Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/12/2023 às 08h00min - Atualizada em 09/12/2023 às 08h00min

A singularidade imperfeita

SE MANCA!, por Igor Castanheira

SE MANCA!, por Igor Castanheira

O jornalista Igor Castanheira traz seu olhar sobre temas relacionados a inclusão e acessibilidade.

IGOR CASTANHEIRA
Encontrar beleza nas pequenas coisas da vida pode ser o segredo da felicidade, essa frase não é nova, pode ser clichê, mas faz tanto sentido. Se saborearmos as pequenas vitórias no caminho iremos desfrutar de enormes conquistas, pois as pequenas ações se somam e multiplicam o seu efeito.

Eu e a minha pequena luta singular se juntam a tantas outras, que a cada barreira que encontro, costumo achar que tudo é difícil, mas na verdade, tudo está na mente, na nossa programação. 

Somos um HD arranhado, com pouco espaço, sem coragem e com uma facilidade para acomodar e dar desculpas para evitar novas descobertas. O medo de perder algo que não se tem mais, a necessidade de reencontrar o passado, em meio ao presente, talvez não valha a pena. São muitas marcas, vários tropeços, muitas lembranças, misturadas com o nosso desejo,este por sua vez, sempre faminto.

Muitas vezes somos forçados ou temos  a necessidade de carregar coisas novas,com isso, deixamos algo perdido que não nos fará falta, contudo, o nosso apego ao nosso prazer imaginário nos coloca sempre em estado de alerta.

Para nós singulares, as pequenas conquistas são potencializadas, as difíceis situações prazerosas são como uma droga, sempre precisando de reposição e, parece que a nossa satisfação diminui a cada recaída.

Parece que estou falando de alguns vícios, você logo imagina uma droga ou algo ruim. Mas não, o que escrevo são sobre a falta de estímulos, a acomodação por uma zona de conforto para nós nunca completa, pois se nos classificam como seres incompletos e imperfeitos, a vida sempre vai nos mostrar caminhos com o mesmo ponto de chegada.

Muita gente se acostuma com esse sentimento de vazio e se agarra em uma crença, enquanto o tempo castiga. A busca por realização e o não saber o que de fato nos faz feliz confundem a nossa escolha e, assim, sigo de encontro comigo mesmo, hora querendo o passando, hora sedento pelo futuro, em meio a tudo isto, sou entusiasta e otimista pelo presente.

Essa contradição que me constrói, me fez perceber que viver um dia de cada vez é o que me resta, sorrir para vida é o que posso fazer, ter gratidão pelo o que passou é o que tenho que sentir e criar um futuro maravilhoso é o que posso fazer. 

Afinal, estamos aqui para deixar nossa história, ela não pode ser linear. Tem que  ter comédia, amor, alguns obstáculos e muitos recomeços, por isso, agradeço as minhas diversas fases, assim a aventura fica melhor, com mistérios, não gosto de suspenses e muito menos terror, apenas me impressiono com o novo e as novas possibilidades que surgem. Nessas contradições que os caminhos da vida me oferecem, sigo em frente, buscando algo que complete a minha imperfeição.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90