Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/03/2019 às 12h30min - Atualizada em 15/03/2019 às 12h30min

Uberlândia recebe torneio de xadrez neste domingo

Competição acontece no UNA e vale pontos para o ranking brasileiro

EDER
Torneio irá reunir mais de 40 enxadristas, que irão competir em diversas modalidades | Foto: Divulgação
Mais de 40 enxadristas de toda a região estarão reunidos, na manhã de domingo (17), na sede do Centro Universitário Una, no bairro Jardim Karaíba, na zona sul da cidade, onde acontecerá o primeiro Circuito de Xadrez Rápido da Liga Uberlândia/Catalão (LXUC) 2019. O evento começa a partir das 9h e terá como entrada R$ 15 para crianças e R$ 20 para homens, dinheiro que será utilizado para ajudar nas despesas da competição e na premiação dos campeões.

O campeonato envolverá competidores das cidades de Uberlândia, Catalão, Monte Carmelo, Araguari, Ituiutaba e Nova Ponte, e valerá pontos para o ranking nacional da Liga Brasileira de Xadrez (LBX). Estarão presentes nomes regionais e nacionais como o ituiutabano Sonivaldo Goulart, campeão dos Jogos de Minas Gerais (Jimis), os uberlandenses Frederico Armond, também campeão neste ano dos Jimis, e Raphael Rodrigues Santos, atual campeão mineiro, além da campeã brasileira Lesly Montufar, que está no penúltimo nível técnico para se tornar grande mestre de xadrez. A araguarina Júlia Tonini, de 8 anos, é uma das maiores revelações da região e competirá na categoria infantil.

Um dos organizadores do campeonato e que também competirá na categoria absoluto é Lúcio Borges de Freitas, de 43 anos, professor da modalidade em toda a região. Ele afirmou que a competição deverá ser o pontapé inicial para que o esporte cresça cada vez mais em toda a região.
“A expectativa é muito boa, pois será a primeira competição. O objetivo é fazer a divulgação do xadrez e disseminar esta modalidade como esporte no interior de Minas Gerais, sendo estes os dois pontos principais, além de fazer a integração entre os praticantes da modalidade na região. Queremos que as pessoas tomem conhecimento sobre o que o xadrez agrega como atividades intelectuais e comportamentais”, disse.

A competição estará dividida em três categorias e os primeiros três colocados receberão medalhas. Já a categoria principal, absoluta, premiará os campeões com dinheiro, valor que dependerá do número de inscrições.

APRENDER

O Clube do Xadrez de Uberlândia funciona na “Casa do Papai Noel”, na Praça Sérgio Pacheco, onde são ministradas aulas para alunos de todas as idades. Os interessados devem procurar o professor Cláudio Roberto pelo número 99165-2992. A escola funciona de terça a sexta, das 14h às 20h.

HISTÓRIA

O xadrez começou a ser difundido e popularizado no Brasil por volta da década de 1920, tendo sido disputado o primeiro Campeonato de Xadrez Brasileiro em 1927. O primeiro vencedor foi o médico João de Souza Mendes, até ser substituído, em 1933, por Orlando Roças Júnior. Inicialmente, os campeonatos aconteciam por meio de matches (várias partidas entre dois jogadores). Porém, em 1945, foi instituído o método de torneios entre os jogadores. A escolha de um método que fosse mais apropriado para as disputas de xadrez foi um grande avanço, já que um torneio com os melhores enxadristas é a forma mais justa de escolher o campeão, segundo o afirmado pelos próprios competidores.
 
 
 
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90