Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/01/2024 às 08h00min - Atualizada em 12/01/2024 às 08h00min

Halterofilistas começam treinos

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Os halterofilistas Caroline Fernandes, Lara Lima, Mateus Silva e Tayana Medeiros e o treinador Weverton Santos – que integram a equipe da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – vão participar da primeira fase de treinamento de halterofilismo, que será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, entre os dias 14 e 22 de janeiro.

“As fases de treinamento são importantes para preparar os paratletas da Seleção Brasileira para importantes competições que acontecerão ao longo do ano, com destaque para a Para Powerlifting World Cup, que ocorrerá entre 28 de fevereiro e 6 de março, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos”, destacou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.

Considerada uma das principais potências no paradesporto brasileiro, a Futel/CDDU/Praia Clube teve importantes conquistas nacionais e internacionais no halterofilismo em 2023. Destaque para as 5 medalhas obtidas nos Jogos Parapan-Americanos do Chile (ouro com Lara Lima e Tayana Medeiros, prata com Mateus Assis e Caroline Fernandes e bronze com Edilândia Araújo), em novembro.

A equipe também conquistou 6 medalhas no Campeonato Mundial de Halterofilismo, em Dubai, nos Emirados Árabes, em agosto. As conquistas vieram com Lara Lima (medalha de ouro na categoria “Até 41 kg – Next Generation”, prata por equipe, prata somatório júnior e bronze na categoria “Até 41 kg – Elite”), Ângela Teixeira (prata na categoria “Lendas – Acima de 45 anos”) e Tayana Medeiros (prata por equipe), representando a Seleção do Brasil na competição. 

Também pela Seleção, em julho, a equipe Futel/CDDU/Praia Clube conquistou 9 medalhas (8 de ouro e 1 de prata) no Chile 2023 Invitational Competition. Os pódios foram obtidos por Ângela Teixeira (4 medalhas de ouro), Caroline Fernandes (2 medalhas de ouro), Edilândia Araújo (2 medalhas de ouro) e André Paz (1 medalha de prata).

LIGA DE FUTEBOL 

Na Liga Uberlandense de Futebol começam os trabalhos da entidade com os clubes na organização dos campeonatos da temporada 2024. O presidente Renato Batista dos Santos lamenta ter que iniciar o ano sem ter encerrado o principal campeonato que a entidade promove desde a sua fundação, em 1943. Continua “sub judice”, suspenso que foi quando começaria a disputa da fase semifinal, o que foi muito prejudicial para o futebol amador de Uberlândia. 

SOÇAITE NO PRAIA 

Para começar os eventos esportivos internos que o Praia Clube promove anualmente para o seu associado, já está sendo organizado o campeonato (adulto) de futebol soçaite, que acontece nas quadras de grama sintética, um dos principais torneios do clube. À frente da coordenação dos campeonatos internos do clube estão Vinicius Fontes Campos e Hudson Paim Pamplona. 

TORNEIO NO TANGARÁ 

O coordenador de esportes do Tangará Park Club, Carlos Gomes dos Santos, o Carlão, disse que vai realizar (num único dia) no dia 18 de fevereiro uma competição inédita, para comemorar os 10 anos do departamento de esportes do clube. Os torneios serão realizados nas modalidades de Peteca, Tênis, FuteVôlei, Truco, Sinuca, Vôlei e Beach Tennis. Informações com ele mesmo pelo fone 992662835. 

EVENTOS NA FUTEL 

Faz parte da extensa programação de eventos esportivos da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) para 2024, o Circuito de Corridas com três provas, além de parcerias em corridas do Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e Polícia Militar. As novidades são a Copa Futel de vôlei e basquete masculino e feminino, de esportes de areia e ginástica artística. E mais: os carro-chefe como a Copa Futel de Futebol de Campo, de Futsal, e este ano no masculino e feminino. 

CAMPOS FECHADOS 

Todos os campos dos poliesportivos da Fundação Uberlandense do Turismo Esporte e Lazer (Futel), que foram fechados no início de dezembro para recuperação dos gramados, vão permanecer assim até março. Quando da reabertura, começam os campeonatos promovidos pela Liga Uberlandense de Futebol, os campeonatos da própria Futel, além de eventos organizados por outros segmentos da cidade. 

CAMPING ESCOLAR 

O projeto Camping Escolar Paralímpico, criado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, tem por objetivo preparar novos talentos do paradesporto brasileiro, por meio de treinamentos específicos em diversas modalidades. Foram selecionados 150 paratletas de todo o País, e Uberlândia tem Natália Costa e Kállita Olinda, da Futel. Os convocados vão participar do projeto Camping Escolar Paralímpico, voltado aos paratletas que se destacaram nas Paralimpíadas Escolares de 2023. A atividade acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em duas etapas: a primeira entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro e a segunda entre 6 e 12 de julho.  



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90