Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/04/2024 às 08h00min - Atualizada em 19/04/2024 às 08h00min

Júlia Turtelli na Seleção do Brasil

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Confederação Brasileira de Karatê (CBK) promoveu na semana passada, na cidade de Joinville (SC), no Centreventos Cau Hansen, uma seletiva nacional para a formação da Seleção Brasileira de Karatê 2024.

Ao todo foram 555 atletas representando 10 federações de todo o país na disputa da classificatória do Campeonato Brasileiro. Na Seletiva Nacional os números também impressionaram, foram mais de 390 atletas de 16 estados do país na busca por vaga no Sul-Americano da modalidade.

As duas principais modalidades do Karatê – e que foram colocadas em disputa em Joinville – são o Katá e o Kumitê. No Katá o atleta se apresenta, sem contato físico. Cinco juízes atribuem pontos ao carateca de acordo com o seu desempenho, com base na execução correta e na velocidade dos movimentos. Já o Kumitê coloca os atletas em combate. Os golpes têm a pontuação variável, determinada pela área do corpo que atingem.

Antes da seletiva de Joinville (SC), a uberlandense Julia Turtelli Goulart, 13 anos (foto), da Associação Vencer-Do, comandada pelo Sansei Roney Vitor, esteve em Fortaleza (CE), onde realizou seis lutas, conseguindo vencer quatro. Na sequência, algumas semanas depois, foi a Joinville onde disputou a seletiva nacional e conquistou vaga para a Seleção Brasileira, que vai disputar o Pan-Americano, no Uruguai, em maio, e depois o Sul-Americano, na Bolívia, em junho. 

Júlia Turtelli começou na modalidade em 2023, sem maiores pretensões, influenciada apenas por filmes de séries de televisão e pelo padrasto que é carateca. Em pouco tempo estava apaixonada pelo esporte e de forma natural aumentou a dedicação e seu desempenho era positivo. 

Em poucos meses mostrando seu potencial, disputou a primeira competição: os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), conquistando medalha de ouro, passando assim a integrar a Federação Mineira de Karatê, para formar a seleção da entidade na disputa dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), onde foi medalha de bronze, competindo com as principais atletas de toda parte do Brasil. Depois disso participou de duas Copa Minas e um Open Nacional, ganhando medalhas de ouro. Ainda em 2023, como as principais competições nacionais já haviam começadas, ela não teve como participar.

Este ano, Júlia Turtelli Goulart já conquistou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro, na etapa classificatória em Caucaia, no Ceará, 17km de Fortaleza, e foi finalista do Campeonato Mineiro. No entanto, a principal conquista até agora é a vaga para a Seleção Brasileira, realizando três lutas e ficando com a única vaga para a Seleção. Em junho, a uberlandense estará em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, defendendo o Brasil no Campeonato Sul-Americano.

LIGA DEFINE OS DOIS FINALISTAS DOMINGO
Será novamente no Centro Esportivo Airton Borges da Silva, neste domingo, dia 21, a segunda rodada da fase semifinal do Campeonato Amador da Divisão Especial da Liga Uberlandense de Futebol. Para os jogos da volta foram invertidos os mandos e horários.  O Aurora, 39 pontos até o momento em todas as fases do campeonato, joga às 8 horas contra o Roda Viva, que tem 25 pontos, e o Voluntários, que tem 36 pontos, enfrenta o Dona Zulmira, com 30 pontos, às 10h20. Como os dois melhores pontuados venceram por 1 a 0 na primeira rodada, têm a vantagem do empate e têm também as melhores chances para serem os dois finalistas.

VIOLÊNCIA NA BASE SUSPENDE RODADA
A Liga Uberlandense de Futebol suspendeu a rodada que seria realizada neste domingo, dia 21, pelos Campeonatos Júnior e Juvenil. De acordo com a Portaria 002/2024, “Os jogos programados nas categorias Júnior e Juvenil para o dia 21/04, conforme tabelas, ficam adiados para o dia 05/05. Os demais jogos, conforme tabelas, serão realizados nas datas subsequentes”. 

Segundo ainda a portaria, a decisão foi tomada, “Considerando os fatos de violências ocorridos nos jogos realizados nos Poliesportivos Luizote de Freitas e Santa Luzia, na categoria Júnior, no dia 14/04”. A informação é a de que aconteceram cenas lamentáveis, principalmente em categoria de base, como é a do Júnior, nos jogos Flamengo x Voluntários, no Poli Luizote de Freitas, e Luizote x Dona Zulmira, no Poli Santa Luzia.

Por outro lado, a Liga dá sequência ao Campeonato Rural, com a primeira rodada da segunda fase – quartas de final, em jogos de ida e volta, com os seguintes confrontos: Miraporanga x Martinésia, Valparaiso x Pereiras, Olhos Dágua x Tapuirama e Areião x União Martinésia, todos às 10 horas.  

SOÇAITE DO PRAIA NA VAI ENCERRAR ETAPA
Com quatro rodadas realizadas até o momento, apenas dois times venceram todos os seus jogos na primeira fase do Campeonato de Futebol Soçaite (adulto) do Praia Clube. Lideram o campeonato as equipes do Cardiovida e Zeus Agro, com 12 pontos em quatro jogos. A quinta e última rodada da etapa preliminar será realizada neste sábado, dia 20, quando serão conhecidos os quatro de cada chave que passam à segunda fase – quartas de final.

As duas rodadas passadas ficam assim: Zeus Agro 6x2 Prime Vistorias, Fideliza Seguros 4x2 Som Muleke/Yquara, Promocar 10x0 Icrop, Cardiovida 9x1 Açai Tribomix, Virtual Contabilidade 5x3 UFU e Posto Montreal 5x1 Arcus Sistemas (dia 6); Zeus Agro 11x0 Icrop, Fideliza Seguros 4x3 Promocar, Cardiovida 8x2 Posto Montreal, Arcus Sistemas 2x1 UFU, Virtual Contabilidade 1x1 Açai Tribomix e Som Muleke/Yquara 3x1 Prime Vistorias (dia 13). Nas quatro rodadas, em 24 partidas, apenas um empate foi registrado.

A classificação de momento está assim: Chave A – Zeus Agro com 12 pontos, Promocar e Fideliza Seguros com 9 (já classificados), Som Muleke/Yquara e Prime Vistorias com 3, disputando a última vaga, ejá sem chances e Icrop que ainda não pontuou; Chave B – Cardiovida com 12 pontos, Virtual Contabilidade com 10, Posto Montreal com (já classificados) Arcus Sistemas e UFU com 3, e o Açai Tribomix com 1 ponto, também sem chances.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90