Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/12/2023 às 08h00min - Atualizada em 27/12/2023 às 08h00min

Mulheres Seguras, Famílias Fortalecidas: desafios e soluções em Uberlândia

Por Cláudia Guerra, vereadora e professora
Em meio aos encantos de Uberlândia, surge uma preocupação latente: a segurança das mulheres. Neste texto, exploro os desafios enfrentados por elas e as soluções que nossa comunidade pode oferecer.

Ao caminharem pelas ruas, as mulheres enfrentam desafios únicos que vão desde importunações sexuais verbais até situações mais sérias. É fundamental entender a realidade para buscar soluções eficazes. Nossos corpos em vias públicas não estão disponíveis e não são públicos.

Dentro dessa realidade, diversas organizações locais têm se destacado ao promoverem iniciativas que protegem e previnem violências as mulheres. Projeto de atendimento social, psicológico e jurídico sigilosos e gratuitos como da SOS Mulheres de Uberlândia; oficinas educativas e preventivas por meio da Comissão dos Direitos das Mulheres do legislativo municipal contribuem para criar uma cidade mais segura e confiante.

Conheço mulheres a partir de atendimentos que, apesar dos desafios, ou seja, a falta de informação, a “via crucis”, a revitimização que desperta a for a cada novo relato, o desencorajamento ou violência institucional, na busca e permanência, quando falta a escuta ativa sem preconceitos ou julgamentos, ainda assim encontraram força para superar situações adversas e se tornaram agentes de mudança no seu entorno. Essas histórias inspiradoras mostram que a resiliência é uma ferramenta poderosa. 

No Estado de Minas, que oscila entre primeiro e segundo lugar no ranking-país em feminicídios, investir com recursos financeiros e humanos em programas educacionais que abordem a prevenção e reconhecimento de situações de risco é crucial. Quando as mulheres estão informadas, tornam-se mais capazes de proteger a si mesmas e umas às outras.

A segurança das mulheres não é apenas responsabilidade delas, mas de toda a comunidade. Propomos um engajamento ativo, onde cada cidadã e cidadão contribua para criar um ambiente seguro e inclusivo.

A construção de pontes de comunicação entre a população e as autoridades é essencial. Em 2024, force tomada de decisões estratégicas, mediante cartas-compromissos com seus representantes. Incentivamos um diálogo aberto para a criação de políticas de segurança eficazes, que atendam às necessidades específicas das mulheres em Uberlândia.

Concluímos este apelo à ação, convidando todas as pessoas de Uberlândia a se envolverem ativamente na construção de uma cidade onde as mulheres possam viver sem temer pela sua segurança.

Este é um convite para a reflexão e ação coletiva, pois a segurança das mulheres é uma questão que impacta toda a sociedade. Unidos (as), podemos criar um ambiente onde todas as mulheres se sintam verdadeiramente seguras e respeitadas. Esta é a Uberlândia que desejamos, em 2024 e nos anos posteriores, para uberlandenses e uberlandinos. 

Afinal, transformar a vida das mulheres, transforma todas as vidas. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90