Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/04/2024 às 08h00min - Atualizada em 12/04/2024 às 08h00min

Praia fecha turno invicto no basquete

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
O Campeonato Brasileiro de Basquete (Brasileirão 2024) encerrou o primeiro turno e começa o returno neste sábado, dia 13, com o time de Uberlândia (foto) enfrentando o Basquete Tatui, a quem venceu no turno. No turno, o Praia/Consigaz de Uberlândia derrotou o Vitória por 75 a 55, o Cruzeiro por 88 a 84 e o Basquete Tatuí por 73 a 72. A partida entre Osasco e Blumenau (do turno) vai ser disputada durante o returno. Estão na disputa: Cruzeiro, Basket Osasco, Consigaz/Praia Clube, Vitória, Blumenau, Liga Sorocabana, Basquete Tatuí, Brusque e Basquete Santos. O Cruzeiro é o atual campeão e vai em busca do bicampeonato. Nas outras três edições, a taça ficou com o Ponta Grossa, União Corinthians e São José.

Nesta temporada, o formato de disputa segue o mesmo. As equipes serão divididas em duas conferências, com cinco e quatro times, jogando em turno e returno. As quatro melhores avançam para as quartas de final em melhor de três jogos. E os quatro que avançarem disputam o Final Four, onde todos se enfrentam e a melhor campanha fica com o título de campeão brasileiro.

Os homenageados deste ano com seus nomes nas Conferências (chave ou grupo) são: Sérgio de Toledo Machado “Sérgio Macarrão”, e Aristides Josuel dos Santos “Josuel”. A divisão ficou assim: A Conferência Sérgio Macarrão ficou com Basket Osasco (SP), AD Brusque (SC), APAB Blumenau (SC), Liga Sorocabana (SP) e Basquete Santos/Fupes/Bluemed (SP). Já a Conferência Josuel dos Santos ficou com Praia Clube Uberlândia (MG), Cruzeiro Basquete (MG), E. C. Vitória (BA) e Grupo BT/Clube de Campo Tatuí (SP).

No basquete, a vitória conta dois pontos e quem perde ganha um ponto. A classificação do turno ficou da seguinte maneira: Conferência Josuel dos Santos – Praia Clube/Consigaz 6 pontos, venceu as três partidas, Cruzeiro com 5, Tatuí com 4 e Vitória com 3; Conferência Sérgio Macarrão – Santos com 7 pontos, Osasco com 6, Brusque e Liga Sorocabana com 5, e Blumenau com 3 pontos.

A equipe do Praia Clube/Consigaz Uberlândia está na competição com estes jogadores: Raffa Menca, Rafa Stabile, Gastón Bertona, Gustavo Scaglia, Yago Rodrigues, João Prado, JP Demétrio, Arthur de Abreu, Dwayne Brooks, Vinicius Flores, Flavin Gomes, Felipe Kopper e José Santana. O técnico é Daniel Abrão Wattfy, o supervisor é Luiz Carlos Ferreira Arantes (Luizão), assistente técnico Frederico Carvalho Rocha, preparador físico Paulo Alberto de Paula, médico Fabricio Franco Naves e fisioterapeuta Giovana Silvério da Silva.

JUDÔ: MEDALHAS NO BRASILEIRO
Judocas de Uberlândia que disputaram o Campeonato Brasileiro de Judô Regional no último final de semana, no Rio de Janeiro, conquistaram seis medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e quatro de bronze, defendendo a equipe formada por Futel e Praia Clube.

Liam Martins Goulart da categoria sub-15 conquistou a medalha de ouro, Davi Kenzo Souto Oda (sub-15) ficou com a medalha de prata, enquanto Lorenzo Biasi (sub-13), Anna Clara Prata (sub-15), Enrico Biasi (sub-18) e Felipe Vieira Gomes (sub-18) ficaram com medalhas de bronze. Gabriel Vieira Gomes (sub-15) e Davi Crozara Oliveira (sub-15) ficaram na 5ª colocação.  

A equipe foi comandada pelos treinadores, Gleyson Ribeiro Alves e Reverson Carlos da Silva, profissionais de educação física da Futel e Praia Clube, respectivamente.  A próxima competição será o Campeonato Mineiro, em Belo Horizonte, no dia 4 de maio.

POLI CANAÃ PASSA POR MELHORIAS
A Prefeitura de Uberlândia iniciou nesta semana os serviços de revitalização e ampliação do Poliesportivo Canaã, localizado no bairro do mesmo nome. Com fiscalização da Secretaria Municipal de Obras e acompanhamento da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), as melhorias contemplam reforma da quadra poliesportiva, instalação de telhas metálicas no ginásio e construção de calçada, alambrado, portaria, duas salas, dois banheiros (um masculino e um feminino), quatro vestiários com acessibilidade, dois vestiários para árbitros e depósito.

“Com esta revitalização e ampliação do poliesportivo, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, poderá oferecer mais atividades gratuitas de iniciação esportiva para crianças e adolescentes, além de lazer e qualidade de vida para a comunidade do bairro e do entorno. Com o fechamento com alambrado e portaria, as pessoas terão mais segurança para realizarem suas atividades”, destacou o diretor geral da Futel, Edson Cezar Zanatta.  

RODADA DUPLA NO AIRTON BORGES
A Liga Uberlandense de Futebol realiza neste domingo, dia 14, no Centro Esportivo Airton Borges da Silva, a primeira rodada da fase semifinal do Campeonato Amador da Divisão Especial, ano 2023. As equipes jogam em ida e volta para classificar os dois finalistas. Ao final das duas partidas, em caso de resultados iguais, o saldo de gols define a vaga. 

O primeiro confronto, às 8 horas, terá Dona Zulmira e Voluntários, 3º e 2º colocados, enquanto na partida das 10h20, jogam Roda Viva e Aurora, 4º e 1º colocados, respectivamente. No outro domingo, dia 21, o mesmo critério deverá ser mantido, com inversão de mando.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90