Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/11/2023 às 08h00min - Atualizada em 28/11/2023 às 08h00min

Futel/Praia ganha estadual feminino

ALBERTO GOMIDE
Foto: DIVULGAÇÃO
A equipe da Futel/Praia Clube sagrou-se campeã do Campeonato Mineiro de Futsal (adulto feminino), com a fase final acontecendo na cidade de Nova Serrana, no Ginásio Poliesportivo Apio Cardoso, envolvendo as equipes do Clube Bom Pastor de Juiz de Fora, Associação Desportiva Bocaiuva, de Bocaiuva, a anfitriã Associação Esportiva Futminas, de a Futel/Praia Clube. As rodadas ficaram assim: Bom Pastor 2x1 Futel/Praia e Futminas 7x5 Bocaiuva; Praia 5x2 Futminas e Bom Pastor 2x1 Bocaiuva; Futminas 8x5 Bom Pastor e Futel/Praia 4x2 Bocaiuva.
 
Três equipes terminaram o quadrangular empatadas com 6 pontos, duas vitórias de cada. A decisão do título foi para o saldo de gols, com a equipe de Uberlândia levando vantagem com mais 4, enquanto o Bom Pastor teve menos 1 e o Futminas menos 2. O Bocaiuva sofreu três derrotas e não pontuou. Para a técnica Juscelina Domingues o Futel/Praia não pôde contar com todas as jogadoras na primeira partida, o que prejudicou um melhor desempenho do time, perdendo na rodada de abertura, mas depois se recuperou com a chegada das outras jogadoras e conquistou também o título estadual, uma vez que já tinha sido campeã do Interior.
 
“Foi uma competição bastante disputada, mas nosso time evoluiu ao longo das partidas, fez grandes jogos e se firmou como uma das principais potências no futsal feminino de Minas Gerais”, afirmou a treinadora da equipe, a profissional de educação física da Futel, Juscelina Domingues. Nos últimos anos, a equipe tem se destacado em todas as competições que disputa.

Em 2022, a Futel/Praia Clube conquistou o segundo lugar no Campeonato Estadual e o terceiro no Campeonato do Interior. Já em 2023, chegou às quartas de final da Copa Brasil de Futsal Feminino e conquistou o título do Campeonato Mineiro do Interior. O time treina cinco vezes por semana no Poliesportivo Patrimônio e no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e está sob administração da Futel).
 
LIGA MOSTRA OS TRÊS CAMPEÕES
A Liga Uberlandense de Futebol encerrou no final da semana os três campeonatos que estavam sendo realizados, tradicionais competições do calendário anual da entidade.
 
O Veterano/Máster, disputado por 12 clubes, chegou ao seu final com as equipes do Voluntários e do Roda Viva, que ao longo das etapas foram as de melhor aproveitamento. Voluntários e Roda Viva fizeram uma boa partida no sábado à tarde no Estádio Airton Borges e ao final o Voluntários fez prevalecer a boa campanha e sagrou-se campeão com vitória por 2 a 1. O Voluntários chegou ao título com 31 pontos e 9 vitórias.
 
O Júnior, também com participação de 12 clubes filiados, teve sua final no domingo pela manhã, no Estádio Airton Borges, envolvendo Uberlândia Esporte Clube e Sociedade Esportiva Luizote. A final, disputadíssima, terminou com empate em 1 a 1, levando a decisão do título para a cobrança de penalidades. O UEC teve melhor aproveitamento nas cobranças e venceu por 3 a 1, comemorando a conquista do campeonato. Foi o time de melhor campanha ao longo das fases, chegando ao título com 27 pontos, de maneira invicta. 
 
O Juvenil foi realizado no domingo pela manhã, no Estádio Airton Borges, na preliminar do juniores, entre Voluntários e Essube – Esporte Social Uberlândia. Pelo que fizeram nas etapas anteriores, acreditava-se numa possível vantagem do Voluntários, pela pequena melhor campanha. Dentro de campo, no entanto a disputa foi equilibrada e o Essube mostrou também a sua força e sagrou-se campeão com vitória de 1 a 0, num excelente jogo, mostrando o mais importante: uma garotada com forte potencial, valorizando bastante o futebol juvenil da cidade e especialmente da Liga. O Essube sagrou-se campeão com 20 pontos, 6 vitórias, dois empates e 1 derrota.

Para fechar a temporada 2023, a LUF tem ainda a fase semifinal e final do Campeonato Amador da Divisão Especial que, lamentavelmente, está parado aguardando decisão judicial, já confirmando um enorme prejuízo para o prestigio da tradicional e mais importante competição do futebol amador de Uberlândia.
 
COPA FUTEL TEM OS FINALISTAS
A coordenação de esportes da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer realizou na manhã do domingo, em rodada dupla, a fase semifinal da 19ª edição da Copa Futel de Futebol de Campo (adulto masculino). Na primeira partida, 8 horas, o Canaã derrotou o Inter Udi por 5 a 3, e no outro confronto Baluarte Vidros e Uber Tigres empataram em 1 a 1, levando a decisão da vaga para a cobrança de penalidades. O Baluarte Vidros teve melhor aproveitamento e venceu por 3 a 1, classificando-se para a decisão do título contra o Canaã, provavelmente no sábado à tarde, no Estádio Parque do Sabiá.
 
A 19ª Copa Futel de Futebol de Campo começou em setembro, com a participação de 64 equipes divididas em 16 chaves (com quatro equipes cada). A competição é voltada a atletas do sexo masculino, com idade mínima de 18 anos e que não participaram de competições federadas em 2022 e 2023, e segue até dezembro, com jogos abertos ao público e realizados em campos do Parque do Sabiá e de poliesportivos da Futel, sempre aos domingos.
 
TÊNIS E BEACH TÊNNIS NO TORNEIO TANGARÁ
O Torneio de Verão de Esportes do Tangará Park Club teve sequência nos dois últimos domingos com a disputa das modalidades Tênis em duplas e anteontem o Beach Tênnis também duplas. No dia 19, no Tênis em duplas os campeões foram Johnathan Sobrinho Cursino/Alisson Miranda com vitória sobre os vice-campeões William Aparecido Lima/Fernando Lemes da Rocha. Já no Beach Tênnis neste domingo os campeões formaram a dupla pai e filho Luigi Viega Dal poz de Almeida e Roberto Corrêa Dal poz de Almeida (bicampeões), vencendo os vice-campeões Ariel Marquês Costa/Éder Rafael Lopes Kurpeel.
 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90