Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/03/2024 às 08h00min - Atualizada em 09/03/2024 às 08h00min

O show de Truman é real

SE MANCA!, por Igor Castanheira

SE MANCA!, por Igor Castanheira

O jornalista Igor Castanheira traz seu olhar sobre temas relacionados a inclusão e acessibilidade.

IGOR CASTANHEIRA
Em uma época em que todos somos um pouco de Truman e todos querem seu show, a nossa espontaneidade vai de encontro ao que os algoritmos e a inteligência artificial nos indicam. Deixamos de ser natural e tentamos moldar nossas emoções para ganhar mais visibilidade e engajamento.

Cada vez mais artificiais e frios, criamos uma sociedade que Truman descobriu ao longo do filme, de 1998. O personagem vivido por Jim Carrey ficou perdido, confuso e nos mostrou emoções e milhões de sentimentos que iam da revolta a angústia, da dor da enganação, a dúvida da sua identidade, se questionou sobre crenças, verdades, mentiras, duvidou da fé e disfarçou seu desespero com um sorriso, quase sem esperança.

Hoje, a nossa audiência fictícia ou não moldam nossos comportamentos, ditam nossas emoções, despertam novos sentimentos e nos levam ao paraíso e ao inferno em minutos. Nos perdemos entre o real e o virtual, nos confundimos sobre o que é o ser humano e o que é artificial e nos conformamos em duvidar de tudo.

Assim como Truman, estamos sem identidade, mas por outro lado, somos mais fracos que ele, pois ele enfrentou o medo e buscou descobrir quem era. Após sair do seu mundo de faz de conta, não queremos mais saber dele, queremos procurar um outro “coitado” para criar um mundo perfeito para ele.

Nossa capacidade de criar o que imaginamos é incrível, porém nós queremos imaginar para o outro, não focamos na gente, enquanto estamos nos escondendo e fabricando o nosso próprio “Show de Truman” a nossa humanidade se esvai, a sociedade se torna fria e a vida fica sem brilho.

Enquanto isso, na contramão dessa lógica, o sonho que crio na minha mente é loucura para muitos, mas tudo bem. Assim como Truman fez, ele foi viver o sonho real pra ele e com um bom humor característico, ele deixou os fãs que o seguiam desejando-os um bom dia, boa tarde, boa noite!


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90