O piloto uberlandense Kenner Garcia subiu ao pódio da primeira prova no Brasil da Fórmula Vee Intercontinental Cup, que aconteceu neste domingo (29), em Interlagos, São Paulo. Kenner largou em terceiro lugar e chegou em segundo, após 12 voltas completadas em cerca de 25 minutos. Logo na largada, o piloto saiu da terceira para a segunda posição e durante todo o tempo esteve na cola de Murillo Lotorre, que venceu a prova.
Esta foi a terceira vez que o piloto uberlandense participou da competição, que é a maior categoria monoposto do mundo e a de menor custo do automobilismo brasileiro. A corrida em Interlagos abriu a temporada 2017 da FVee no país e a melhor volta do Kenner na pista foi de 2m01s568. Ele correu ao lado de três grandes campeões do exterior: o sul-africano Johan Wasserman, bicampeão no Canadá 1991/1992; o inglês David Taylor que compete no Canadá na F1200; e o americano Michael Varacins, tricampeão nos EUA em 2015, 2012 e 2009, que chegou em terceiro na competição deste domingo.
“Mais uma experiência, mais um título conquistado. A corrida foi espetacular, estive o tempo todo brigando pela primeira posição, inclusive cheguei a ficar em primeiro. A sensação de estar nas pistas é única a cada corrida. É bom levar o nome de Uberlândia pelo país fazendo o que eu mais gosto”, disse Garcia.
Na Fórmula Vee, Kenner participou de uma etapa do Campeonato Paulista em 2013, chegando em quinto lugar. Um ano depois o piloto voltou à mesma competição e chegou em terceiro na terceira etapa, realizada em março, e sexta na sexta etapa, que ocorreu em junho.
Sobre a Fórmula Vee
É a maior categoria monoposto do mundo e a de menor custo do automobilismo brasileiro. Existem campeonatos em mais de 14 países e é a porta de entrada do automobilismo, depois do kart. Pilotos como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace (Moco), Nelson Piquet e Niki Lauda já passaram pela Fórmula Vee.
A Fórmula Vee foi introduzida no Brasil em 1964, pelo ex-piloto e criador da Equipe Copersucar de F1 Wilson Fittipaldi Júnior, que construiu 52 carros ao longo dos primeiros anos da categoria. A 1ª corrida foi realizada em 1967, estando no grid o próprio Wilsinho e o irmão Emerson, Bi Campeão mundial de F1.
Depois de um intervalo de 30 anos, a categoria foi recriada pelo engenheiro Roberto Zullino, que em 2011 lançou um novo carro e produziu até o momento mais de 65 unidades. Os carros desenvolvidos durantes os dois períodos mantiveram o ponto forte da categoria que é manter o custo baixo, para iniciantes no automobilismo ou para aqueles que querem ter um hobby.