Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/11/2023 às 08h00min - Atualizada em 21/11/2023 às 08h00min

Liga de Basquete mostra campeões

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Liga de Basquete do Triângulo (LBT) surgiu no ano de 2019, uma entidade independente, que visa integrar as equipes da região, promovendo torneios sem custos administrativos e totalmente gratuitos a seus participantes. Os custos são viabilizados através de leis de incentivo ao esporte e parcerias com segmentos que abraçaram o projeto, alocando recursos em forma de esportes para a população. A Associação Educacional de Desenvolvimento Esportivo e Cultural – AEDEC Brasil – criada em 2006, está em Uberlândia desde 2016, e que utiliza também o esporte como ferramenta de desenvolvimento do indivíduo na sociedade, é parte integrante do projeto.

A LBT/AEDEC, com apoio do Grupo Martins, promoveu este ano o campeonato em sua terceira edição, envolvendo 34 equipes de 11 cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e interior de Goiás, realizando mais de 130 partidas, e participação de aproximadamente 600 jovens atletas. A novidade este ano foi a inclusão da categoria sub-16 na categoria feminino com presença de 8 equipes. 

As fases semifinal e final do campeonato deste ano foram realizadas em Uberlândia, no Praia Clube, com participação de quatro equipes em cada categoria: sub-13, sub-15, sub-17 e feminino sub-16. O Praia Clube foi campeão no sub-13 e sub-17, o Colégio Gabarito foi campeão no sub-15, e o Cesta Mágica de Tupaciguara foi campeão no feminino sub-16. 

SEMIFINAIS NA 
COPA DA FUTEL 


Aconteceu no domingo a realização da quinta fase – quartas de final – da 19ª Copa Futel de Futebol de Campo (adulto masculino), quando ficaram definidos os semifinalistas. O Inter Udi eliminou o Morumbi com vitória de 4 a 2 nas penalidades, após empate sem abertura de contagem no tempo normal. O Canaã goleou o Cruzeiro por 6 a 0. Baluarte Vidros e Tapuirama empataram em 1 a 1, e nas penalidades o Baluarte Vidros ganhou de 4 a 2. O Uber Tigres eliminou o Glória com vitória de 2 a 0. No próximo domingo serão realizados os jogos da sexta fase – semifinais – quando o Inter Udi enfrenta o Canaã, e o Baluarte Vidros joga com o Uber Tigres. 

LIGA DEFINIU 
OS FINALISTAS 


A Liga Uberlandense de Futebol definiu os finalistas dos três campeonatos que tem em andamento no momento: Veterano/Máster, Júnior e Juvenil. 

No Veterano/Máster foi completada a fase semifinal com a segunda rodada, mostrando duas vitórias do Voluntários sobre o Tibery por 2 a 1 e 4 a 2. Na outra série, dois empates entre Roda Viva e Pinheiro por 2 a 2 e 1 a 1, com vitória do Roda Viva nas penalidades por 2 a 1. A decisão entre Voluntários e Roda Viva será definida hoje, se será neste sábado ou no sábado seguinte, dia 2, ou até mesmo no dia 3, um domingo pela manhã. No geral do campeonato, o Voluntários tem 28 pontos, o Roda Viva tem 21 pontos, o Voluntários com 8 vitórias e o Roda Viva com 6. 

O Júnior também fechou as semifinais com os jogos da volta. O Uberlândia Esporte tirou o Guará, com empate sem abertura de contagem e depois vitória de 2 a 0. O XV Uber eliminou o Luizote na cobrança de penalidades por 4 a 3, após derrota de 3x0 no primeiro jogo e vitória de 4x3 no segundo. A final será no dia 26, junto com o Juvenil, no Centro Esportivo Airton Borges da Silva. No geral o Uberlândia tem 26 pontos e 8 vitórias, enquanto o XV Uber tem 24 pontos e também 8 vitórias. 
O Juvenil já tinha fechado as semifinais, com Voluntários 5x2 e 5x0 no Nova Aliança, e Essube 2x1 e 5x1 XV Uber. No geral o Voluntários tem 21 pontos, 7 vitórias e 1 derrota, e o Essube tem 17 pontos com 5 vitórias, 2 empates e 1 derrota. A decisão do título será também neste domingo, dia 26, junto com o Júnior, no Centro Esportivo Airton Borges da Silva. O Juvenil às 8 horas e o Júnior às 10h20. 

UEC NO FUTEBOL 
FEMININO EM 2023 


O Uberlândia Esporte Clube começou suas atividades no futebol feminino (profissional) em 2022. Disputou o Campeonato Mineiro com Cruzeiro, Atlético, América, Araguari e Nacional de Visconde do Rio Branco. Os clubes do interior foram apenas coadjuvantes, para dar número de equipes para se realizar o campeonato. O UEC foi o melhor do interior e entrou nas semifinais, quando foi eliminado pelo Cruzeiro. Ganhou vaga na Série C do Campeonato Brasileiro e não foi muito longe, mas foi positivo nos dois torneios. 

Este ano o UEC disputou novamente o Estadual, mas não conseguiu ser o melhor do interior, perdendo vaga nas semifinais para o Nacional, no saldo de gols (3 a 1). Na classificação geral e final da primeira fase, o Cruzeiro foi primeiro com 13 pontos, América com 11, Atlético com 10, Nacional e Uberlândia com 4, e o Araguari não pontuou, foi decepcionante, sofrendo goleadas alarmantes. O mérito do Araguari foi que cumpriu todos os jogos com dignidade em nome do clube. O Araguari sofreu duas goleadas, uma por 28 a 0 e outra por 25 a 0, marcou 1 (um) gol e sofreu 85. Nas semifinais, Cruzeiro 6x0 e 5x0 no Nacional, e o Atlético 1x1 e 1x0 no América. Na decisão do título, o Cruzeiro derrotou o Atlético por 1 a 0 e sagrou-se campeão. 

Confere como foi a primeira fase, com cinco rodadas em turno único: UEC 3x3 Nacional, Atlético 9x0 Araguari, América 1x1 Cruzeiro (1ª); Nacional 0x4 América, Cruzeiro 1x0 Atlético, América 4x0 UEC (2ª); Atlético 3x0 Nacional, Cruzeiro 28x0 Araguari, América 4x0 UEC (3ª); Nacional 0x2 Cruzeiro, América 25x0 Araguari, UEC 0x1 Atlético (4ª); Atlético 0x0 América, Araguari 1x13 Nacional, Cruzeiro 5x1 UEC (5ª). 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90