Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/02/2024 às 08h00min - Atualizada em 09/02/2024 às 08h00min

LNF terá as mesmas equipes neste ano

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
O Atlântico Erechim (RS) defenderá este ano o título do campeonato da Liga Nacional de Futsal, a mais importante competição da modalidade no país. O time de Erechim faturou a inédita taça no ano passado e ainda por cima teve Richard como artilheiro e craque do campeonato. O time gaúcho entrou para a galeria de campeões. Nesta quadra, outro gaúcho ainda desponta. O Carlos Barbosa (ACBF), também do Rio Grande do Sul, é o único pentacampeão, seguido do Jaraguá do Sul (SC) com quatro e Ulbra, de Canoas (RS), com três títulos.

Entre os goleadores, em uma única edição, ninguém até hoje superou a marca de Manoel Tobias. Pelo Atlético Mineiro, em 1999, ele marcou incríveis 52 gols. Falcão é quem mais tem esse troféu (6), seguido de Lenísio com 5. Quem pode encostar nesse pódio é Rodrigo, fixo do Magnus/Sorocaba (SP), que foi 4 vezes o artilheiro do campeonato.

A edição 2024 da LNF terá os mesmos 24 times de 2023. Na primeira fase, todos se enfrentarão em turno único com os 16 melhores se classificando para os playoffs. As oitavas, quartas e semifinais seguirão no modelo eliminatório de outras temporadas até chegar à final, com jogos de ida e volta.

A região Sul do Brasil concentra a maior parte do campeonato, espalhado principalmente pelo interior. Do Rio Grande do Sul vem Assoeva, ACBF/Carlos Barbosa e Atlântico Erechim. De Santa Catarina, Joaçaba, Joinville, Tubarão, São Lourenço e Blumenau. O estado com maior número de representantes segue sendo o Paraná, com oito equipes. Cascavel, Pato Branco, Marreco, Marechal Rondon, Umuarama, Foz Cataratas, Esporte Futuro e Campo Mourão são os representantes do estado. Em São Paulo, Corinthians, Magnus/Sorocaba, Taubaté, Santo André/Intelli e São José dos campos disputam a competição nacional. Minas Gerais tem a dupla Praia Clube Uberlândia e o Minas Tênis Clube, e, por fim, o Brasília representa o Distrito Federal.

Um ano histórico se inicia para a maior competição de futsal do planeta. A partir de 22 de março, vinte e quatro equipes em busca da tão sonhada taça da LNF. Uberlândia estará na competição pela 9ª vez, representada em todas elas pelo Praia Clube (foto).

JEMG 2024 CONTARÁ COM 60 MUNICÍPIOS
Ao longo da última semana de 2023, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), divulgou os 60 municípios que serão as sedes das etapas Microrregional (54) e Regional (6) dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) 2024.

A iniciativa inédita, já que geralmente as cidades eram divulgadas já no ano da competição, foi tomada para facilitar a organização das sedes no que diz respeito ao preparo das áreas de competições, alojamentos, rede hoteleira e de alimentação, além da logística das delegações participantes. “Foi um dia muito importante para os Jogos Escolares de Minas Gerais, um evento que consegue atingir todas as regiões do estado. São mais de 800 cidades, é um sucesso total na execução de todas as fases.

Para 2024 já anunciamos as sedes das etapas Microrregional e Regional e isso faz com que todo município se programe em relação à logística, com tudo que envolve um sediamento do Jemg. Esse é o nosso objetivo, de trazer cada vez mais cedo esse anúncio para que todos possam se planejar e fazer uma preparação muito legal”, ressaltou o subsecretário de Esportes da Sedese, Tomás Mendes.  
Na oportunidade o calendário de divulgação foi encerrado com a revelação dos seis municípios-sede da etapa Regional: Oliveira, Curvelo, Três Corações, Araguari, Teófilo Otoni e Ubá.  

Conforme o cronograma elaborado pela Subsecretaria de Esportes (Subesp), as cidades-sede foram divulgadas ao longo dos dias por região. Foram divulgadas as sedes da etapa Microrregional Central (Congonhas, Divinópolis, Caeté, Igarapé, Santa Luzia, Itabirito, Abaeté, Caetanópolis e Paraopeba) e da Microrregional Norte (Três Marias, Conceição do Mato Dentro, Janaúba, Itacarambi, Varzelândia, Brasília de Minas e Várzea da Palma).  

Foram divulgados também os municípios das microrregionais Sul (Perdões, São Lourenço, Itajubá, Carmo do Rio Claro, Campestre, Extrema, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas) e Triângulo (Capinópolis, Monte Carmelo, João Pinheiro, Presidente Olegário, Serra do Salitre, Frutal, Prata e Arinos).  

Na sequência as divulgações foram das cidades-sede das microrregionais Vale do Aço (Jequitinhonha, Salinas, Caratinga, Timóteo, Resplendor, Central de Minas, São João Evangelista, Manhuaçu, João Monlevade, Águas Formosas e Carlos Chagas), e Zona da Mata (Barbacena, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Arantina, Bom Jardim de Minas, Leopoldina, Muriaé, Ponte Nova, São João del-Rei e Visconde do Rio Branco.  

O Jemg é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).  



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90