Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/04/2024 às 08h00min - Atualizada em 09/04/2024 às 08h00min

Começou o projeto Força no Esporte

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Começaram ontem, dia 8, as atividades do Programa Força no Esporte (Profesp/Pelotão Esperança), desenvolvido pelo 36º Batalhão de Infantaria Mecanizada (36º BIMec) em parceria com a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), e o Praia Clube. Neste ano, a iniciativa atenderá 200 alunos, de 9 a 12 anos, com aulas de atletismo, futebol, vôlei, handebol e natação oferecidas gratuitamente de segunda a quinta-feira, em dois períodos (manhã e tarde) no próprio Batalhão.

A iniciativa é voltada a crianças em situação de vulnerabilidade social, que são selecionadas por quatro escolas municipais (Freitas Azevedo, Professora Maria Regina Arantes Lemes, Professora Josiany França e Gladsen Guerra de Rezende) e pela Escola Estadual Marechal Castelo Branco.

“Esse ano, o projeto tem algumas novidades, como a ampliação do número de crianças atendidas (que passou de 120 para 200) e a implantação de uma nova modalidade, que é a natação”, informa uma das professoras do Profesp/Pelotão Esperança, a profissional de educação física da Futel, Márcia Barboza.

O diretor geral da Futel, Edson Cezar Zanatta, destaca a importância da iniciativa. “O Profesp/Pelotão Esperança é uma parceria de sucesso e tem alcançado importantes resultados ao longo dos anos. Para isso, utiliza o esporte para alcançar os objetivos do programa, em especial desenvolver valores sociais e cidadania, reduzir a exposição aos riscos sociais, revelar talentos e desenvolver a capacidade física e a habilidade motora”, completou.

LUF MOVIMENTA CAMPEONATOS
Os campeonatos Rural, Juvenil e Júnior que a Liga Uberlandense de Futebol realiza no momento, tiveram sequência no final da semana, todos na primeira fase.

No Rural “Odelmo Leão”, que tem 11 equipes em dois grupos, a rodada ficou assim: Martinésia 2x1 Olhos Dágua, União Santa Maria 3x1 Mangue, Pereiras 1x1 Areião, União Martinésia 2x1 Valparaiso e Miraporanga 2x0 Cruzeiro dos Peixotos. A classificação agora está assim: Chave A – Martinésia disparado com 12 pontos, Pereiras e Areião com 7, Olhos Dágua 6, União Santa Maria 3 e o Mangue ainda não pontuou; Chave B – Tapuirama também absoluto com 9 pontos, União Martinésia 7, Miraporanga 4, Valparaiso 3 e o Cruzeiro zero ponto.

No Júnior, com 9 times, disputou a terceira rodada, que ficou assim: Luizote 3x1 Nova Aliança, Dona Zulmira 8x0 Lucca Ferrari, Flamengo 1x0 São Jorge e Voluntários 2x2 Guará. A classificação mostra o Dona Zulmira na frente com 7 pontos, seguido por Canaã com 6, Guará 5, Flamengo 4, São Jorge e Luizote 3, Nova Aliança 2, Voluntários e Lucca Ferrari com 1 ponto.

O Juvenil tem participação de 7 equipes e a terceira rodada mostrou os seguintes resultados: Essube 3x2 Canaã, Gaviões do Cerrado 4x1 Lucca Ferrari e o empate de 2 a 2 entre Voluntários e Santa Mônica. Nesta categoria o Santa Mônica lidera com 7 pontos, seguido pelo Essube com 6 e um jogo a menos, Voluntários 4, Flamengo, Lucca Ferrari e Gaviões do Cerrado com 3, e o Canaã ainda não conseguiu pontuar.

Ainda na Liga Uberlandense de Futebol, será realizada no próximo domingo, dia 14, a primeira rodada da fase semifinal do Campeonato Amador da Divisão Especial, referente ao ano de 2023, após se arrastar por dois meses parado “sub judice”. O Roda Viva joga com o Aurora e o Dona Zulmira enfrenta o Voluntários, com inversão de mando na partida da volta, dia 21.

UBERLÂNDIA COM TIMES NO FUTSAL
O Campeonato do Interior, organizado pela Federação Mineira de Futsal, é a competição oficial entre clubes, associações e prefeituras no interior do Estado de Minas Gerais. Essa competição teve seu início no ano de 1960 somente com a categoria adulta e nos dias atuais é realizada nas categorias sub 9, sub 10, sub 11, sub 12, sub 13, sub 14, sub 15, sub 16, sub 17, sub 20 e adulto (no masculino), sub 13, sub 15, sub 17, sub 20 e adulto (no feminino). 

O Campeonato do Interior começa no próximo dia 26 e é regionalizado por áreas para facilitar deslocamento e custos de seus participantes. Além disso, ele é classificatório para o Campeonato Estadual que por sua vez é classificatório para diversas competições nacionais de clubes.

A cidade de Uberlândia tem vários representantes também este ano no Campeonato do Interior com equipes de base. São elas: Praia Clube, Associação Desportiva Futsal Uberlândia, Demize Academy, Base Sporting Clube, Associação Esportiva Base Sporting Club, e Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), esta nas categorias 10, 11, 12, 13, 14 e 15.

ATLETISMO TEVE FESTIVAL NO SESI
Foi realizado sábado no Sesi Gravatás o Festival Interno de Atletismo Olímpico e Paralímpico 2024. O evento foi promovido pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e contou com participação de 220 alunos da iniciação esportiva e atletas do alto rendimento da Futel e das equipes formadas em parceria com o Praia Clube, Exército Brasileiro (36º BIMec), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU).

Com o objetivo de fomentar a modalidade e apresentar à população um pouco do trabalho desenvolvido pela Futel e parceiros no atletismo olímpico e paralímpico, o festival teve provas de velocidade, arremesso de peso, lançamento de dardo e lançamento de disco, com entrega de medalhas a todos os participantes.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90