Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/02/2024 às 08h00min - Atualizada em 06/02/2024 às 08h00min

Cícero Macedo de Oliveira

ANTÔNIO PEREIRA
O Dr. Cícero Macedo de Oliveira nasceu em Veríssimo, cidade do Triângulo, no dia 10 de setembro de 1897. Seus pais foram Eduardo de Oliveira e Maria Macedo de Oliveira.

Estudou primeiras letras em bons colégios como o Diocesano, de Uberaba, e o Mackenzie, de Juiz de Fora. Estudou Direito e Farmácia no Rio de Janeiro.

Formado, mudou-se para Uberabinha, em 1918, para, no ano seguinte, montar com João Marra da Silva e Adolfo Fonseca e Silva uma farmácia denominada “Nossa Senhora da Abadia”.

Casou-se em 1920 com Otília de Oliveira Macedo, que era filha de Tobias Ignácio de Souza e Maria Augusta de Oliveira e Souza.

Tiveram os seguintes filhos:

Dóris Macedo Carneiro – que se casou com o dr.  Bolívar Fonseca Carneiro;

Branly Macedo de Oliveira – médico, casado com Carmen Sílvia Santos Oliveira;

Maria Otília de Oliveira Novaes – casada com Geraldo Rocha Novaes.

Nas eleições municipais ocorridas num pequeno lapso democrático da ditadura getulista, em 1936, Cícero Macedo foi eleito Presidente da Câmara Municipal.

Foi Presidente da Comissão encarregada de construir a Catedral de Santa Terezinha, em substituição ao titular, o comerciante Antonio Gomes da Costa, que se mudou para o Rio de Janeiro.

Foi também o fundador da famosa Drogafama que instalou depois de desligar-se da sociedade com João Marra da Silva e Adolfinho Fonseca. A Drogafama ficava na rua Goiás, no. 4.

Em princípios deste século, com o Dr. Abelardo Penna e Arlindo Teixeira, fez parte da comissão que optou pela demolição da primeira igreja do Rosário na praça Ruy Barbosa, que tinha a frente voltada para a rua barão de Camargos e construiu a atual, mais para dentro da praça e com a frente virada para o seu interior.

Naqueles meados da década de 30, os rapazes do comércio costumavam descer, de tardezinha, para as margens do Uberabinha onde nadavam. Impedidos pelo proprietário da área, acabaram comprando a mesma e constituíram um clube que se tornou um dos mais belos do país, o Praia Clube. Os doze moços que compraram a área, resolveram organizar um clube e convidaram outras pessoas para participar, entre elas o dr. Cícero Macedo.

No dia 10 de julho de 1935, por convite de Cícero Macedo, Joaquim Carneiro e José Victor Sobrinho, vinte e uma pessoas, além dos três, participaram de uma reunião na sede do Uberabinha Esporte Clube quando se estruturou o Praia Clube e se elegeu a sua primeira diretoria. O dr. Cícero Macedo foi escolhido o primeiro Presidente do Clube.

No dia 14 de janeiro de 1951, o Dr. Cícero Macedo faleceu.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90