Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/01/2024 às 08h00min - Atualizada em 16/01/2024 às 08h00min

​Forma de disputa do Mineiro deste ano

ALBERTO GOMIDE
Foto: DIVULGAÇÃO/UEC
O Campeonato Mineiro de Futebol de 2024 será a 110ª edição da principal divisão do futebol de Minas Gerais. É organizado pela Federação Mineira de Futebol e será disputado por 12 clubes, entre 24 de janeiro e 7 de abril. A competição manteve o regulamento em relação ao ano anterior.
 
Os clubes serão divididos em três grupos. Na primeira fase, eles enfrentam as equipes dos outros grupos, com cada um realizando oito jogos cada um. A fase inicial será em turno único. O primeiro de cada grupo e o segundo melhor colocado dos três grupos passam à semifinal.
 
As duas últimas etapas – semifinais e final – serão disputadas em formato eliminatório (conhecida como "mata-mata", com semifinais e final), com confrontos de ida e volta nas semifinais e também na decisão. O time de melhor campanha na fase inicial terá vantagem de dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols.
 
O descenso será decidido em um triangular disputado pelos três times de pior campanha geral na fase inicial. Ou seja, não necessariamente o último de um grupo irá disputar o triangular, podendo este ter feito uma melhor campanha comparado com outras equipes de outros grupos  
 
Na fase de mata-mata, os times de melhor campanha terão vantagem de dois empates ou de uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols. O Atlético defenderá o tetracampeonato da competição.
 
Os critérios de desempate são: número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos, menor número de cartões amarelos e sorteio, nesta ordem.
 
Os 12 clubes foram divididos da seguinte forma: Grupo A – Cruzeiro, Tombense, Ipatinga, Itabirito; Grupo B –  Atlético, Villa Nova, Pouso Alegre, Uberlândia; Grupo C – América, Athletic, Democrata-GV, Patrocinense.
 
Os 12 clubes e respectivos estádios são: Atlético, Arena MRV, 46 mil lugares; Cruzeiro, Mineirão, 61 mil; América, Horto, 23 mil; Uberlândia Esporte, Parque do Sabiá, 53 mil; Pouso Alegre, Manduzão, 26 mil; Itabirito, mandará os jogos no Horto, 23 mil; Ipatinga, Ipatingão, 22 mil; Patrocinio, Pedro Alves do Nascimento, 10 mil; Tombense, Almeidão, 6 mil; Atletic, Joaquim Portugal, 6 mil; Democrata, Mamudão, 8 mil; Vila Nova, Castor Cifuentes, 5 mil lugares.
 
A rodada de abertura do campeonato, marcada para o dia 24 de janeiro, terá estes confrontos: América x Pouso Alegre, na capital; Vila Nova x Cruzeiro, em Nova Lima; Patrocinense x Atlético, em Patrocinio; Democrata-GV x Itabirito, em Valadares; Athletic x Ipatinga, em São João del Rei; Tombense x Uberlândia Esporte, em Tombos.
 
VERDÃO DE VOLTA À ELITE DO MINEIRO
O centenário Uberlândia Esporte Clube (1º de novembro de 1922) retorna, mais uma vez, à divisão principal do Campeonato Mineiro. A primeira conquista oficial veio em 1962, com o título da Segunda Divisão subindo pela primeira vez à Divisão Especial do Campeonato Mineiro em 1963.

Na Divisão Especial do Campeonato Mineiro foi rebaixado seis vezes e nem sempre voltou no ano seguinte, duas vezes como campeão e quatro como vice-campeão da Segunda Divisão, hoje chamada também de Módulo-II.
 
Em 1999, foi campeão com o técnico Antônio Lacerda; em 2005, foi vice-campeão com o técnico Célio Costa; em 2008, foi vice-campeão com o técnico José Maria Pena; em 2015, foi campeão com o técnico Paulo César Catanoce; em 2019, foi vice-campeão com o técnico Ademir Fonseca; em 2023, foi vice-campeão com o técnico Cléber Gaúcho, que substituiu ao demitido Ito Roque no final da primeira fase do campeonato.
 
1962: O Uberlândia Esporte Clube foi campeão pela primeira vez do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, ganhando do Palmeirense de Ponte Nova por 2 a 1, em Uberlândia, e vencendo por 2 a 0, em Ponte Nova, uma grande festa, conquistando o direito de disputar a Divisão Especial;
 
1963: Disputa pela primeira vez a Divisão Especial do Campeonato Mineiro, por ter sido o campeão da Segunda Divisão no ano anterior;

1997: Foi rebaixado pela primeira vez;
1999: Retornou à Divisão Especial na condição de campeão da segundona;
2002: Rebaixado pela segunda vez;
2005: Foi vice-campeão e voltou à elite;
2006: Caiu pela terceira vez para a Segunda Divisão;
2008: Foi vice-campeão e subiu outra vez à elite;
2010: Uma decepcionante participação e foi rebaixado pela quarta vez;
2015: Só aí, cinco anos depois, conseguiu voltar à Primeira Divisão;
2018: Esteve mal e chegou ao quinto rebaixamento;
2019: Conseguiu ser vice-campeão e retornou logo de imediato à Divisão Especial;
2022: A maior decepção, foi rebaixado no ano do seu centenário e pela sexta vez;
2023: Conseguiu ser vice-campeão e retornar à Primeira Divisão no ano seguinte.
 
Na foto, o Uberlândia Esporte fazendo seu primeiro treino semana passada, no gramado do Estádio Parque do Sabiá, para se adaptar bem às excelentes condições do gramado, fator importante para um melhor desempenho do time.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90