Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/09/2017 às 15h22min - Atualizada em 15/09/2017 às 15h22min

Dança da chuva

ADRIANA KARIMI MANISH | COLUNISTA

Quem já assistiu desenhos como o Pica Pau, com certeza viu alguma referência ao ritual indígena da “Dança da Chuva". Pois é, deveríamos tê-la aprendido, pois este tempo seco está difícil de passar.

Não tem creme que deixe a pele macia, não tem limpeza em casa que permaneça, é nariz com sangramento, é garganta seca, além do agravamento de problemas como a rinite alérgica e olhos irritados.

Para amenizar esses sintomas há algumas dicas simples, mas que no decorrer desses dias fazem grande diferença.

 

ÁGUA

O poder da água no corpo é incrível. Beber água equilibra os fluidos corporais, ajuda a manter a pele com boa aparência, energiza os músculos e, ainda, refresca sem calorias. E não precisa nem dizer que a água é vital para a maioria das funções do corpo. Aqui é hidratação de dentro pra fora. Quem bebe pouca água precisa criar truques para beber mais.

 

ABACATE

Abacate é uma grande fonte de vitamina E, C, gorduras monoinsaturadas. Abacates são uma grande fonte de antioxidantes carotenoides. Todas essas características tornam essa fruta um alimento incrível para pele. Inclua na sua alimentação. É possível até complementar a hidratação com uma máscara de abacate caseira para o cabelo ou para a pele.

 

PEIXE

Os peixes possuem alta concentração de ácido graxo ômega-3 (como o salmão, a sardinha, a anchova, etc), que são gorduras saudáveis e excelentes para nutrir a pele. Isso também ajuda a reduzir a produção de substâncias inflamatórias, ajuda contra o câncer. Todas essas substâncias ajudam a combater radicais livres e garantem mais hidratação natural para a pele. Coloque peixinho no seu cardápio! Opte pelo peixe grelhado, cozido, assado. É mais saudável!

 

LEGUMES E FRUTAS DE COR LARANJA E DE COR AMARELA

São repletos de vitamina A e betacaroteno. Todo mundo já ouviu falar que mamão e cenoura são bons para a pele. Vitamina A contribui para a renovação celular. O betacaroteno é um antioxidante importante para a pele. Ele ajuda a combater a pele seca, ajuda a pele a lidar melhor com o sol e com os danos ambientais e, também, combate os radicais livres. Não precisa exagerar! É só incluir na alimentação de maneira equilibrada. A vitamina C, que também está presente em alguns desses alimentos, contribui para a renovação celular, fortalece a imunidade e favorece o brilho radiante da pele. Manga, mamão, cenoura, laranja, abóbora...

 

NOZES, CASTANHAS E SEMENTES

Esse grupo são alimentos ricos em zinco. A falta de zinco pode provocar problemas de cicatrização, queda de cabelo, pele mais seca que o normal, baixa imunidade, aparecimento de acne. O zinco protege o corpo contra agentes oxidantes, fortalece a imunidade, é essencial para a síntese de diversas enzimas e para o fortalecimento de unhas, cabelos, pele. Bons dermatologistas pedem exame de zinco para verificar se há deficiência desse mineral. Inclua as oleaginosas na sua alimentação!

 

FOLHAS VERDES

Os vegetais de cor verde mais intenso são repletos de ferro, ômega-4e vitamina A, B e E. Tudo isso ajuda a proteger a pele, mantê-la saudável e bonita. Então esqueça aquela história de comer só a alface comum. Que tal fazer um mix de folhas? Ou, então, aquele delicioso espinafre? E, até mesmo a deliciosa couve. Dê um up na sua ingestão de folhas como essas!

 

Além da alimentação há outras medidas simples, como:

- Não fazer exercício físico no período das 10h às 17h

- Deixar um recipiente com água ou um pano molhado no quarto

- Não usar umidificador elétrico por muitas horas seguidas, pois há risco de formação de mofo e bolor

- Hidratar as narinas com soro fisiológico

- Manter ambientes limpos e arejados, livre de tabaco e poeira

- Colocar algodão úmido por alguns minutos em cima dos olhos

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90