Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/06/2024 às 08h00min - Atualizada em 25/06/2024 às 08h00min

Uma surra histórica

ANTÔNIO PEREIRA
O Dr. Domingos Pimentel de Ulhôa, médico, tinha uma personalidade inflexível. Certa ocasião, foi eleito presidente da Sociedade Médica de Uberlândia e recusou-se a assumir porque não tinha sido consultado antes das eleições, se aceitava ser candidato. Doutra feita, levei-lhe um livro que acabara de publicar, honrado por tê-lo como leitor, e não consegui sair de sua sala sem receber um valor que ele próprio estimou porque eu me recusava a colocar preço.

Homem discreto que escreveu muito e nunca fez questão de divulgar seus trabalhos literários (a tradicional e extinta revista “Fon-fon”, do Rio de Janeiro, publicou-lhe dois poemas que se perderam), admirava e estimulava os jovens talentos da terra.

Numa rápida rememoração de sua passagem pela vida, podemos registrar que foi médico pediatra tendo sido colega de estudos de Guimarães Rosa e de  Hilton Rocha. Instalou e foi o primeiro chefe do Centro de Saúde de Uberlândia. Foi presidente do Uberlândia Tênis Clube (UTC) quando ainda se constituía apenas da piscina construída por Custódio Pereira. Professor do Colégio Estadual e teve por aluno o futuro Ministro da Saúde, Adib Jatene. Foi diretor da Santa Casa. Foi o primeiro diretor da Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia e é o Patrono de seu Diretório Acadêmico. Foi Reitor da Universidade Federal de Uberlândia por ocasião de sua instalação em 1970. Foi Conselheiro da primeira diretoria da Sociedade Médica de Uberlândia e Presidente da terceira gestão.

Avesso à política, como o seu pai, o Juiz de Direito dr. Duarte Pimentel de Ulhôa, era muito amigo do coió José Fonseca e acabou por insistência desse experimentando uma candidatura para o mandato de vereador, iniciado em 1935 e terminado em 1937 por Ato do ditador Getúlio Vargas.  

Seu pai foi magistrado por 36 anos.

Instalou nossa Comarca em 25 de janeiro de 1892 e só a deixou por morte, ocorrida em 1928. Foi vítima de perseguição política comandada pelo Vereador Manoel Alves do Santos, que queria expulsá-lo da cidade e ao Vereador Augusto César. Os Pereira, partidários do Manoel Alves, (neto do patriarca João Pereira da Rocha), exigiam que o juiz saísse da cidade montado numa égua.

Doutra feita, o Dr. Duarte foi transferido, com promoção, para São Sebastião do Paraíso, mas o povo, com bandas e foguetes e abaixo-assinados vários incluindo um só de italianos, pediu a ele que não fosse. Duarte recusou a promoção e permaneceu em sua Uberabinha.

Mas o que nos leva a escrever esta crônica é um fato curioso: o Presidente do Estado de Minas Gerais, dr. Artur da Silva Bernardes (cujo apelido que detestava era “seu Mé”) foi quem mandou construir o Palácio da Justiça na antiga praça da República (Tubal Vilela). O fórum foi inaugurado no festivo dia 7 de setembro de 1922 (como parte dos festejos do Centenário da Independência) com muita música, foguetes e discursos, um deles proferido pelo jornalista Agenor Paes que, depois, publicou-o num pequeno livreto de sete centímetros de altura. Quem supervisionou a obra foi o próprio Dr. Duarte.

Um dia qualquer, bem antes do 7 de setembro, durante a construção, os operários já haviam largado o trabalho quando o Dr. Duarte foi ver como se encontrava a obra. Ainda nos seis primeiros momentos, as valetas para os alicerces estavam abertas e vazias. Quem ele encontrou lá no fundo dos buracos vazios? Nada menos que o menino Domingos, com 14 anos de idade já, mas ainda de camisolão, como se usava na época, emporcalhando o camisolão e enchendo de terra os buracos para os alicerces. O bom magistrado não teve dúvida, desceu de seu costumeiro “aplomb” Londrino, puxou do correião e sacudiu uma surra exemplar no futuro Reitor da Universidade Federal de Uberlândia.

Fonte: entrevista com o dr. Domingos em 1988


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90