Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/02/2024 às 08h00min - Atualizada em 02/02/2024 às 08h00min

Novo ginásio no Sesi Gravatás

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e melhor estrutura aos atletas da cidade, a Prefeitura de Uberlândia e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) anunciaram uma novidade voltada à iniciação esportiva e ao alto rendimento durante cerimônia realizada no Centro Administrativo Municipal. O prefeito Odelmo Leão e o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, apresentaram o projeto de construção de um novo ginásio na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) Gravatás (foto). O investimento contempla a construção de um espaço voltado à prática de esportes que poderá ser utilizado por atletas da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Ainda participaram da solenidade lideranças políticas, representantes de entidades e da sociedade civil.

Com a construção do novo ginásio no Sesi Gravatás, a Prefeitura poderá ampliar o atendimento a jovens e adultos que integram os projetos de esporte coordenados pela autarquia. O Sesi Gravatás está localizado na rua Nova Ponte, 500, bairro Jardim dos Gravatás. A obra tem previsão de término para novembro deste ano.

O espaço terá área total de 1.345,35 metros quadrados, sendo que a quadra disponibilizará de uma área de 29×47,5 metros. Sua cobertura contará com telha de aço galvanizada ondulada, estrutura de sustentação em perfil metálico soldado, cobertura curva com tela de arame galvanizado e alvenaria de fechamento lateral. Após concluído, o espaço poderá ser utilizado por paratletas da Futel e associações parceiras nas modalidades de bocha, halterofilismo e goalball.

“Esse é mais um importante projeto em prol do paradesporto uberlandense, hoje considerado referência em diversas modalidades, com importantes conquistas nacionais e internacionais. Por isso, agradeço à Fiemg por mais essa parceria, que certamente marcará o início de um período de ainda mais sucesso para nossos paratletas”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, destaca a importância da iniciativa. “As parcerias entre Prefeitura de Uberlândia e Fiemg são um exemplo de boa aplicação de recursos públicos e privados em prol da população. Não por acaso, Uberlândia tem alcançado resultados cada vez mais expressivos no paradesporto, o que tem relação direta com o excelente trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Futel, e associações parceiras”, destacou.

MUNICÍPIO ASSUMIU 
O GRAVATÁS EM 2022 


A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, assumiu a estrutura esportiva do Sesi Gravatás em janeiro de 2022, com o objetivo de oferecer atividades de iniciação esportiva (olímpica e paralímpica), alto rendimento (olímpico e paralímpico) e qualidade de vida.

O Sesi Gravatás encerrou 2023 com 2.368 alunos matriculados nas modalidades de atletismo (olímpico e paralímpico), basquete, caminhada orientada, ginástica funcional, futebol de campo, futebol society, futsal, halterofilismo (paralímpico), hidroginástica, judô, karate, multiesportes, natação (olímpica, adulto e paralímpica) e vôlei.

A atual estrutura esportiva do local engloba duas piscinas semiolímpicas, pista de atletismo, arena de areia (com quatro quadras), campo society sintético, campo de grama natural, academia com equipamentos, salas para atividades físicas, sala de fisioterapia com equipamentos, vestiários masculinos e femininos, banheiros, depósito e estacionamento. Todos esses espaços podem ser utilizados pela Futel de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e, excepcionalmente, aos fins de semana, em caso de eventos e competições esportivas.

PARCERIA BENEFICIA 
ESPORTE NA CIDADE 


A parceria entre Prefeitura de Uberlândia e Fiemg tem se consolidado cada vez mais. Somente no ano de 2023, a Prefeitura investiu mais de R$ 550 mil na oferta de cursos profissionalizantes. Foram disponibilizadas capacitações em áreas como, construção civil (pedreiro, pintor, instalações hidráulicas e elétricas); vestuário; automação, mecânica; marcenaria; panificação, entre outros. No total, mais de 6 mil alunos foram atendidos no município.

Quanto às aulas de robótica para alunos de escolas municipais, em 2022, por exemplo, a Prefeitura beneficiou 400 estudantes, já em 2023, outros 700 puderam receber a capacitação. 

Assim, a parceria do município com a Fiemg também envolve a Secretaria Municipal de Educação, no oferecimento de aulas de robótica para alunos das escolas municipais no Sesi, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que disponibiliza cursos profissionalizantes à comunidade via Senai.

SETE DE SETEMBRO 
VOLTA COM FUTSAL 


Enquanto aguarda o desfecho do processo para retomar a licença profissional para disputar torneios de futebol, o tradicional Sete de Setembro, fundado em 1913, antigo dono do Estádio Independência, um dos clubes históricos do futebol mineiro, volta suas atenções para o futsal e, enquanto isso, já confirmou seu retorno à Federação Mineira de Futsal (FMFS). Nos campos, sem atividades profissionais nos gramados desde 1997, vive só mesmo a disputa de competições amadoras desde 2020. Segundo o clube, o Sete de Setembro optou por intensificar sua participação nas quadras, seguindo uma tendência adotada também por agremiações tradicionais de futebol que ficaram sem calendário nacional. Em outubro do ano passado, o Sete voltou a disputar alguns torneios antes de regularizar a licença com a Federação Mineira de Futsal, o que foi feito neste mês de janeiro, permitindo a participação do Sete em competições oficiais. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90