Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/12/2023 às 08h00min - Atualizada em 29/12/2023 às 08h00min

​A saúde e o fim do ano

Por Sebastião Elias da Silveira, enfermeiro
Viver mais e melhor, este tem sido o grande desafio da humanidade desde o paleolítico. Ao final de mais um ano e na expectativa do próximo, as felicitações certamente incluem os votos de vida longa e muita saúde. O primeiro parece mais alcançável, mas o segundo tem se tornado um grande desafio para as famílias, profissionais e sistemas de saúde.
 
A relação entre a população e sua saúde é dinâmica e segue em franca transição demográfica e epidemiológica na qual ao mesmo tempo em que se amplia o tempo de vida, diversificam-se os agravos que comprometem sua qualidade.
 
O panorama divulgado pelo IBGE em 2022 mostra que a população brasileira cresceu, concentrou nas cidades e envelheceu. A expectativa de vida dos brasileiros agora é de 77 anos, com 0,2% da população chegando aos impressionantes 100 anos. Uma melhora quantitativa multifatorial que inclui o acesso à educação e a saúde na qual destaca-se a redução da mortalidade infantil, a vacinação e o saneamento, ou seja, o advento do Sistema Único de Saúde - SUS.
 
Contudo, os dados mostram também que problemas históricos como a pobreza, intempéries, doenças infecciosas e fatores hereditários passaram a coexistir com a morbimortalidade por condições crônicas diretamente associadas ao avanço da idade e estilos de vida como a demência, doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, cânceres e outras. Mas há o que fazer, se estamos envelhecendo sem qualidade?
 
Promover a saúde da população com o acesso às condições objetivas de sobrevivência tipo habitação, educação, segurança pública e alimentar, trabalho decente, transporte, etc. No âmbito do SUS, garantir tecnologias, serviços e linhas de cuidado adequadas às novas necessidades; cumprir a diretriz da regionalização e hierarquização da Rede de Atenção à Saúde em termos de concepção e pactuações; e, formar adequadamente, descentralizar e cuidar dos trabalhadores e carreiras da saúde.
 
Que tudo se realize no ano que vai nascer!



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90