Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/03/2024 às 08h00min - Atualizada em 19/03/2024 às 08h00min

Praia perde copa na prorrogação

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Liga Nacional de Futsal realizou na semana passada, em Gramado (RS), no Ginásio José Francisco Perine (Perinão), mais uma edição da Supercopa Gramado de Futsal, envolvendo 8 equipes filiadas à LNF. Participaram: Chave A - Joinville (SC), ACBF – Carlos Barbosa (RS), Minas Tênis (MG) e Campo Mourão (PR), e na Chave B - Atlântico Erechim (RS), Assoeva de Venâncio Alves (RS), Santo André/Intelli (SP) e Praia Clube Uberlândia (MG). Jogaram entre si nos grupos na fase inicial para definir os semifinalistas.

As rodadas da fase preliminar ficaram assim: Joinville 1x0 Campo Mourão, Atlântico Erechim 4x1 Santo André/Intelli, ACBF – Carlos Barbosa 1x0 Minas Tênis e Praia Clube 4x0 Assoeva (primeira); Campo Mourão 5x3 Minas Tênis, ACBF – Carlos Barbosa 4x2 Joinville, Atlântico Erechim 4x2 Assoeva e Praia Clube 0x0 Santo André/Intelli (segunda); Assoeva 3x2 Santo André/Intelli, ACBF – Carlos Barbosa 2x1 Campo Mourão, Joinville 1x0 Minas Tênis e Praia Clube 1x1 Atlântico Erechim (terceira). Os gols do Praia foram marcados por Gilvan (2x), Fabinho e Rafa sobre o Assoeva, e Fabinho sobre o Atlântico Erechim.  

Na sexta-feira foi disputada a fase semifinal, com o Ginásio Pernão lotado, e duas excelentes partidas foram disputadas. O Joinville derrotou o Atlântico Erechim por 5 a 3, enquanto o Praia Clube voltou a ganhar do ACBF -0 Carlos Barbosa por 3 a 1, resultados que determinaram uma forte decisão entre Joinville e Praia Clube, no sábado.

Com o Ginásio Pernão novamente lotado, o Joinville conquistou o tricampeonato da Supercopa Gramado de Futsal. A final ocorreu na tarde deste sábado (16), na Serra Gaúcha, contra o Praia Clube. Após o empate em 2 a 2 no tempo normal, a decisão foi para a prorrogação. Melhor para os catarinenses que venceram por 4 a 1 no tempo extra. No tempo normal, Fabinho e Torres marcaram para os mineiros, enquanto Eder Lima (2x) marcou para os catarinenses.  

Agora o Praia se prepara para começar a disputa da Liga Nacional, quando enfrenta o Taubaté na primeira rodada, no interior paulista. O Praia Clube, 12º colocado na LNF no ano passado, e que foi eleito o “clube do ano”, pela Fena Clube em 2023, perdeu muitos jogadores para este ano, como o pivô Barbosinha, por exemplo. O atual campeão da Taça Brasil aposta em nomes conhecidos, como o goleiro Wolverine, que permanece no time, e de Cabreúva, que vem trazer experiência ao elenco.

À LNF o supervisor praiano disse: “A gente teve que reformular a equipe. Foi uma ação muito grande, pois ficaram somente três atletas do ano passado, por necessidade de perda de jogadores para outros times. Mesmo assim, montamos um grupo competitivo com atletas que chegam para nos ajudar bastante, casos do Cabreúva, Torres, Andrezinho e Fabinho. Temos certeza de que vão vir coisas boas durante o ano”, projeta Adeodato Júnior, supervisor do Praia Clube.  

O modelo de disputa da LNF será diferente para este ano. Serão 24 clubes, onde os 16 melhores classificados seguem realizando os playoffs. Os quatro piores, considerando a somatória da pontuação do ranking criado em 2023, são rebaixadas para a Liga de Acesso em 2025. Dessa forma, no próximo ano a LNF passará a ter 20 clubes.

A rodada de abertura da LNF 2024 terá estas partidas:
Tubarão x Cascavel
Blumenau x ACBF
Minas Tênis x Atlântico Erechim
São Lourenço x Magnus/Sorocaba
Pato Branco x Assoeva
Marreco x Joaçaba
Umuarama x Jaraguá do Sul
Esporte Futuro x São José dos Campos
Brasília x Joinville
Campo Mourão x Corinthians
Foz Cataratas x Santos André/Intelli
Taubaté x Praia Clube

LIGA COMEÇOU JUVENIL E JÚNIOR
Além do Campeonato Rural, que começou na semana passada, a Liga Uberlandense de Futebol deu início também aos Campeonatos Juvenil e Júnior, o primeiro com seis equipes e o outro com oito times. Jogam entre si na fase preliminar para definir os semifinalistas. Na abertura, no Juvenil, Voluntários 8x0 Gaviões do Cerrado, Flamengo 2x0 Lucca Ferrari e Santa Mônica 9x1 Canaã. No Juniores, Canaã 13x0 Lucca Ferrari, Dona Zulmira 2x2 Guará, Nova Aliança 2x2 Flamengo e São Jorge 3x1 Voluntários.

No Campeonato Rural, a rodada ficou assim: União Martinésia 1x1 Miraporanga, Martinésia 2x1 Areião, Olhos Dágua 1x0 Mangue, Pereiras 3x2 União Santa Maria e Tapuirama 3x1 Cruzeiro dos Peixotos. Ainda no Rural, três times venceram nas duas rodadas, somando 6 pontos: Olhos D’água, Martinésia e Tapuirama, os dois primeiros na Chave A e o outro na Chave B.

CONGADO REALIZA O 20º CAMPEONATO
Com o objetivo de fortalecer sempre a integração de congadeiros, começou no domingo (17) o 20º Campeonato de Futebol de Congado de Uberlândia, com participação de 10 equipes, todas representantes de grupos de congados da cidade, que jogam nos poliesportivos da Futel. A competição será disputada pelas seguintes equipes: Catupé Dona Zulmira, Rosário Santo, Moçambique Pena Branca, Congo Prata, Moçambique Angola, Congo Verde Branco, Congo Sainha, Moçambique Estrela Guia, Catupé Martins e Marinheiro São Benedito.

“O congado faz parte da cultura do Brasil e tem uma importância histórica para o povo de Uberlândia. As equipes são formadas totalmente por integrantes dos grupos de congado e o público sempre comparece em grande número aos jogos. A Prefeitura de Uberlândia, por determinação do prefeito Odelmo Leão, mais uma vez proporciona total apoio para a realização da competição”, disse o diretor-geral da Futel, Edson Cezar Zanatta.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90