Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/03/2024 às 08h00min - Atualizada em 05/03/2024 às 08h00min

Futel começa as escolinhas

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) iniciou ontem (foto) as aulas e treinos de futebol de campo das escolinhas, tanto na iniciação esportiva quanto nas equipes de competição. A atividade é oferecida gratuitamente no Parque do Sabiá, Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), Núcleo Viva Mansour e nos poliesportivos Patrimônio, São Jorge, Segismundo Pereira, Custódio Pereira, Jardim América, Jardim Brasília, Tocantins, Dona Zulmira, Luizote de Freitas, Tancredo Neves e Tapuirama.  

Todos os espaços ainda têm vagas na iniciação esportiva, que é voltada a crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. As solicitações de matrículas devem ser feitas através de sistema on-line, pelo Portal Cidadão, no Portal da Prefeitura. No local indicado, os responsáveis por menores de idade devem preencher os dados da criança ou do adolescente e anexar, em PDF ou JPG, os cinco documentos solicitados pela plataforma: Certidão de Nascimento ou RG do aluno, comprovante de residência, atestado escolar, atestado médico e documento do responsável. Apenas depois de fazer isso, a solicitação será oficializada.

O diretor-geral da Futel, Edson Cezar Zanatta, conta que, durante as férias, foi realizado o trabalho de recuperação dos gramados de todos os núcleos e poliesportivos. Além disso, os espaços recebem constantes serviços de manutenção ao longo do ano. “O futebol é uma grande paixão dos brasileiros e uma das modalidades mais procuradas por crianças e adolescentes em Uberlândia. Não por acaso, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, oferece a atividade em todas as regiões do município e tem uma boa quantidade de alunos em todos os locais”, completou.

LIGA: STJD DEFINIU O IMPASSE NO AMADOR
Finalmente a Liga Uberlandense de Futebol vai poder decidir o Campeonato Amador da Divisão Especial de 2023. Encerrada a terceira fase (quartas de final), o Roda Viva Esporte Clube entrou com recurso alegando irregularidade de um jogador do Clube Atlético Unisport. Eliminado que foi pelo Unisport na etapa em que os dois se confrontaram, o Roda Viva ajuizou a denúncia no Tribunal da Liga.

Diante do impasse, a LUF suspendeu a sequência das disputas, que seria a fase semifinal (quarta fase), em jogos de ida e volta, quando jogariam Dona Zulmira x Aurora e Voluntários x Unisport. Após meses, a disputa judicial chegou ao STJD, no Rio de Janeiro. A disputa do campeonato está parada desde o final do mês de setembro.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), órgão jurídico responsável por julgar questões relacionadas à disciplina e à ética desportiva, atuando como a instância máxima no âmbito desportivo, marcou para a semana passada, dia 29, o julgamento da questão.   

Processo 015/2024 – Recurso Voluntário – Procedência: TJD/MG - Recorrente: Clube Atlético Unisport - Recorridos: TJD/MG. Terceiro interessado: Roda Viva Esporte Clube. - Auditor Relator: Dr. Sérgio Leal Martinez. Na defesa do Roda Viva funcionou o advogado Dr. Donny Livingstone.

Em última instância nacional, os auditores do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol se reuniram, conforme notificação às partes interessadas, para julgamento do processo. Ao final, o resultado foi o seguinte (9 a 0): “Por unanimidade de votos conheceu-se do recurso para no mérito negar-lhe provimento e mandar a punição aplicada ao Clube Atlético Unisport de exclusão da competição mais multa de R$ 500,00 (quinhentos reais) ”.  

Agora, resta à LUF marcar a fase semifinal para retomar as disputas e terminar o campeonato de 2023. Assim, na quarta fase sai o Unisport e entra o Roda Viva. Conversando ontem com o presidente da Liga, Renato Batista dos Santos, disse que aguarda o recebimento oficial da decisão do STJD para conversar com os clubes e definir as semifinais.

Saindo o Unisport e entrando o Roda Viva, os confrontos podem sofrer alterações. O Unisport era o 2º colocado com 33 pontos e agora entra o Roda Viva que tem 25 pontos, sendo assim é o 4º colocado entre os semifinalistas. Pelo regulamento jogam 1º x 4º e 2º x 3º – Aurora (36) x Roda Viva (25) e Voluntários (33) x Dona Zulmira (30).

PARADESPORTO: PARIS ESTÁ LOGO ALÍ
A cidade de Uberlândia certamente estará presente em algumas modalidades nos Jogos Paralímpicos de Paris. Os paratletas da modalidade de atletismo da equipe da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e Praia Clube, intensificaram os treinamentos para disputar importantes competições em 2024. Uma das metas está nos Jogos Paralímpicos de Paris, que serão realizados entre 28 de agosto e 8 de setembro.

Dentre os destaques estão Rodrigo Parreira (salto em distância e 100 metros rasos), Mauro Evaristo (arremesso de peso), Rafaela Divina (lançamento de disco), Wellington Fernandes (arremesso de peso) e Luis Fernando Vilarinho (100 metros), todos com boas chances de convocação para os Jogos de Paris.

“Nossos paratletas têm se preparado bastante e têm importantes competições pela frente. A expectativa é que eles alcancem bons resultados e, assim, garantam suas tão almejadas vagas nos Jogos Paralímpicos de Paris”, ressaltou o treinador Leandro Garcia, profissional de educação física da Futel.

Considerada uma das principais equipes do paradesporto nacional, a Futel/Aparu/Praia Clube soma importantes conquistas ao longo dos últimos anos. Somente em 2023, foram 297 medalhas no atletismo em competições nacionais e duas em disputas internacionais, com destaque para a medalha de prata de Rodrigo Parreira no salto em distância nos Jogos Parapan-Americanos do Chile.

Os paratletas treinam de segunda a sexta, no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90