldo positivo

Mais de 3 mil atletas estiveram na cidade para o brasileiro interclubes; título geral fica com paulistas

EDER SOARES
Atletas de Santa Catarina durante competição, que ocorreu no Praia Clube | Foto: Divulgação

A edição 2019 do Campeonato Brasileiro Interclubes, encerrada no último domingo (13), no Praia Clube, é considerada pela organização da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) como a maior edição já realizada pela entidade. Foram mais de 3 mil atletas dos 26 estados, além do Distrito Federal, e 420 clubes, sendo que Uberlândia entrou na disputa com cerca de 100 atletas.

Entre os uberlandenses presentes, como era de se esperar, o destaque ficou conta de Rafael Santos, que treina na academia Takey. Ele conquistou três medalhas, sendo uma de ouro no sub-21, outro ouro na equipe sênior e uma de prata no universitário sênior. “Muito bom competir em casa. Foram resultados muito importantes para mim, pois já tinha conquistado bons resultados neste ano, mas sem medalhas”, disse Rafael, que ainda terá competições importantes ao longo do ano, como as etapas do Nacional, valendo pontos para o ranking.

Além dos números, a qualidade técnica apresentada pelos atletas de todas as categorias empolgou os dirigentes da CBK, que têm dentre suas prioridades a massificação da modalidade em todo o país. “Os números demonstram o grande marco do evento, que teve o apoio da comunidade de Uberlândia, da estrutura disponibilizada pelo Praia Clube, do Comitê Brasileiro de Clubes, atletas e de todos os envolvidos na sua realização”, destaca William Cardoso, diretor técnico da CBK.

Ele analisa que a presença dos principais atletas da Seleção Brasileira Sênior nas finais, transmitidas ao vivo pela SporTV3, também reforça o trabalho que vem sendo feito pela comissão técnica da Seleção. “Foi oportuno para que os técnicos fizessem uma avaliação sobre o prosseguimento do processo olímpico para que o Brasil possa ter um bom número de atletas nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio”, finalizou o dirigente.

ELITE
Os confrontos na categoria sênior, no qual estão os caratecas candidatos a ir ao Japão 2020, protagonizaram lutas extremamente equilibradas nas 12 disputas. Logo na abertura dos duelos, no sábado (12), Edemilson Santos venceu de virada Douglas Brose, bicampeão mundial, por 2 a 1. “Muitas vezes treinamos juntos, o que torna a luta mais difícil, por conhecermos as peculiaridades um do outro”, comentou o atleta, que sagrou-se heptacampeão nacional pela categoria Kumitê até 60 quilos. 

Uberlândia parece ser um talismã para Valéria Kumizaki. Campeã no Kumitê até 55 quilos, a carateca lembra que o seu primeiro título nacional foi conquistado justamente na cidade do Triangulo Mineiro. A conquista por 5 a 0 contra Carolaini Pereira (que ganhou duas medalhas de ouro e duas pratas) ainda tem outro sabor especial, já que há alguns anos Valéria não disputava o Brasileiro devido aos compromissos em torneios no Exterior. Por falar em competições internacionais, o próximo desafio da carateca é a etapa da Premier League, em Madri, na Espanha, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. 

POR DELEGAÇÕES 
Na classificação geral por delegações, São Paulo conquistou o título geral do Campeonato Brasileiro Interclubes de Karate, com 304 medalhas no total na classificação olímpica, das quais 89 de ouro, 82 de prata e 133 de bronze. O vice-campeonato ficou com Santa Catarina, com 115 medalhas, sendo 44 ouro, 30 prata e 41 bronze, seguido de Minas Gerais, que conquistou 94 medalhas, das quais 23 de ouro, 19 de prata e 52 de bronze. 

No ranking por clubes, a Yokohama, de Joinville (SC), ficou em primeiro lugar com 16 medalhas, sendo nove de ouro. Impacto, de Tubarão (SC), terminou na vice-liderança, com 11 medalhas, das quais cinco de ouro; Hardy, de Sobradinho (DF), em terceiro lugar, com nove medalhas, sendo cinco de ouro. No desempate, a equipe catarinense levou quatro medalhas de bronze, contra duas da representação do Distrito Federal. 





 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »