Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/08/2018 às 08h37min - Atualizada em 30/08/2018 às 08h37min

Paratleta busca apoio financeiro para competir

EDER SOARES
Rafaela treina no Sesi Gravatás e quer ir à Paralimpíada | Foto: Divulgação
Rafaela Silva, de 31 anos, é paratleta de lançamento de discos e compete defendendo a equipe Minas Olímpica/Futel, que faz treinos diários no Sesi Gravatás. A atleta, sua equipe, amigos e o “Time de Campeões”, projeto coordenado pelo técnico Leandro Garcia para divulgar resultados e apoiar o esporte paralímpico, fazem campanha para viabilizar cerca de R$ 10 mil para custear a ida de Rafaela e staff ao Open Internacional. A competição acontecerá entre os dias 14 e 22 de outubro em Barranquilla, na Colômbia.

No país vizinho, a paratleta passará por uma junta de avaliação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI) e, se aprovada, obterá classificação internacional, estando liberada para participar de outras competições mundiais. Leandro Garcia explica que a avaliação internacional é primordial para Rafaela participar também do Parapan, em 2019, e das Paralimpíadas de Tóquio, em 2020.

“Com os resultados atuais, a Rafaela estaria neste momento entre as 10 melhores do mundo, contudo, por não ser avaliada, ela não pode participar em competições no exterior e seus resultados não vão para Ranking Mundial. Se conseguir viabilizar a viagem para a Colômbia, ela poderá participar do Open e posteriormente pleitear vaga nas provas internacionais”, disse Garcia.

Em 2017, logo no seu primeiro ano de atividade, Rafaela, que tem deficiência visual, conquistou o título de vice-campeã brasileira. Atualmente, a lançadora tem a segunda melhor marca do Brasil e espera melhorar ainda mais seus resultados para poder disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

“Estamos treinando muito para ir bem na Colômbia e fechar entre os dez melhores do mundo, mas é claro que isso depende de muita coisa. Indo para essa avaliação, as chances de eu ser convocada para as Paralimpíadas são muito grandes, já que minhas marcas nos treinos estão muito boas. Mesmo voltando de cirurgia, a tendência é que, em um ano, eu evolua muito e consiga o objetivo. Essa avaliação será uma grande oportunidade”, disse Rafaela.
A Campanha “Seja um parceiro do Atleta Paralímpico” acontece até 30 de setembro com fins de angariar fundos para viabilizar a ida da desportista para a Colômbia. Foram feitas 1 mil rifas, cada uma no valor de R$ 10. Para contribuir com a atleta, basta acessar as redes sociais do “Time de Campeões” ou entrar em contato através do e-mail [email protected] e pelo telefone 34 988834320.  
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90