Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/10/2017 às 15h25min - Atualizada em 10/10/2017 às 15h25min

Posso congelar?

ADRIANA KARIMI MANISH | COLUNISTA

Ô saudades daquele tempo em que a gente chegava da escola e a casa estava cheirando a almoço que tinha acabado de ser feito.

Hoje em dia, na época da produtividade a mil, que ter sucesso é ter 28 horas por dia de compromisso, que as distâncias entre trabalho, casa e escola dos filhos ficam cada vez maiores e o trânsito está cada vez mais carregado, conseguir preparar uma refeição na hora ficou mais difícil.

Mas, com organização, um pouco de boa vontade e algumas dicas podemos proporcionar aos nossos entes queridos pelo menos alguns dias da semana com almoço ou jantares caseiros e nutritivos.

Congelar alguns alimentos crus ou preparados pode facilitar muito para a realização destes momentos. Desde que feito da forma correta. E para quem não sabe, essa prática pode preservar as vitaminas dos alimentos.

 

Confira as dicas para cada alimento:

Arroz: tem a opção de ser congelado pronto. Refogue como de costume, cozinhe e deixe esfriar. Divida em porções e guarde em sacos ou potes plásticos com tampa. Identifique a quantidade e a data de preparo com etiquetas.

Feijão: se estiver pronto, espere esfriar e coloque em potes plásticos com tampa e guarde no freezer. Quando for cozinhar, faça apenas a quantidade necessária. O procedimento é o mesmo para o feijão cozido, porém seu tempo de validade é de um mês. Grude etiquetas nas embalagens para se lembrar de quando foi feito.

Sopas e ensopados: refogue as carnes com os temperos e adicione os legumes, em seguida, acrescente o macarrão. Ponha a panela em um recipiente com água gelada para cessar o cozimento e esfriar. Coloque pequenas porções em potes plásticos. Deixe no freezer por até três meses.

Massas: podem ser congeladas cruas ou assadas. Montar a lasanha, rondelli ou canelone em refratário forrado com papel filme. Caso julgar melhor, depois de duas horas de freezer, tire do recipiente e embale com saco plástico, retirando o excesso de ar.

Panquecas: as panquecas podem ser congeladas já recheadas e com molho, ou somente a massa. Ao congelar a massa, separe com filme plástico para não grudar. As panquecas recheadas devem ser congeladas em potes plásticos ou em um refratário coberto com papel filme. Tempo de armazenamento é de três meses.

Carnes: todos os tipos podem ser congeladas. Quando crua, não lave, nem tempere, apenas tire a gordura e os ossos. Não use papel alumínio, pois ressecam a carne. Prefira os sacos plásticos ou papel aderente. Não dobre a carne e embale em porções individuais. Já as carnes assadas devem estar frias. Podem ser congeladas inteiras ou fatiadas, dentro de sacos ou potes plásticos com tampa. O molho pode ficar junto com a carne ou separado.

Aves: se abatida no ato da compra, deixe esfriar por seis horas no refrigerador. Miúdos deverão ser embalados separadamente. Retire a ave do refrigerador e coloque sacos plásticos dentro da ave, se quiser guardá-la inteira. Do contrário, coloque os pedaços em sacos plásticos. Não se assuste com a cor escura dos ossos depois de congelados, isso não altera a qualidade da ave.  Atenção para os prazos, aves inteiras de 6 a 8 meses e frango em pedaços de 9 a 12 meses.

Peixes e frutos do mar: se puder, guarde o peixe inteiro e conserve a pele para proteger o peixe. Peixes gordos (salmão, atum e sardinha) congelam mais facilmente. Peixes magros como truta, pescada, bacalhau e linguado podem ser conservados por mais tempo (6 a 8 meses). Para congelar o bacalhau, apenas retire o sal.

Frutas: com exceção da banana e pêra d’água, todas as frutas podem ser congeladas. Lave com água gelada, descasque e tire as sementes. Congele inteiras ou cortadas e guarde no freezer em sacos plásticos. As polpas que serão usadas para sucos devem ficar em embalagens individuais ou em forminhas de gelo.

Vegetais: a maioria precisa ser pré-cozida antes do congelamento. O “branqueamento” conserva textura, cor e sabor. Corte os vegetais e coloque-os em água fervente. Cozinhe até que fiquem “al dente”. Com uma peneira, tire a porção e mergulhe em um recipiente com água e gelo até ficarem frios.  Escorra e embale.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90