Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/03/2024 às 08h00min - Atualizada em 16/03/2024 às 08h00min

Loucura X sanidade

SE MANCA!, por Igor Castanheira

SE MANCA!, por Igor Castanheira

O jornalista Igor Castanheira traz seu olhar sobre temas relacionados a inclusão e acessibilidade.

IGOR CASTANHEIRA
Vamos ficar loucos! Não estamos preparados para essa mudança tão rápida de comportamento. As gerações não conversam mais, as informações que temos tornam nosso conhecimento sempre obsoleto e que aprendemos é facilmente descartável.

Sem tempo para evoluir, mas com o mundo para conquistar, estamos apressados para chegar ao fim e eu pergunto: por quê? Queremos algo que não sabemos o que é, porém nos achamos espertos para nos prender ao que concluímos do nosso passado.

Assim, as gerações antigas se esforçam para acompanhar o novo,enquanto os novos se conectam com um vazio infinito de teorias que se aplicam instantâneamente e o resultado, a maioria fica perdida em um amontoado de informações desencontradas, muitas inúteis e algumas que podem nos ajudar, no entanto, acabam esquecidas. 

Quais os valores de hoje? Quais os preconceitos de ontem? Como será o meu futuro? Respostas difíceis e inconclusivas, podemos tentar? Quais valores te importam? Por que julga o outro? Já pensou em viver o presente? 

Muitos questionamentos, sem nenhuma conclusão, não é mesmo? Com dúvidas e muitos medos, que não precisávamos ter, vamos seguindo. Viver é a meta, sobreviver é uma vitória, vencer é um acaso, ser feliz uma utopia e, nesse mundo, saber sofrer é uma qualidade admirável.

Compreendem como estamos errados? Viver é para ser uma dádiva, a vida é pra ser um presente, vencer tem que ser normal, ser feliz é nossa  essência e o sofrimento tinha que ser tratado como algo perigoso. 

Enquanto isso, continuamos a desenvolver a inteligência emocional em paralelo ou, ao mesmo tempo, com  as inteligências artificiais. Duas coisas que foram difundidas a nível mundial recentemente, na teoria ou, pelo menos é o que dizem, para um desenvolvimento humano e social.Você acredita?

Com a velocidade com que tudo acontece, na verdade, somos todos cobaias de um mundo que ninguém sabe o que está se tornando, muito menos o que vai ser no futuro. Por isso, sobreviver é uma vitória e não enlouquecer uma demonstração de força impressionante.

Em meio a essas incertezas, esquecemos que somos animais e também não nos importamos com os outros humanos. Sejam bem-vindos ao mundo real. A sorte de quem sonha é que ainda consegue viver a sua loucura com um pouquinho de sanidade!



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90