Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/03/2024 às 08h00min - Atualizada em 08/03/2024 às 08h00min

UEC surpreendeu com classificação

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Retornando à Divisão Especial do Campeonato Mineiro este ano, o Uberlândia Esporte Clube conseguiu logo na rodada de abertura um considerado bom empate fora de casa com o Tombense. Depois foi um desastre, chegando ao ponto de cair no descrédito e ser necessária até a troca do comando técnico, já num momento de desespero, seriamente ameaçado (mais uma vez) pelo fantasma do rebaixamento.

Chegaram dois ou três reforços e o técnico Wellington Tavares Fajardo (foto), natural de Leopoldina (MG), onde nasceu em 11 de junho de 1961, formado em Educação Física, pela Universidade Salgado de Oliveira. O destaque na recuperação do Uberlândia foi exatamente o trabalho do treinador.

Conseguiu trabalhar em vários itens com o grupo de jogadores, considerado até em então de nível técnico baixo. Fajardo mostrou que o técnico pode sim mudar alguma coisa para melhor ou até piorar. Primeiro foi ter o grupo na mão, dando motivação e trabalhando no sentido de aproveitar melhor cada um nos posicionamentos para desempenhar um futebol mais objetivo. E o time melhorou muito em relação ao que vinha produzindo.

Ao final da primeira fase, o UEC surpreendeu e conseguiu terminar a etapa em 8º lugar, junto com outros três times com 8 pontos. E aí chega a importância dos gols marcados. O saldo de gols, ainda que negativo, evitou o Verdão do Torneio da Morte, e também superou o 9º colocado, chegando a uma vaga no Troféu Inconfidência, sem se falar em uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. 

Agora disputa o torneio que dá ao campeão uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano. Imagina o UEC campeão do Troféu Inconfidência, conquistando um calendário cheio para 2025 – Campeonato Mineiro da Divisão Especial, Campeonato Brasileiro da Série D e a Copa do Brasil.

Com calendário cheio para o ano todo, facilita para contratar jogadores e montar um time à altura da grandeza de Uberlândia e do Uberlândia Esporte.

Confira o que fez o UEC na primeira fase do campeonato e toda a situação dos clubes:

Tombense 2x2 UEC
UEC 1x1 Patrocinense
UEC 0x1 Democrata
América 2x1 UEC
UEC 1x2 Itabirito
Ipatinga 0xl UEC
UEC 2x1 Athletic
Cruzeiro 2x0 UEC

Pela forma de disputa do Campeonato Mineiro da Divisão Especial deste ano, os quatro primeiros disputam a fase semifinal, os outros quatro na sequência disputam o Troféu Inconfidência, o 9º colocado fica sem calendário, e os três últimos disputam o Triangular da Morte, para se conhecer os dois rebaixados.

A pontuação de cada clube foi a seguinte: Cruzeiro 19, América 18, Tombense 15 e Atlético 14 (disputam as semifinais); Athletic 13, Pouso Alegre 9, Itabirito 8 e Uberlândia 8 (disputam o Troféu Inconfidência); Vila Nova 8 (ficou isolado, apenas permanece na Divisão Especial); Patrocinense 8, Ipatinga 7 e Democrata também 7 (ficaram no Torneio da Morte). Observam que quatro equipes ficaram empatadas com 8 pontos e duas com 7 pontos. Neste caso, o critério de desempate foi o saldo de gols, e todos eles com gols negativos.

Nas semifinais, o América enfrenta o Atlético e o Cruzeiro joga com o Tombense, em ida e volta, com a primeira rodada já no sábado e domingo próximos. Cruzeiro e América jogam por dois resultados iguais. Ao final dos dois jogos, o saldo de gols define a vaga para a decisão.

No Troféu Inconfidência, o Athletic enfrenta o Uberlândia e o Pouso Alegre joga com o Itabirito, também em ida e volta. Da mesma forma, o saldo de gols define a vaga para a final, após as duas partidas.

Já no Torneio da Morte as três equipes jogam entre si em ida e volta, quando ficarão definidos os dois últimos colocados, que serão rebaixados para a Segunda Divisão em 2025. A disputa começa no dia 12, quando jogam Ipatinga x Democrata, e na sequência, Democrata x Patrocinense, dia 18, e fechando o turno, Patrocinense e Ipatinga, dia 21. O returno terá: Ipatinga x Patrocinense, dia 25; Patrocinense x Democrata, dia 31, e Democrata x Ipatinga, dia 7 de abril.

COPA ABRAMPE SOÇAITE  7 e 9
A Associação Brasileira das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte resolveu promover neste início de temporada um torneio de futebol soçaite, envolvendo apenas equipes das escolinhas de futebol da cidade e região. 

A Copa Abrampe Soçaite, como será chamada, vai acontecer nas categorias sub-7 e sub-9 com jogos nas cidades de Uberlândia e Araguari. Segundo o coordenador Carlos Gomes dos Santos (Carlão) cada categoria terá 8 equipes e na fase inicial serão formados dois grupos em cada categoria, jogam entre si nas chaves para classificar dois times de cada grupo para a fase semifinal, em ambas as categorias. Informações com Carlão – 692662835.

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90