Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/02/2024 às 08h00min - Atualizada em 10/02/2024 às 08h00min

Você sabe a diferença entre Moda e Estilo?

KELLY BASTOS (DUDI)
Foto: Divulgação
Bom dia!

Responda rápido: você prefere estar na moda ou ser uma pessoa estilosa? Moda e Estilo podem parecer a mesma coisa, mas são assuntos completamente diferentes. 

O conceito de Moda está relacionado com a oferta. Moda é referência, algo que muda com as estações e que é feito para agradar o maior número de consumidores. A preocupação em “estar na moda” é tão grande que as pessoas, muitas vezes, se tornam escravas de tendências.

A Moda é versátil e muito descartável. O que faz sucesso hoje tende a sair de Moda no próximo ano, na próxima temporada e, pior ainda, na próxima semana! Uma pessoa só está na Moda se ele seguir todas as tendências desse setor, mesmo que elas não combinem com a personalidade ou o corpo.

Lembre-se: nem tudo que está na moda é adequado para você.

O Estilo está intimamente ligado ao seu poder de escolha. Ele representa a sua marca, é construído a partir da sua identidade e reflete fielmente a sua personalidade. E a sua personalidade não muda quatro vezes ao ano.

Para facilitar a compreensão, vale ressaltar que, na moda, consideramos sete tipos de estilos universais:   

– Clássico
– Romântico 
– Elegante
– Dramático
– Criativo
– Esporte
– Sexy.   

No geral, cada pessoa possui influência de três deles mais ou menos e acaba, mesmo que inconscientemente, criando composições com suas características.  

Isso não significa que Estilo é algo engessado e que nunca evolui. Afinal de contas, nós enfrentamos mudanças constantes nas nossas vidas: mudamos de idade, de tipo físico, de profissão, de objetivos profissionais e até de condição financeira!

A Diferença Entre Moda e Estilo
  • A Moda muda conforme o mercado;
  • O Estilo muda conforme a sua vida;
  • A Moda não transmite personalidade;
  • O Estilo reflete a sua identidade;
  • A Moda impõe padrões e tendências;
  • O Estilo te dá a liberdade de escolher o que combina mais com você;
  • O Estilo está relacionado a sua verdade, a Moda não;
  • Com Estilo, você usa a Moda e não o contrário.
A questão, então, é usar a moda  de forma inteligente. Estamos em momento de discutir pluralidade, sabemos que o mesmo não dá certo para todos. Não é preciso  usar tudo o que está na moda, mas pode se  escolher, dentro da moda, aquilo que  faz sentido, que  identifica,  valoriza. 

Você pode incluir uma peça, um acessório, ou apenas se inspirar na moda quando for “montar” a sua produção; assim seu “look do dia”  estará sempre seguindo um estilo e “acompanhando” a moda. 

Assim como cada pessoa possui um estilo próprio, sua  marca, que é você,  também deve se posicionar dentro de um estilo marcante e optar por peças e looks que ressaltam suas escolhas. 
Todas as modelagens, cores e tecidos devem estar de acordo com o seu estilo, para  que  você  crie sua personalidade fiel!

Bom fim e boa  semana!

Fonte:  luaratextil.com.br


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90