Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/04/2024 às 08h00min - Atualizada em 02/04/2024 às 08h00min

Jimi: Sedese altera a programação

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) anunciou a alteração no cronograma de execução dos Jogos do Interior de Minas Gerais (Jimi) Futsal (foto). Com essa alteração, a 1° Semana da Etapa Microrregional será realizada entre os dias 1° e 5 de maio, com execução das oito etapas microrregionais.

A prorrogação busca garantir que todos os interessados tenham a oportunidade de participar da maior competição esportiva-educacional do interior do estado. É o que destaca Daniel Nery, da Diretoria de Incentivo ao Esporte de Participação de Formação e de Rendimento da Sedese. “A decisão de prorrogar as inscrições e ajustar o cronograma foi tomada para garantir a melhor experiência possível para todos os participantes. Esta iniciativa permitirá que mais atletas tenham a oportunidade de se envolver e contribuir para o sucesso do evento”, ressalta.

As inscrições para as etapas microrregionais permanecem abertas até o dia 12 de abril e podem ser realizadas on-line, clicando aqui. Esta data inclui a inscrição dos municípios interessados e a indicação dos atletas que participarão da competição. Podem participar do Jimi Futsal atletas, federados ou não, exclusivamente nascidos ou com domicílio eleitoral em Minas Gerais, que tenham idade a partir de 16 anos, em ambas as categorias, masculina e feminina.

UBERLÂNDIA FORA DO MINEIRO SUB-20
O Campeonato Mineiro Sub-20 deste ano está programado pela Federação Mineira de Futebol, após realização do Conselho Técnico para definição da competição. O Uberlândia Esporte Clube não disputará o campeonato, mas a cidade será representada pelo XV de Novembro Esporte Clube (chamado também de XV Uber).

São 15 equipes confirmadas na disputa: América, Associação Desportiva Internacional de Minas, Athletic Club, Atlético Clube de Três Corações, Betim Futebol, Boston City, Clube Atlético Mineiro, Coimbra, Cruzeiro, Contagem, Esporte Clube Futgol, Ipatinga, Minas Boca, Santarritense e XV de Novembro Esporte Clube.de Uberlândia.

A fórmula de disputa definida repete o modelo da edição anterior, sendo a competição realizada em 1ª fase, quartas de final, semifinal e final.

Na 1ª Fase, as 15 equipes se enfrentarão uma única vez (turno), classificando-se para a fase seguinte as oito primeiras colocadas com o maior número de pontos ganhos.

Nas Quartas de Final, as oito equipes classificadas se enfrentarão em jogos de ida e volta (mata-mata), com os quatro clubes de melhor campanha na 1ª fase disputando o jogo de volta como mandante. Os confrontos serão entre 1ºx8º, 2ºx7º, 3ºx6º e 4ºx5º. Os critérios de desempate, para indicar o clube vencedor de cada confronto, quando houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas, serão os seguintes, aplicáveis à fase e nessa ordem: a) maior saldo de gols; b) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.

Na Semifinal, as quatro equipes classificadas se enfrentarão em jogos de ida e volta (mata-mata), com os dois clubes de melhor campanha na 1ª fase disputando o jogo de volta como mandante.

Na Fase Final, as duas equipes classificadas se enfrentarão em jogos de ida e volta (mata-mata), com o clube de melhor campanha na 1ª fase disputando o jogo de volta como mandante.

Os critérios de desempate, para indicar o clube vencedor do confronto, quando houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas, serão os seguintes, aplicáveis à fase e nessa ordem: a) maior saldo de gols; b) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.

Terminada a Primeira Fase, as duas equipes piores classificadas estarão rebaixadas para o Campeonato Mineiro 2025 - Sub20 – 2ª Divisão.

O campeonato terá início previsto para o dia 11 de maio de 2024 e o término se dará em 5 de outubro de 2024, podendo ser modificadas tais datas, no interesse da competição, bem como em razão da superveniência de torneios nacionais como Campeonato Brasileiro Sub-20, Copa do Brasil Sub-20 e/ou Supercopa Sub-20.

UBERLANDENSES NO MINEIRO SUB-15 e 17
A Federação Mineira de Futebol realizou conselho técnico com os clubes para definição dos detalhes da disputa do Campeonato Mineiro Sub-15 e Sub-17. Em reunião na sede da FMF, os clubes acertam as condições. A competição em previsão deve começar no dia 18 de maio e encerra-se em 30 de novembro.

As equipes confirmadas são as seguintes: América, Associação Esportiva Uberabinha de Juiz de Fora, Internacional de Minas, Athletic, Betim, Boston City, Atlético, Coimbra, Cruzeiro, Futgol, Inter São Gotardo, North Esportes, Tombense, XV de Novembro (XV Uber) e Esporte Social Uberlândia – Essube. Desta forma, Uberlândia estará representada nas competições pelo XV de Novembro, chamado também de XV Uber, e pelo Essube. Assim, o Uberlândia Esporte Clube não disputará nenhum campeonato de base da FMF este ano. 

A fórmula de disputa definida tem uma fase inicial e um octogonal para definir o campeão. Na 1ª fase, as 15 equipes se enfrentarão uma única vez (turno), classificando-se para a fase seguinte as 8 primeiras colocadas com o maior número de pontos ganhos na classificação conjunta, ou seja, somados os pontos obtidos nas duas categorias (Sub 15 e Sub
17).

No octogonal, as 8 equipes classificadas se enfrentarão uma única vez (turno), com 7 jogos para cada clube, sagrando-se campeã a equipe que tiver mais pontos ao final da sétima rodada. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90