Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/01/2024 às 08h00min - Atualizada em 23/01/2024 às 08h00min

Minas começa a organizar JEMG

ALBERTO GOMIDE
Foto: DIVULGAÇÃO
O governo de Minas já iniciou a organização do tradicional JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais (foto). O evento é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.
 
Para realizar a maior competição esportivo-educacional do país, a etapa estadual será dividida. Na primeira parte, entre 15 e 21 de julho, serão disputadas as modalidades paralímpicas, além das modalidades convencionais de atletismo, judô e natação. Depois, entre 5 e 11 de agosto, o restante das modalidades coletivas e individuais. O local das disputas será divulgado posteriormente. O JEMG é realizado nas categorias masculino e feminino e reúne estudantes de 11 a 17 anos, separados por Módulo I (estudantes até 14 anos), e Módulo II (estudantes até 17 anos).
 
As competições estudantis são uma oportunidade de estímulo ao espírito esportivo, além de difundirem os valores do esporte entre os jovens. São 41 anos de história de incentivo à prática esportiva nas escolas do Brasil. Começaram assim: Jogos Estudantis Brasileiros, Jogos Escolares Brasileiros, Campeonatos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude, Olimpíadas Colegial Esperança, Olimpíadas Escolares e os atuais Jogos Escolares da Juventude. Para participar do evento é necessário passar por seletivas municipais e estaduais até chegar à etapa nacional, em que os atletas escolares representam a escola de origem.
 
A cidade de Uberlândia sempre marcou presença na maior competição estudantil do país, que começa com as disputas municipais e chega à fase estadual, onde ficam definidos os classificados para a etapa nacional, hoje com a nomenclatura de Jogos Escolares da Juventude. Os vencedores da etapa estadual ganham vagas para o JEJ.
 
Em Uberlândia, a responsável pela participação na competição, que começa com a fase municipal, é a Superintendência Regional de Ensino. A SRE oficia as escolas (inclusive as escolas de outras cidades jurisdicionadas a ela) e estas definem participar ou não. Começa com a fase municipal, passa em seguida pela microrregional, vai à regional e daí à estadual. Na estadual, os campeões ficam classificados para representar o seu Estado nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), nomenclatura atual do evento. É a maior competição estudantil do país, para alunos/atletas até 17 anos, em Módulos I e II.
 
UM ANO DE MUITO ESPORTE NA CIDADE
Passado o período de festas de fim de ano, agora é colocar em prática toda uma extensa programação feira antecipadamente para um novo ano de muito esporte organizado pelos clubes, entidades especializadas no gênero e, principalmente, a Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer, que divulgou o calendário esportivo para 2024.
 
O jornal oficial do Município publicou no início do mês a sua programação de eventos do ano, com todas as atividades previstas para serem realizadas ao longo da temporada. Dentre os destaques estão competições de diversas modalidades esportivas (tanto internas quanto externas) e ações recreativas, além das aulas das escolinhas da Fundação, com início programado para o dia 19 de fevereiro.
 
Neste ano, o Circuito de Corridas da Futel terá três provas: Corrida do Trabalhador (1° de maio), Desafio do Parque (10 de novembro) e Corrida Zumbi dos Palmares (19 de novembro). Também estão programadas a Corrida da Infantaria (26 de maio), a Corrida do Bombeiro (29 de junho) e a Alferes Run (15 de setembro), todas realizadas com apoio da Futel.
 
Outras atividades são as tradicionais Copa Futel de Futebol de Campo de Base (início em 16 de março), Copa Futel de Futsal Masculino e Feminino (início em 18 de março), Copa Futel de Futebol de Campo de Base Interno (início em 22 de abril) e Copa Futel de Futebol de Campo Adulto (início em 31 de agosto).
 
Dentre as novidades apresentadas pelo calendário estão a Copa Futel de Voleibol e Basquete Masculino e Feminino (início em 8 de abril), a Copa Futel de Esportes de Areia (4 e 5 de novembro) e a Copa Futel de Ginástica Artística (22 de novembro).
 
O carro-chefe dos tradicionais campeonatos realizados pela Fundação, estão no futsal e no futebol de campo. A Copa Futel de Futsal foi instituída em 1996 (adulto masculino) e tem até hoje como maior detentor de títulos o Café Cajubá (1996/97/98/99 e 2001), sendo que o campeão do ano passado foi o MV Sports. Já a Copa Futel de Futebol de Campo (adulto masculino) foi criada em 2003, quando realizou duas edições. O time com maior número de títulos é o Baluarte Vidros, tricampeão em 2016, 2017 e 2023.
 
“Mais uma vez, a Futel traz um calendário diversificado e cuidadosamente planejado. As atividades programadas contemplam várias modalidades esportivas e certamente movimentarão o esporte em Uberlândia ao longo de todo o ano”, disse o diretor de esportes da Futel, Emerson José Brasileiro.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90