Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/11/2023 às 08h00min - Atualizada em 25/11/2023 às 08h00min

Ele voltou: os 7 mandamentos do tomara que caia

KELLY BASTOS (DUDI)
Foto: Reprodução/Internet

Bom dia!

O tomara que caia já foi queridinho das mulheres no século 19, nos anos 1930, nos anos 1970, 1990 e, no auge do verão de 2015, volta a ser uma das opções mais desejadas entre a mulherada. Seja na versão romântica (pense em blusas volumosas, com renda, que lembram o vestuário das camponesas de Hollywood) ou na versão moderna, em looks de alfaiataria, é o truque de styling perfeito para atualizar seu visual de verão - sem passar calor!

Tire seus vestidos, suas blusas e seus tops do fundo do armário e aprenda os 7 mandamentos (fashion) do tomara que caia e arrase nas suas produções.

1. Valorize o colo!

Colares poderosos, maxi brincos, lenços no cabelo - vale tudo (um de cada vez, please) na hora de escolher os acessórios que irão fazer par com o seu tomara que caia.  Aproveite que os ombros estão à mostra e leve a sua bijoux favorita para um passeio.

2. Camponesa, mas nem tanto

Ao usar as famosas blusas em branco, bege e off-white, que vêm acompanhadas de rendas e babados, quebre o romantismo do look com shorts e calças jeans, pantalonas de alfaiataria, jaquetas de couro e até saias em materiais pesados, como veludo e lã.

3. Dê uma chance para os bordados! 

Sejam eles em temas étnicos, florais ou abstratos, as blusas e vestidos tomara-que-caia tendem a ser a moldura perfeita para um bordado. Nessas horas, vale investir em joias discretas e delicadas, para não pesar demais o look.

4. Da mais magrinha à mais cheinha...

Toda mulher pode usar o tomara-que-caia - basta se sentir confortável, é claro. Para as magrinhas, vale arriscar em modelos justos, que acompanhem as curvas do corpo; para as gordinhas, as blusas  cropped volumosas fazem o equilíbrio perfeito com calças e saias mais justas, deixando a silhueta super feminina.

5. Da festa ao dia a dia, apresentamo-lhes o tubinho tomara que caia

Seja em comprimento midi ou na altura do joelho, é um clássico indiscutível para se ter no guarda-roupa. E não precisa ser em forma de um pretinho básico não, viu? Tons terrosos e até mesmo cores mais  vivas, como turquesa e pink, servem de coringa para as mais diversas produções - para o dia, combine com jaqueta jeans e rasteira; para a noite, invista em uma boa jaqueta de couro e um scarpin poderoso.

6. Tomara-que-caia no escritório? Sim!

O segredo aqui está nos complementos - se vai com os ombros à mostra, equilibre o look com calças, saias e sapatos mais clássicos, deixando o visual moderno e elegante. Uma blusa oversized combinada com saia de couro e salto alto, ou uma versão justa sobreposta a calça de alfaiataria e sandália, por exemplo, são boas opções. Nestes casos, deixe o jeans para o final de semana, ok?

7. Estampa que cai bem

Os vestidos tomara que caia estampados são o exemplo perfeito de um look de verão chique, confortável e moderno. Ah, o seu vestido tem babados?  Bolinhas? Elástico? Quanto mais, melhor. Combine com sapatilhas, chinelos ou rasteiras, deixe as bijoux em casa e tenha um look que vai da praia à cidade.

Confira dicas especiais para usar o tomara que caia de uma forma elegante e sem cair no mau gosto:

Um clássico no guarda-roupa feminino há muitas décadas, o tomara que caia é uma peça que pode ser extremamente elegante quando usada da forma correta – mas também pode ser perigosa quando o tipo de corpo ou de combinação não é o mais adequado para o modelo, e cair na vulgaridade não é difícil quando a mistura do look não é feita de um jeito harmonioso.

As mulheres de seios fartos são as que mais sofrem e mais devem ficar atentas na hora de compor looks com o tomara que caia, e para quem tem esse tipo de corpo só é indicado investir na peça quando o modelo for bem estruturado e com sustentação firme na região do busto. Mulheres com ombros muito largos e as mais cheinhas também devem prestar atenção ao adotar o modelo, já que a ilusão de ampliação das formas pode desfavorecer o look.

Ficar de olho em alguns aspectos é fundamental na hora de escolher o tomara que caia ideal. 

São eles:

- A peça deve cair perfeitamente no seu corpo, sem ficar apertada ou larga demais

- Se o modelo causar a impressão de que os seios estão achatados ou “pulando para fora”, ele não é o mais adequado para você

- Se a gordurinha abaixo das axilas ficar evidente demais, procure outro modelo

- Se a peça não parar no lugar e for preciso que você fique a “levantando” o tempo inteiro, o caimento do modelo não está adequado

Vale lembrar que, embora haja looks extremamente elegantes e glamorosos com o tomara que caia, ele não é apropriado para ambientes de trabalho mais formais, e o modelo deve ser combinado com peças mais amplas e soltas para evitar o erro de cair na vulgaridade. Calças e saias amplas e compridas são boas opções para manter a elegância e o interesse, enquanto shortinhos e minissaias devem ser evitados.

E aí, vai  aderir?

Bom fim e boa semana!

Fontes: lualves.com  - gauchazh.clicrbs.com.br     
 

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90